quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Purê de Maçã Diet de Microondas



Gosto sempre de conhecer os benefícios e as vitaminas do alimentos. Acho muito importante conhecer o que estou consumindo. Alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do homem. Realmente uma boa alimentação é de suma importância para o bom funcionamneto do nosso organismo e para uma boa qualidade de vida.

Maçãs: Ótima fonte de fibras e tamabém tem poucas calorias, substâncias antioxidantes, enfim, são inúmeros os benefícios que a maçã pode proporcionar ao seu organismo. Uma maçã tem 70kcal, quantidade excelente para um lanche ou uma sobremesa, ou até mesmo como um acompanhamento nas refeições principais. Quem está em busca de eliminar peso é uma opção interessante, pois além do seu valor nutricional ser favorável, o fato de conter fibras aumenta a sensação de saciedade, e assim diminui a vontade de comer guloseimas.
Além disso, o tipo de fibra presente na maçã é solúvel que ajuda na formação do bolo fecal, facilita a evacuação, por isso quem tem problemas de intestinos, experimente comer a maçã com a casca, e não esqueça de beber água.

A presença de pectina (tipo de fibra solúvel) e o teor de potássio evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias. Melhora a circulação sanguínea, e assim reduz o trabalho cardíaco. A pectina também colabora na diminuição das taxas de colesterol no sangue.

A maçã contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante. Uma pesquisa citada na revista Nature verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de vitamina C, já que os antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos.

Devido ao seu alto teor de água, é uma fruta hidratante, ideal para crianças que gastam bastante energia. Consuma sempre com a casca, para melhor aproveitar seus nutrientes. Depois de ler sobre este texto, você não acha que vale a pena uma maçã por dia?

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br)e especialista em Atendimento Nutricional.


Ingredientes:
4 maçãs grandes
Suco de um limão
Canela em pó a gosto
2 colheres (sopa) de adoçante
dietético em pó, própio para
forno e fogão

Preparo:
Descasque, retire as sementes e pique as maçãs. Em seguida, bata no liquidificador as maçãs picadas com o suco do limão e o adoçante. Retire do liquidificador e coloque-as numa vasilha que possa ser levado ao microondas. Cozinhe na potência média (50%) por aproximadamente 5 minutos ou até ficar bem cremoso. Antes de servir, polvilhe a canela em pó.

Dica:Para fazer no fogão, basta colocar a maçã que foi batida com o suco de limão e o adoçante numa panela. Acrescente uma colher (sopa) rasa de margarina, mexa e deixe cozinhar em fogo baixo até tomar consistência e ficar bem cremoso. Não esqueça de mexer sempre para não grudar no fundo da panela. Antes de servir, polvilhe a canela em pó.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Bete,

adoro maçãs... vou experimentar esta receita... eu costumo fazer puré de maçã, cozo as maçãs com pouca água, retiro a água da cozedura e reduzo a puré com a varinha mágica... não acrescento açúcar ou qualquer outra coisa e fica maravilhoso...
Beijos

Solange Belém disse...

Oi Bete,
receita fabulosa!
Gosto demais de maçã (fruta, geléia, suco...).
Gostei de conhecer as propriedades desta fruta tão sedutora, não vou deixar faltar em minha fruteira. Um abraço e bom domingo,

Sol

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA