O iogurte ajuda na ingestão de várias vitaminas como a ( vitamina A, B1, B2, B6, B12) ajuda também na absorção do Acido fólico, da Niacina e do Ácido Pantatênico, com isto aumentando as defesas do corpo contra as doenças. Saiba mais sobre esses ingredienetes mais abaixo.
Ingredientes:
1 Pote (180 g) de iogurte desnatado;
1 pote e 1/2 de leite morno (use o pote de iogurte vazio para medir);
1/2 Pote de óleo (use o pote de iogurte vazio para medir);
2 ovos inteiros
50g de Fermento biológico ou 1 sache de fermento seco biológico
1 Cubinho de knorr sabor legumes vitalie
3 xícaras (chá) de aipim (mandioca, macaxeira) cozido e passado pelo espremedor
2 xícaras (chá) de aveia em flocos grossos
3 colheres (sopa) bem cheias de linhaça dourada
700g de farinha de trigo.
1 gema de ovo para pincelar
linhaça para polvilhar por cima
Modo de Preparo:
No liquidificador, bata o iogurte, o leite, o óleo, os ovos, o fermento, o cubinho de legumes esfarelado até ficar homogêneo. Coloque em uma tigela, acrescente o aipim cozido e passado pelo espremedor, a aveia, a linhaça e a farinha de trigo aos poucos. A massa fica grudando nas mãos, mas é assim mesmo, isso faz seus pães ficarem bem macios. Divida a massa em duas formas tipo bolo inglês médias e pincele com a gema de ovo. Deixe crescer por 40 minutos e leve ao forno preaquecido por, aproximadamente 40 minutos em forno médio ou até dourar levemente. Retire do forno e sirva.
Obs: Eu usei 700g de farinha de trigo, mas como já disse aqui para que o pão fique bem macio a massa deve ficar pegando um pouco nas mãos. Quanto mais farinha mais pesado ficará o pão e também a quantidade de farinha dependerá do tamanho dos ovos que você usar.
Nota: Eu usei o Cubinho de knorr sabor legumes vitalie, o amigo Alexandre comentou sobre o alto teor de sódio, então vamos melhorar esta receita e colocá-la ainda mais saudável. No lugar do caldo de legumes, substitua por 1 colher(chá) de sal e adicione também salsa e cebolinha picadinha bem miudinha). Realmente o sal é um verdadeiro inimigo de nossa saúde, sem contar que quase todos alimentos que consumimos já vem o sódio embutido. Veja neste site http://www.nutricaofacil.ntr.br/http://www.nutricaofacil.ntr.br
Tempo de Preparo: 40minutos (+40min de descanso)
É Bom Saber:
Linhaça dourada: Benefícios
- A casca da linhaça dourada tem vitamina E, que combate o envelhecimento precoce da pela e diminui a ocorrência de doenças degenerativas.
- Vários tipos de gorduras polinsaturadas estão presentes na linhaça dourada. São aquelas mais conhecidas como Ômega-3, Ômega-6, Ômega-9. Estas por sua vez auxiliam no tratamento de doenças do coração e vasos sanguíneos, além de ajudar a reduzir o mau colesterol (LDL)
- Isoflavona: na semente de linhaça dourada há certa quantidade desta substância que ameniza a TPM e os sintomas da menopausa.
- Linhaça dourada emagrece?
Por conter fibras em sua composição, a linhaça diminui a sensação de fome e melhora o funcionamento do intestino. Isto de certa forma auxiliar no processo de perda de peso. - Possui componentes antioxidantes e que auxiliam no combate ao câncer.
- As fibras que ajudam a regular o intestino também tem um papel desintoxicante.
- A linhaça dourada ajudar a combater a hipertensão e a diabetes. Funciona ainda melhor se o consumo for seguido de uma prática regular de exercícios físicos.
Fonte:http://www.linhaca.net.br
Aveia é um cereal rico em fibras e proteínas e naturalmente fonte de vitaminas, principalmente do complexo B1. O maior destaque da aveia são as fibras que possuem várias funções para o organismo.
As fibras são divididas em fibras solúveis e insolúveis. Na aveia em flocos e flocos finos estão mais presentes as fibras insolúveis. Elas têm a função de regular as funções intestinais e de dar saciedade da fome, permitindo que numa próxima refeição seja ingerido menos alimento.
Além disso, a aveia também é rica em fibras solúveis que permitem reduzir a absorção de açúcar e de colesterol e ajudam no tratamento de hipertensão, diabetes e redução de peso.
Fonte: http://www.quaker.com.br
A mandioca, Aipim ou Macaxeira é um alimento bastante energético, contém, ainda, razoáveis quantidades de vitaminas do Complexo B, principalmente Niacina e minerais como o Cálcio, Fósforo e Ferro participam da formação dos ossos, dentes e sangue. Conforme o tipo, a polpa da mandioca deve apresentar cor branca ou amarelada uniforme e a casca deve soltar-se com facilidade. Mas, mesmo de boa qualidade, convém conservar a mandioca por apenas 2 dias quando fresca. No entanto, descascada e coberta com água numa vasilha, ela dura por mais tempo, assim como, depois de cozida.
Fonte: http://marcela-nutricao.blogspot.com.br
Olá Bete
ResponderExcluirGostei muito da receita e da combinação de ingredientes.
Além da receita você fornece as informações dos ingredientes D+.
A algum tempo seu Blog está na barra lateral do meu Blog em "Blogs tudo de Bom".
Desejo-lhe um ótimo domingo!
:*
Olá, ótima receita. Mas só não gostei do cubinho, pois sabemos que não é do bem. Só de sódio, cada cubinho tem 1990 mg, ou seja, mais de 80% das necessidades diárias de um adulto. Tem conservantes e sódio em excesso. Não dá pra trocar por outra coisa?
ResponderExcluirOlá Roseli, obrigada pela visita e pelo comentário. Vou te visitar já,já e também seguir sua página. Esta receita mesmo fiz, pensando em uma alimentação mais saudável, mas o amigo Alexandre questionou o uso do cubinho de legumes. A partir de agora vou tomar mais cuidado.
ResponderExcluirUm Beijão pra ti e um boa semana!
Olá Alexandre. obrigada pela visita e pela, mas coloquei o caldo de legumes porque este tem menos gordura e menos sódio. Mas valeu pelo alerta e no lugar do cubinho de legumes é só substituir por 1 colher (chá) de sal e também acrescentar alguns temperos como salsa e cebolinha bem picadinho a gosto.Valeu pelo alerta. Vou colocar uma postagem falando dos riscos do alto consumo do sal. Obrigada, volte sempre!
ResponderExcluir