O grupo de alimentos que não contém glúten são as frutas, vegetais e carnes, já que não possuem essa proteína em sua composição. Além disso, existem algumas farinhas que podem ser utilizadas para substituir a farinha de trigo ou de centeio no preparo de pães, biscoitos e bolos, por exemplo, assim como alguns produtos em que é indicado que são "sem glúten".
Esses alimentos sem glúten são importantes para as pessoas que possuem doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten e também para pessoas com autismo, já que essa proteína pode causar inflamação no intestino e sintomas como diarreia e dor abdominal, dificultando a absorção de alguns nutrientes.
No entanto, todas as pessoas podem se beneficiar ao diminuir o consumo de alimentos que contém glúten, já que são carboidratos que causam inflamação, inchaço e desconforto abdominal.
Todas as frutas;
Todos os legumes, vegetais e tubérculos como inhame, mandioca, batata e batata doce;
Carnes, ovos, mariscos e peixes;
Feijão, ervilha, lentilha e soja;
Farinha de arroz, mandioca, amêndoa, coco, alfarroba, quinoa e ervilha;
Arroz, milho, trigo sarraceno e quinoa;
Maisena (amido de milho);
Goma de tapioca;
Fécula de Batata
Polenta
Sal, açúcar, chocolate em pó, cacau;
Gelatina;
Óleos e azeite de oliva;
Frutos secos como amêndoas, nozes, castanha, amendoim e pistache;
Leite, iogurte, manteiga e queijos.
Existem também outros alimentos sem glúten que podem ser comprados facilmente em lojas de produtos naturais como pão e macarrão, por exemplo, mas neste caso o rótulo do produto deve indicar "alimento sem glúten" ou "gluten free" para poderem ser consumidos.
A farinha de milho e a aveia podem conter traços de glúten, já que esses alimentos podem ser processados em lugares em que a farinha de trigo, centeio ou cevada também são processados. Por isso, é muito importante ler o rótulo dos alimentos antes de comprá-los, não só desses produtos, mas de qualquer produto industrializado.
Além disso, no caso das pessoas celíacas, a aveia deve ser consumida sob a orientação de um nutricionista, porque apesar de não conter glúten, em alguns casos foi observado que o organismo pode criar uma reação imune contra as proteínas da aveia, o que pode piorar a crise.
Como fazer uma dieta sem glúten
Uma dieta sem glúten consiste em eliminar uma série de alimentos e preparações que contenham farinha de trigo, cevada ou centeio, incluindo bolos, bolachas, biscoitos ou pão, por exemplo. Veja outros alimentos que contém glúten.
Essa dieta é muito utilizada por pessoas que possuem intolerância ao glúten e cuja finalidade é diminuir a inflamação do intestino para aumentar a absorção de nutrientes e, por sua vez, aliviar os sintomas gastrointestinais como diarreias e dor abdominal, que são comuns nessas pessoas. Saiba mais sobre a dieta sem glúten e quando é indicada.
No entanto, a dieta sem glúten também está sendo implementada com o objetivo de perder peso, já que a sua utilização implica na eliminação de farinhas refinadas e de alguns carboidratos que favorecem o aumento de peso. Seja qual for o motivo, é importante que para realizá-la, um nutricionista seja consultado, pois assim é possível garantir que todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo sejam consumidos.
Fonte: https://www.tuasaude.com/alimentos-sem-gluten/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A sabedoria para o espírito é como a comida para o corpo".
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se não tiver uma página na internet deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato
Volte Sempre!