Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja : A Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carbohidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carbohidratos (massas sem glúten, açúcares, etc).
Pensando nessas pessoas comprei farinha de arroz e coloquei a mão na massa, sáo não sabia o resultado de minha experiência. Apostei tudo torcendo para que ficasse saudável, saborosa e que que todos gostassem, não apenas eu. Olha vocês vão ver em minhas fotos pela textura da massa como ficou maravilhosa, acabou me surpreendo.
Vamos la para nossa receita de hoje:
Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de cascas de banana lavadas e picadinhas (cascas de 3 bananas nanicas)
1 xícara (chá) de óleo não muito cheia
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de arroz
1 colher (sopa) rasa de canela em pó
1 banana picadinha para misturar a massa
1 banana picadinha para misturar a massa
1 colher (sopa) de fermento em pó
açúcar e canela para polvilhar
açúcar e canela para polvilhar
Preparo:
Coloque o óleo, o açúcar, os ovos e as cascas da banana no liquidificador. Bata bem. Despeje a parte liquida em uma vasilha e misture delicadamente a farinha de arroz, a canela, o fermento em pó e a banana picadinha. Coloque a massa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por uns 40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.
O resultado é desta receita é divino, com um cafezinho a tarde é tudo de bom.
Esse bolo é a prova de que tudo pode ser aproveitado. Imagino sua ansiedade pela chegada do netinho deve ser uma felicidade imensa. Bjs e parabéns.
ResponderExcluirFiz essa receita e acrescentei 3 colheres de amido de milho, casca de 2 maçãs, uva passas, e meia xícara de suco natural de abacaxi, ficou dos deuses
ResponderExcluir