quinta-feira, 14 de março de 2013

PÃO COM SOBRAS DE ARROZ E GRÃOS (CRIAÇÃO BETECHEF)



O pão esta tão quentinho que até derreteu a margarina que passei.


 Gente é muito bom mesmo, o resultado é  demais

Com a adição dos grão e da farinha integral adicionei mais saúde e leveza ao pão

Gostaria  que o computador desse a chance de você provar uma fatia desse pão que acabei de fazer.  Ficou simplesmente sensacional, super macio e saboroso por demais, olha que já fiz várias receitas de pães e esse é  um dos mais gostosos que já fiz. Isso sem contar com todos os benefícios dos seus ingredientes para  saúde. Essa receita é super pratica, basta misturar os ingredientes e deixar descansar. Confira a receita e se gostar teste a receita e me conte depois. Um Grande Abraço e Boa Noite!


 Ingredientes:
1 copo de 170 ml de iogurte desnatado
 2 ovos inteiros
1 colher (de sopa) de margarina
½ xícara (de chá) de óleo
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 xícara (chá) de polvilho doce
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 tablete de fermento biológico ou 1 sachê de fermento biológico seco(10 g)
2 xícaras (de chá) de arroz cozido (sobras)
1 colher (sopa) de gergelim preto ou branco (eu usei o  preto)
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (chá ) de orégano
Sal a gosto

Modo de preparo:
 Bata a margarina, os ovos , o fermento  biológico e  o óleo no liquidificador. Coloque em uma tigela e misture os outros ingredientes. Mexa a massa com uma colher de pau, a massa fica  igual a massa de bolo, porém um pouco mais consistente.  Coloque a massa em fôrma de bolo inglês untada e  enfarinhada, cubra e  deixe descansar até dobrar de volume (esse processo leva mais ou menos uns 45 minutos). Asse em forno médio  durante 40 minutos.

É Bom Saber:

ALECRIM:Rico em ácido rosmarínico, um antioxidante. Seu uso diminui a produção de gases, distensão abdominal e cólica. Aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, melhorando a memória. É estimulante e reduz a fadiga. De sabor acentuado pode ser adicionados aos molhos, sopas, pães, legumes, proteína de soja, pratos à base de carnes, aves e peixes.

ORÉGANO:
É antibacteriano, antifúngico, analgésico e sedativo  Tem excelente ação bactéricida contra as bactérias encontradas no quadro de disbiose intestinal. auxília no tratamentos das gripes e resfriados, no controle no controle de micoses e em outros problemas relacionados a fungos. Fica ótimo em saladas, molhos, pizzas e pratos que levem tomates e legumes.

GERGELIM: 
Como toda semente, a semente de gergelim possui uma alta concentração de fibras, de cálcio, fósforo e ferro é ricas em vitaminas do complexo B, auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo). 

Não dá nem para acreditar, que uma simples sementinha é tão valiosa assim não é mesmo, mas ela é isso, e muito mais, pois ainda tem ação emoliente e laxante suave, pois umedece e lubrifica o intestino e estimula o peristaltismo, evitando a prisão de ventre, a hemorroida e o câncer de cólon, tem efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue,fortalece os tendões e ossos, tonifica o fígado e os rins, combate dores lombares e de joelhos, evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos, melhora a elasticidade da pele. 

Consuma as semente em sua forma crua ou torradas, polvilhadas sobre o arroz, salada, iogurte, fruta, sucos, acrescente junta a receitas farinha bolos, tortas, pães, ou ainda com pasta de gergelim "TAHINE", que pode ser passada em pães e torradas, substituindo a manteiga e/ou margarina. Cerca de 2 colheres de sopa por dia é o adequado. 

“As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, além de uma ingestão de liquidos adequado”. 

Fonte: http://nutricionistap.blogspot.com.br

Gergelim
A semente do gergelim pode ter a coloração preta ou bege/branca,o gergelim preto possui mais cálcio e vitamina A,as outras diferenças nutricionais são mínimas (segundo a revista Pense Leve). Usamos o gergelim preto na fabricação de gersal (gergelim e sal marinho) são tostados juntos e preserva as características dos dois ingredientes. O gergelim branco torrado fica com a coloração dourada e passado na centrífuga se transforma numa manteiga conhecida como tahine muito usada na culinária árabe.



AVEIA:  
É  um cereal rico em fibras e proteínas e naturalmente fonte de vitaminas, principalmente do complexo B1. O maior destaque da aveia são as fibras que possuem várias funções para o organismo. As fibras são divididas em fibras solúveis e insolúveis. 

Na aveia em flocos e flocos finos estão mais presentes as fibras insolúveis. Elas têm a função de regular as funções intestinais e de dar saciedade da fome, permitindo que numa próxima refeição seja ingerido menos alimento. 

Além disso, a aveia também é rica em fibras solúveis que permitem reduzir a absorção de açúcar e de colesterol e ajudam no tratamento de hipertensão, diabetes e redução de peso.

As embalagens de aveia possuem o Selo Funcor por conter alto teor de fibras. Isso significa que a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica o consumo de aveia para pacientes cardíacos que possuem problemas coronarianos de aterosclerose (artérias obstruídas por colesterol). Nesse caso as fibras solúveis da aveia ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo evitando o depósito de colesterol nas veias.

 Fonte das informações:http: //www.quaker.com.br

Como se obtêm o polvilho azedo e o doce?
Tanto o polvilho azedo quanto o doce passam pelo mesmo processo industrial.
A mandioca chega à fábrica, é limpa, lavada e moída.
O caldo mais concentrado, com o amido, fica coberto por água até decantar. Depois é levado a caixas de cimento para fermentar naturalmente, por 30 dias.
A fase seguinte é a secagem em tabuleiros, sob o sol.
No caso do polvilho doce, o amido não é fermentado e vai direto para os tabuleiros de secagem. Também conhecido como goma, o polvilho doce é usado por padarias, consumidores e na indústria, em uma série de aplicações.
Fonte:http://www.estadao.com.br

Um comentário:

Nequéren Reis disse...

Que delicia.

Seu blog é um sucesso amei, se você puder der uma passadinha no meu blog, por favor retribui a inscrição. Agradeço a todos os blog pelos recados, sigo todos. instragam @nequerenreis
http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA