terça-feira, 29 de julho de 2008

Arroz de Carreteiro a Minha Moda


Li aqui que o arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da cúlinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (mercadores ambulantes que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois) aproveitavam os restos do churrasco e os comiam juntamente com arroz. O prato foi incorporado à cozinha brasileira e hoje é comum saboreá-lo em todo o país.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz parboilizado
5 xicaras (água) fervendo
600 g de carne de charque, sem gordura, de molho na água desde a noite anterior
600 g de lombinho salgado, sem gordura, de miolho na água desde a noite anterior
2 paios cortados em cubinhos
4 dentes de alho
100 de bacon cortado em cubos pequenos
2 tomates maduros, bem vermelhos
1 pimentões verdes
1 maço de cheiro verde picadinho
1 colher (sopa) de óleo
sal a gosto

Preparo:
Lave o arroz e deixe escorrer.
Frite o bacon no óleo e quando estiver bem frito coloque a carne de charque e o lombinho cortados em cubos pequenos. Frite até que fique dourada. Coloque o alho socadinho e deixe dourar levemente. Jogue o arroz e frite junto com as carnes. Quando estiver frito, junte os tomates e os pimentões cortados em cubos pequenos, junte o paio e misture. Derrame a água fervendo e cozinhe o arroz até que fique macio. Se precisar coloque mais um pouquinho de água. Depois de pronto passe para uma travessa e jogue o cheiro verde picadinho e bom apetite.

Obs: Se bacon soltar muita gordura, retire o excesso que é para o arroz não ficar muito gorduroso. Já que devemos consumir o mínimo de gorduras de origem animal possível e também esse arroz já é muito calórico. Mas também não precisamos nos sentir culpados, já que não se come esse tipo de prato todo dia, naõ é?

Nota: Sempre que faço bacon tanto em cubinhos ou em tiras eu faço no microondas. Se for em tirinhas coloco dois papéis absorventes no prato e espalho o bacon e cubro também com outro papel absovente pra sujar o forno. Começo com 3 minutos na potência alta e vou acrescentando mais um minuto até que fique no ponto. O bacon em cubinhos é o mesmo processo, só que coloco em uma vasilha de vidro alta e o processo é o mesmo. Nunca use vasilha de plástico com bacon ou alimentos gordurosos senão vai danificar a vasilha.


Essa minha peça de cerâmica que esta o arroz é uma Cerâmica Marajoara é feita na Ilha de Marajó pelos índios. Marajó é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico. Localiza-se no estado do Pará-PA, região norte do Brasil.




3 comentários:

Elvira disse...

Delícia, esse arroz Bete! E a panelinha é tão bonita! :-)

Beijos.

Adriana disse...

Estou quase morrendo afogada , com água na boca rssss, vou ter que fazer num domingo desses.
Tenha uma boa semana ,]bjs.

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Um luxo!!!!! O prato e a cerâmica!
Passa lá no meu blog quando puder que tenho um desafio para você tá!!!!
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA