terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pudim de arroz é menos calórico


Cereal no doce deixa a receita mais light que a similar, feita com leite condensado

O principal cereal da cesta básica dos brasileiros é o arroz. Parte integrante das refeições tradicionais que ainda contam com feijão, carnes e saladas, o arroz ganhou um novo "papel" no livro de receitas Alimente-se Bem, do Sesi (Serviço Social da Indústria). Trata-se do pudim de arroz, que tem no cereal o seu mais exótico ingrediente.

Além de agradável ao palador dos brasileiros, o arroz é um alimento bastante energético. "Ele fornece combustível para que nosso organismo execute as tarefas diárias e possui aminoácidos -- importantes para a formação de tecidos --, vitaminas B1 e B2, cálcio, fósforo e ferro", destaca a nutricionista Verônica Duboc, do Sesi de São José.
"De sabor delicado, o pudim de arroz pode ser feito em banho maria, quando se quer uma consistência de pudim. Quando não é feita em banho-maria, a sobremesa fica com consistência de bolo", ensina Verônica. "Essa dica é uma boa opção para as crianças que querem comer um doce mais saudável que as sobremesas industrializadas, pobres em nutrientes e ricas em corantes e conservantes."
Ingredientes
3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de coco ralado
1 colher (sopa) de óleo
3 ovos
2 xícaras (chá) Arroz cozido (sem tempero)

Calda:
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água
Preparo da calda:
Faça um caramelo com o açúcar. Junte a água e leve novamente ao fogo. Deixe ferver até derreter o caramelo, mexendo de vez em quando.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Caramelize uma fôrma de pudim, despeje a mistura e asse em forno moderado por uma hora, ou até que esteja cozido. Leve à geladeira no mínimo por três horas para desenformar

Dica: o coco ralado pode ser substituído por amendoim torrado

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Bete,
parece muito bom este pudim...
vou experimentar, o meu marido é doido por pudins... é uma ideia fantástica.
Obrigado
Beijos

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA