quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bolo Light de Banana com Chocolate e Aveia da Betechef




Eu tenho uma amiga no meu grupo de Tai chi que me disse na semana passada que eu gosto muito de doces, mas, que são muito calóricos. Então estão fiz este bolo que é super saboroso e  totalmente light, já que o leite condensado que usei tem 95% menos gordura. Sempre que posso diminuo as colorias de minhas receitas e acrescento também fibras a ela, aqui coloquei Aveia que é remineralizante e reconstituinte, destaca-se por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, e porque entre as suas gorduras predominam as insaturadas, especialmente o ácido linoléico. Este cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre. Também é um poderoso
Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau").
Favorece o trânsito intestinal - Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais.


Ingredientes:
1 lata de leite condensado light
3 ovos
4 colheres (sopa) de margarina light
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 bananas d’água (nanica)
2 ½ xícaras de farinha de trigo
½ xícara de aveia em flocos finos
1 colher (chá) de canela
1 colher (sopa) de pó Royal

Modo de Preparo:
No liquidificador, bata o leite condensado, os 3 ovos, a margarina, o chocolate em pó e as bananas até misturar bem.  Despeje numa tigela grande a mistura batida no liquidificador,  vá adicionando aos poucos a farinha de trigo, a aveia e a canela.  Misture bem. Por último acrescente o pó Royal e mexa delicadamente.Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.


É Bom Saber: 


Comer pelo menos uma banana diáriamente faz muito bem para saúde. Pode ser pura, Vitamina de banana, salada de frutas com banana, banana frita, torta de banana ou qualquer outra forma de fazer comidas com banana.
No mundo são cultivados mais de 100 espécies de bananeiras e as mais tradicionais que conhecemos no Brasil são: Banana nanica, banana prata, banana da terra, banana maçã, banana de são tomé, banana ouro e banana sapo.
Banana nanica é conhecida por muitos como bana d’água, banana anã e banana chorona. Cada cacho desta banana dá até 200 unidades.
Banana prata é também chamada de banana anã grande e cada uma chega até 15 cm de comprimento.
Banana da terra é a mesma banana chifre de boi ou pacovan, esta chega a medir 30 cm de comprimento e uma pesa até 500 gramas.
Banana maçã é também conhecida como banana branca, recomendada para crianças e bebês.
Banana de São Tomé que alguns conhecem como banana curta e banana do paraíso, tem sua polpa amarelada, com cheiro forte.
Banana ouro, a mesma inajá, banana dedo de moça, banana mosquito ou banana imperador. Está é nanica e chega no máximo a 10 cm de comprimento.
Banana sapo, é de formato curto e grosso e muito usada para tratamento de animais domésticos.
Para a saúde a banana tem uma função muito boa por ser rica em potássio, são boas para auxiliar no tratamento da pressão arterial, controle da diarréia, para melhorar o humor das pessoas e ajudam no sono. Segundo estudos recentes, a banana ajuda na musculatura e é muito boa para o coração e para diminuir o colesterol no sangue.
A banana é um alimento altamente energético com aproximadamente 22% de hidratos de carbono e de fácil absorção pelo organismo, tem vitaminas C, A, B1, B2, B6, D e E, e minerais: potássio, fósforo, cálcio e ferro.


Ingerindo uma banana de 130 gramas: Informação Nutricional
Calorias 120 cal
Carboidratos 28gr
Proteínas 1gr
Gordura 1gr
Potássio 370mg
Vitamina C 20mg
Ferro 1,6mg
Sódio 0mg

Fonte: http://www.arteblog.net/geral/banana-e-seus-beneficios-para-saude/


2 comentários:

Danieli disse...

Olá, tudo bem?
Quero te convidar para o sorteio de aniversário do Nossa Cozinha, onde vou sortear um livro do Jamie Oliver!
Passa lá no blog, conto com sua participação.
Abração!
Dani - www.nossacozinhadani.blogspot.com

Anônimo disse...

UHmmmm gostei muito! Além de saudável, me parece delicioso.
Grande abraço e excelente fim de semana.
Thiago

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA