segunda-feira, 2 de junho de 2008

Torta Focaccia da Bete



A Origem da Focaccia
O nome provém do latino focacia, que quer dizer "lareira". É um tipo de pão italiano com massa fina, que guarda semelhanças com a pizza e o pão tradicional, preparado com temperos e ingredientes diversos, assado em forno a lenha.

Final de semana, marido, filhos e namoradas. Todos esperando alguma novidade para o lanche.Procurando aqui e ali encontrei esta receita maravilhosa em um de meus cadernos.
Coloquei a mão na massa e o resultado foi esse. Não é uma receita trabalhosa e a massa fica dos deuses macia e ao mesmo tempo crocante. Todos adoraram...Espero que gostem também!

Um abração e uma ótima semana!
Ingredientes da Massa:
1 xícara (chá) de óleo de soja
1 colher (café) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 xícara(chá) de leite morno
30 gramas de fermento biológico fresco
3 batatas médias cozidas e espremidas
2 gemas de ovos
4 xícaras (chá) farinha de trigo


Ingredientesdo Recheio:
300 gramas de presunto sem capa de gordura
1 lingüiça calabresa picadinha
300 gramas de mussarela picadinha
1 cebola picada
4 tomates picados, sem peles, sem sementes
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
½ cubinho de caldo de carne
orégano a gosto


Preparo do Recheio:
Coloque a lingüiça picadinha em uma frigideira, mexa um pouco acrescente a cebola e o tomate. Deixe refogar um pouco. Misture o creme de leite e o amido de milho e junte ao refogado com ½ cubinho de caldo carne e o orégano. Mexa para ficar cremoso. Apague o fogo e deixe esfriar. Reserve a mussarela e o presunto.

Preparo da Massa:
Numa vasilha coloque as batatas ainda quentes passadas pelo espremedor junte o fermento esfarelado, o açúcar, o sal a farinha, as gemas, a água morna e o óleo. Amasse bem e deixe crescer por cerca de 30 minutos. Depois, abrir toda a massa e colocar sobre uma fôrma, deixando as sobras caídas fora da forma. Rechear a torta com o creme e por cima coloque o presunto e a mussarela picadinha. Puxar as pontas da massa que ficaram fora da assadeira, fechando a parte de cima da torta. Pincelar com gema de ovo. Levar para assar em forno médio, preaquecido, por cerca de 30 a 40 minutos.



11 comentários:

Filipa disse...

O que eu gostava mesmo era de ter estado aí nesse lanche :)
Bem bonita esta focaccia e muito apetitosa!

beijinhos

Fabrícia disse...

Ficou perfeita.....manda uma fatia para cá....
Bjs.

Edy Japan disse...

parece q fica muito bom vou tentar fazer,rss

Nereime disse...

Bete , que gostosura é essa???Muito bom!!!Bom demais!!!
Ops , acho que me deu fome...
bjoks

Luciana Macêdo disse...

Tortas Salgadas são ótimas para o lanche. Eu também tenho este mesmo problema, filhos, namorados e o maridinho...você sabe como é.
Receita anotada.
Bjs!

Guida* disse...

Olá, de vez em quando passo por cá, mas penso que ainda nunca tinha deixado um comentário. Eu sopu novata nestas andanças dos blogs e da culinária muito mais...

Focaccia até há muito pouco tempo nem sabia o que era... e esta semana já ouvi falar mais do que uma vez, isto se só existir uma ficaccia... Por curiosidade num blog que também costumo visitar, não sei se conhece ou já tomou conhecimento, lançaram um desafio relacionado com focaccia, se estiver interessada passe por lá:http://sabor.sampasite.com/
procure o desafio de junho

Beijinhos, vou continuar a visitá-la***

Bete disse...

Já estou mandando!
Bjs!

Fer Ayer disse...

Oi...estou retribuindo sua visita...amei...já conhecia...e esta torta é uma perdição. Parece tão levinha...
Beijos

Claudia (Cacau) disse...

Olá Bete,
Dessa vez pra variar só mais um pouquinho estou com água na boca, não tenha duvida que quando der irei fazer essa delicia.
Bjks
Cacau

Edna Costa disse...

Oi Bete, como vai? Por aqui o calor está dando o que falar, mas o pior ainda está por vir...rssss.

Querida, acabei de colar essa receita maravilhosa e vou faze-la no próximo fim-de-semana, pois não tenho o fermento, hoje. Depois te falo como ficou, ok?

Quero agradecer suas palavras no meu blog...você sempre tão gentil e carinhosa. Agora estou com um novo cp e coloquei um HD externo, assim não levarei mais sustos. Felizmente não perdi nada da memória, não.

Beijão, fique com Deus e até qq. hora.
Edna.

Clair Silva disse...

Tenho essa receita a anos. Agora achei aqui no seu blog. Fica realmente uma delícia, porém o meu recheio faço só com calabresa tomate cebola e orégano. É muuuito deliciosa.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA