terça-feira, 13 de junho de 2017

Sopa Creme de Talos de Espinafre




Sopa creme de espinafre é um prato delicioso, que cai muito bem nestes dias frios. Quase todos os talos (atenção: menos o de mandioca, porque é tóxico) podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolos, pães e panquecas e ainda em ensopados, omeletes, farofas, recheios de tortas, suflês, bolinhos ou misturados em sopas. Podem, ainda, ser utilizados no preparo de saladas, arroz e patês.

Ingredientes:

Talos de 1 maço de espinafre fatiados 
1/4 de xícara de quinoa em grãos
2 dentes de alho picado
1/2 de cebola pequena picada (aproximadamente 1/4 de xícara)
2 colheres de sopa de azeite
Sal, orégano,  a gosto
500 ml água para cozinhar


Preparo:
Pegue uma panela  coloque o azeite deixe esquentar um pouco, coloque o alho e deixe dar uma leve dourada, coloque a cebola, refogue um pouco e acrescente os talos do espinafre que devem estar bem limpos e picados, tempere com o orégano, salsa e cebolinha a gosto. Refogue mais um pouco, coloque  água o suficiente para cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar (cerca de 20 minutos). Leve  esse refogadinho ao liquidificador juntando o restante da água. Bata tudo e leve novamente ao fogo. Junte agora a quinoa e deixe cozinhar por quinze minutos. Se achar necessário acrescente mais um pouco de água.  Verifique o tempero e se necessário adicione mais um pouco de sal, mas cuidado para não salgar 

É Bom Saber:

Quinoa: a proteína em grão

Ela traz benefícios para os músculos e para a saúde cardiovascular. Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.
Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

Fonte:minhavida


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA