Esse é um casamento perfeito, ficou muito saboroso. É fácil, porém muito nutritivo e uma ótima opção para o jantar, por ser leve e muito saudável. Recomendo para a criançada e também para quem quer ficar de bem com a balança.
Ingredientes do Creme de cenoura:
5 cenouras grandes lavada e raspadas
2 ovos inteiros
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de manteiga
2 dentes de alho socados ou amassados
salsa e cebolinha picadinha a gosto
sal a gosto
Preparo do Creme de Cenoura:
Lave e raspe as cenouras e leve ao fogo na panela de pressão com água e um pouquinho de sal por 10 minutos. Apague o fogo e deixe sair todo o ar. Coloque no liquidificador as cenouras, os ovos e a farinha de trigo. Bata bem, pegue uma panela leve ao fogo com a manteiga e deixe esquentar um pouco. Coloque o alho e deixe dourar um pouco, acrescente o creme batido no liquidificador e mexa até encorpar. Coloque em um refratário e reserve.
Ingredientes do Creme de Espinafre:
2 maços de espinafre (somente folhas e os talos fininhos)
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 dentes de alho socados ou amassados
1 xícara (chá) de leite
1 caixinha de creme de leite light
Preparo do Creme de Espinafre:
Lave bem o espinafre. Ferva com pouca água para murchar. Coloque o espinafre no liquidificador junto com todos os ingredientes, menos o óleo, o alho e o creme de leite. Depois de bater, leve uma panela com óleo ao fogo e assim que esquentar coloque o alho e deixe dar uma leve dourada. Acrescente a mistura que foi batida no liquidificador e mexa bem para cozinhar e encorpar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, mexa bem e esta pronto. Coloque por cima do creme de cenoura reservado. Na hora de servir leve ao forno convencional ou ao micro-ondas apenas para esquentar. A união desses dois cremes fica muito bom é suave e leve.
É Bom Saber:
O espinafre é uma verdura com uma alta carga nutritiva, pois traz em seu interior substâncias como Ferro, Cálcio, Fósforo e vitaminas A e B.
Propriedades Nutricionais - Em cada 100 g de espinafre é possível encontrar 91,4 g de água, 2,7 mg de ferro, 2,2 mg de fibra e 99 mg de cálcio. Além disso, é pouco calórico, contendo apenas 23 Kcal. Ainda de acordo com o Dr. Slywitch, para aproveitar melhor o ferro que o espinafre oferece, o ideal é consumi-lo junto com vitamina C e evitar certos alimentos.
"Não devemos utilizá-lo com alimentos ricos em cálcio, pois ele pode atrapalhar a absorção do mineral". Apesar das propriedades, o médico lembra que o ácido oxalato, presente no espinafre e responsável pela manutenção dos níveis de cálcio dentro da folha, pode se ligar ao cálcio consumido durante a alimentação e dificultar a absorção do mineral pelo organismo.
"O espinafre é uma das verduras mais ricas nesse ácido. Outra precaução com relação a esse ácido é com relação a cálculos renais, que ele teoricamente poderia aumentar a formação, mas isso não é consenso científico." A hortaliça pode ser consumida crua ou cozida. Para evitar a perda de suas propriedades nutricionais e de seu sabor durante o cozimento, o ideal é prepará-la apenas no vapor.
Curiosidades - As histórias do espinafre estão espalhadas pelo mundo. Acredita-se que foi na Pérsia (atual Irã) que ele foi cultivado pela primeira vez. No século VII o rei do Nepal manda algumas de suas sementes como presente para a China. Quatrocentos anos depois, os mouros invadem a Espanha e introduzem o plantio na região e daí em diante os espanhóis se encarregam de espalhar as sementes no Novo Continente. Tanto que os ingleses chamam o espinafre de The spanish vegetable ( o vegetal espanhol).
Muito popular na Europa, o espinafre era refogado com açúcar e consumido como sobremesa. Seu sabor conquistou povos e uma mulher em especial do século XVI: Catherine de Médici, que deixou Florença para se casar com o rei Henrique II, da França.
A rainha gostava tanto de espinafre, que os cozinheiros do palácio foram obrigados a inventar diferentes pratos com a hortaliça. Assim, nasceu o termo a la Florentini para designar alguns pratos que levam o espinafre como ingrediente principal. Já no século XX, a verdura começa a fazer sucesso entre as crianças e os adultos aficionados por quadrinhos. Em 1929, E. C. Segar cria o marinheiro Popeye, que come uma lata de espinafre para ganhar força e proteger sua namorada Olívia do rabugento Brutus.
Fonte:http://www.cantinhovegetariano.com.br
A cenoura é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A. Também fornece cálcio, sódio e potássio A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
A cenoura é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A. Também fornece cálcio, sódio e potássio A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
Fonte: Almanaque Culinário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A sabedoria para o espírito é como a comida para o corpo".
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se não tiver uma página na internet deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato
Volte Sempre!