quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Creme Delicioso de Cará





O Cará é muito confundido com o inhame ou com aipim (mandioca, macaxeira), mas na verdade não é.
O cará é uma hortaliça tipo rizoma, cujos valores já eram citados pelo Padre Anchieta em seus escritos. Apesar de não se conhecer com certeza, acredita-se que seja originário do oeste da África. O cará foi introduzido no Brasil pelos escravos. É um alimento energético, e também destaca-se com fonte de vitaminas do complexo B. Pertence à família Diocoreacea. Podem ser cultivados o cará subterrâneo, algumas vezes confundido com o inhame, e o cará aéreo, comum em algumas regiões do interior do Brasil, mas dificilmente encontrado no mercado das grandes cidades. 

COMO CONSUMIR
O cará é consumido sempre na forma cozida, após a retirada da casca. Pode substituir a batata em vários pratos como sopas, caldos, purês e refogados. Também pode ser usado na forma de pão, bolo, creme, biscoito, pirão, panquecas e tortas.O descongelamento pode ser feito à temperatura ambiente, diretamente ao fogo durante o preparo do prato ou no forno de microondas. 

COMO CONSERVAR
O cará se conserva bem por mais de 15 dias sem necessidade de refrigeração, desde que mantidos em locais frescos, secos, escuros e arejados. Quando mantidos por muito tempo na geladeira, os rizomas têm o sabor alterado e a brotação acelerada. Para congelar o cará, cozinhe-o, amasse-o como um purê, acondicione em vasilha de plástico e leve ao congelador. Se quiser, acrescente uma colher de sopa de manteiga para cada 1/2 kg de purê.

Dicas:
O cará pode ser consumido cozido, com manteiga de garrafa no café da manhã.* Temperos que combinam com cará: alho, cebola, açafrão, sal, folhas de louro, pimenta, limão, sal, orégano e pimenta a gosto



Ingredientes:
2 cará grandes, descascados e cortados em tamanhos grandes
1/2 cebola ralada
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
1 dente de alho amassado
1 cubinho de caldo de legumes vitale
pimenta à gosto
1 caixinha de creme de leite de soja

Modo de fazer:
Frite o alho em óleo quente, acrescente a cebola e deixe refogar bem. Junte os carás, o sal e a pimenta. Mexa bem, cubra com água e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos até fique bem macio; Em seguida, bata os carás no liquidificador juntamente com o caldo do cozimento;Leve novamente ao fogo; caso o creme esteja muito grosso, acrescente mais água; Deixe o creme ferver bem, desligue o fogo, junte o cheiro verde ao creme e misture bem; por último acrescente o creme de leite. Sirva quente.



Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA