quarta-feira, 30 de julho de 2008

Geléia de Amoras Fresquinhas



Ingredientes:
2 xícaras ( chá) de amoras lavadas
1½ xícara (chá) de açúcar

Preparo:
Leve as amoras ao fogo com o açúcar por 5 minutos.
Em seguida coloque-as no liqüidificador e bata, o suficiente para desmanchar. Leve ao fogo novamente , mexendo sem parar até ficar cremosa e brilhante.
Aproximadamente 10 minutos.

Essa geléia fiz com as amoras que peguei da amoreira que tem aqui no meu condôminio. É super fácil, rápido e simplesmente deliciosa.Com torradinhas e um chazinho não dá pra resistir. O que eu não sabia é que essa frutinha tão pequenina fosse tão poderosa . Vamos conhecer um pouco mais sobre ela e seus benefícios para nossa saúde.


A amoreira-preta é uma frutífera de grande potencial para as regiões brasileiras com período de inverno marcante e propícia para pequenas propriedades agrícolas.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA AMORA

Os frutos podem ser utilizados para consumo "in natura" e para produção de geléias, sucos, sorvetes, polpas, conservas, fermentos, iogurtes, doces, tortas, bolos, compotas ou transformadas em vinhos, licores e xaropes.
As folhas (chá) e brotos são anti - diarréicos poderosos.Além destas características, praticamente não necessita de insumos químicos, sendo ótima opção para o cultivo orgânico, com propriedades nutricionais e medicinais dos frutos.
Informações mais recentes de pesquisas, têm demonstrado um maior potencial na utilização da amora preta como um corante artificial.
Uma das grandes descobertas é que o uso da amora preta vem se expandindo para fins medicinais, como uma planta anti-cancerígena, pela ação do ácido elágico e também no combate a osteoporose, devido a sua concentração elevada de cálcio (46mg/100g fruto).
Outra utilização crescente, é como tônico muscular nas práticas desportivas, pois alto teor de potássio é encontrado no fruto (245mg/100g fruto).
O fruto da amoreira é depurativo do sangue, anti-séptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, laxativo, refrescante, adstringente, etc.
Poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E. A amora preta contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. E muito recomendável aos que tem o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc.
O suco de amora, quente, adoçado com mel, tem bons resultados em casos de afecções da garganta, amidalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, das gengivas, aftas, etc. As flores frescas são diuréticas e muito úteis no tratamento das vias urinarias.

A amora preta se encontra entre os alimentos que ajudam a diminuir o colesterol. De acordo a um estudo publicado pela revista Jornal of Neuroscience, as propriedades nutritivas das amoras pretas conservam o equilíbrio, a memória e a coordenação motora das pessoas de idade avançada.


28 comentários:

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Esta amora para mim tem sabor de infância!!!! Me delicio!!!!!
Eu de novo aqui para dizer que tem outro selinho para você lá no meu blog, quando puder passe lá tá.
Tenha um dia radiante.
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Filipa disse...

Eu adoro amoras, em geleia então nem se fala...

Beijinhos

Anônimo disse...

Bete,

adoro seu blog!!!

Posso fazer essa receita de geleia e sustituir a amora por morango, é que aqui em Salvador, não tenho esse privilegio de ter amoras no quintal de casa, quanto menos no condominio, rs.

bjs

Rafa (rmggalvao@hotmail.com)

. disse...

Bete

Menina,eu adoro amoras,lá na nossa chácar tem três pés,mas ainda não temos frutos esse mês,carregou muito em fevereiro.
geléia é sempre uma delícia não é mesmo...e essa parece estar deliciosa...
Bjs

carmencita disse...

Que maravilha essa fruta, e suas propriedades então!!Sabe que comí geléia de amora esses dias, pois fiz cheesecake.Mas nada como fazer em casa claro, mas é dificil tê-las frescas.Tenho um desafio pra tí lá no meu blog.Bjss

Nela disse...

Olá Querida Bete, antes de mais obrigado, obrigado mesmo pelo seu comentário e palavras tãõ meigas e lindas que me dedicou desejando boas férias, obrigado em seguida vou ficar cliente deta sua cozinha, está bem? vou vir visitá la muitas vezes mesmo,as amoras adoro, costumo apanhar é quando vou a Vila de Sintra onde tenho muita família, e lá as amoreiras são baixas, não em árvores, apanho muita, este verão ainda não pq. não tive tempo.no Algarve sim já há em árvores como essas fotos que meteu no seu blog.Dá para fazer doces deliciosos.Beijo e obrigado pelo carinho Bete.

GreyScale disse...

Amoras são uns frutinhos que eu adoro! Esta geleia deve ter ficado perfeita!

Rose Oliveira disse...

Amo amoras, mas aqui não se encontra fácil assim, acho que é pelo clima. Sua geléia ficou fabulosa, numa torradinha então...
obrigada pelas dicas,
bjs.

Anônimo disse...

Oi... outro dia mesmo fiquei pensando em fazer geléias... mas acabei comprando uma de goiaba com morango... ao menos era gostosa, rs
bjos

Nela disse...

Querida Bete cá estou eu, adorei as suas palavras, mesmo muito e tb, já a adcionei ao meu link. E como já vi que é musa inspiradora, deixo-lhe aqui um pequeno proverbio, muito á pressa...Um pouco de fruto de imortalidade vale mais que uma indigestão de frutos vulgares... Provérbio chinês. Bete um óptimo fim de semana fique bem beijito.

lyanepires@yahoo.com.br disse...

Bete, tenho amoreira preta no meu quintal e simplesmente adoro esta fruta. Sua receita acrescentou mais sabor ao meu iogurte. A família toda agradece. Lyane

Anônimo disse...

Seguimos a receita, eu e a minha sobrinha de 13 anos e....Foi fantástico!!!

carlos eduardo disse...

eu e meu amigo fizemos a receita e deu certinho

Anônimo disse...

Ηі there! Do you knoω if they maκe any
ρlugins to assiѕt ωith Sеaгch Enginе Oрtimizatіon?
I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm nοt seeіng ѵery good rеsultѕ.
If you know of аny plеase shагe.
Kudos!

Heге is my homepagе :: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

First off I want to say wondeгful blog! I had а quiсκ question that І'd like to ask if you do not mind. I was interested to know how you center yourself and clear your mind prior to writing. I have had a hard time clearing my thoughts in getting my thoughts out there. I truly do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be lost simply just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips? Thank you!

Feel free to visit my web blog :: Sensepil Reviews

Anônimo disse...

ӏf you are going foг most еxсellent contents like me, simply pay a quick visit this site all thе time since it prеsents feature contentѕ, thanks

my homeρаge; remembermetillwemeetagain.com

Anônimo disse...

That is a really gooԁ tip esрeсially to
those new to the blogoѕpherе. Brіef but ѵeгy ρreсise info… Apprecіate yοur
sharіng thіs one. A must read artіcle!

Heгe is my sitе: mouse click the up coming document

Anônimo disse...

Thіs web site definitеly has all of thе
info I neеded about thіѕ subjеct and ԁіԁn't know who to ask.

My web-site; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Yοu've made some really good points there. I looked on the web to find out more about the issue and found most people will go along with your views on this site.

Feel free to surf to my blog post; http://planning.nerdlybeachparty.org/index.php?title=User:JewellPro

Anônimo disse...

Ηello Τhere. I found your blog
usіng msn. This is a νery well written articlе.
I'll be sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely return.

my page http://wiki.actiu.net

Anônimo disse...

I can tгust уou οn this kind
οf I love my personal Green Ѕmokeѕ.
It was the initіаl brand I attempted out and i have been using
them foг abοut 6 months now. They make a grеat meгchandise.


Also visit my site :: rolnicy.com

Anônimo disse...

This іs а tοpіc whіch iѕ near to mу heaгt.
.. Cheers! Exactlу where аre yоur
cοntаct detaіls though?

Also visit my ωebpаge :: wiki.reyesoft.com

Anônimo disse...

Verу nіce write-up. I certainly loѵe this website.
Thanks!

Feеl frеe to visit mу web ρagе: ipadcase.affordableturnkeywebsites.com

Missão ide disse...

OLÁ AMIGA ACABO DE CONHECER SEU SITE OLHA EU AMEI E JÁ GUARDEI NOS MEUS FAVORITOS, EU LI SOBRE A AMORA EU TENHO UM PÉ QUE EU MESMA PLANTEI E SEMPRE COLHO MUITAS NO TEXTO QUE ESCREVEU FALTOU ACRESCENTAR QUE NAS FOLHAS DA AMOREIRA TEM O NOSSO HORMONIO FEMININO EU TOMO O CHÁ PARA MENOPAUSA HÁ MAIS DE 8 ANOS ELE ACABA COM OS CALORES CAUSADOS POR ELA É UMA BENÇÃO,MEU SITE É EVANGÉLICO SE GOSTAR VISITE,BJSSS.ideaoscampos.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Wоw, this piece of writing is plеаѕant,
my ѕister is analуzing such thіngs, so Ι am going to let knоw her.


my web blog ... Body Hair

Anônimo disse...

It really works with total sаtіsfactiоn,
no cravings, absolutely no smoke ϳust vapors
which can be oгderless, pluѕ you can smoke іnside!
!

Loοk into my web-site - green smoke

Anônimo disse...

t

Maria disse...

Amei seu blog! Parabéns! Estou com amoras fresquinhas aqui, vou fazer essa deliciosa geléia! Abraços!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA