quarta-feira, 17 de abril de 2013

CREME DE TALOS DE BERTALHA

Mais uma receita de aproveitamento de sobras, nós devemos aproveitar do alimento tudo o que for possível  e ajudar a alcançar uma alimentação equilibrada. Essa receita ficou deliciosa, garanto que se você fizer seu convidado não vai imaginar que esta comento um creme de talos de bertalha. Fica super saboroso.



Ingredientes:
Talos de 2 pés de bertalha cortadinhos
1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho socados ou espremidos
1/2 cebola picadinha
1/2  xícara (sopa) de água
2 colheres(sopa) de aveia em flocos
1 e 1/2 (sopa) de farinha de trigo
1 ovo inteiro
Sal a gosto ou sabor ami a gosto
1/2 caixinha de creme de soja (esse não possui colesterol)

Preparo:
Comece lavando bem os talos, usando apenas os que forem bem macios. Pique-os em pedacinhos. Pegue uma panela coloque o óleo e deixe esquentar um pouco, coloque o alho e deixe dar uma leve douradinha. Acrescente  o sal, a cebola e refogue mais um pouco, Adicione  a água e deixe cozinhar um pouco (cerca de 10 minutos)  Leve  esse refogadinho ao liquidificador juntando a ele  o ovo, o creme de leite, a aveia, a farinha de trigo. Bata tudo e leve novamente ao fogo para engrossar o creme, verifique o tempero e se necessário adicione mais um pouco de sal, mas cuidado para não salgar . Sal em demais  faz mal a saúde e a comida também não fica muito saborosa. Uma pessoa deve ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher rasa das de chá do alimento. 






É Bom Saber:

Bertalha uma verdura rica em cálcio, fósforo e ferro

bertalha é uma planta bem parecida com o espinafre e é usada nas mesmas receitas. Suas folhas são verde escuras, carnosas e geralmente têm uma porta pontuda. Fica muito gostosa em saladas, refogados, sopas e omeletes.

bertalha é uma verdura rica em cálcio, fósforo e ferro. Como contém poucas calorias, é recomendada em regimes de emagrecimento.

A bertalha fresca, boa para o consumo, tem folhas de cor verde bem escuro, tenras,limpas, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas, isso indica que a verdura foi colhida há muito tempo

De preferência, a bertalha deve ser consumida logo após ser colhida, pois se deteriora com muita facilidade. Se quiser conservá-la por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta de verduras da geladeira.

Confira uma deliciosa receita de Refogadinho de Bertalha: 

2 comentários:

Roberta Magacho disse...

Faltou dizer onde entra a bertalha na receita. 😉

MsMartaViana disse...

Ficou maravilhoso!
Adorei esta receita!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA