sábado, 29 de março de 2008

Taioba Refogada



Taioba, também conhecida por orelha-de-elefante (quando usada como ornamental), macabo, mangarás, mangará-mirim, mangareto, mangarito, taioba ou yautia

A Taioba é uma verdura e dela se aproveita suas folhas e a raiz, que é semelhante a do inhame, é rica em vitamina A e amido, é um alimento importante para as crianças, velhos, trabalhadores braçais, atletas, grávidas e mulheres que amamentam. Ajuda no fortalecimento dos cabelos e na maciez da pele. Essa hortaliça é importante fonte de caroteno, substância que dá tom avermelhado ou alaranjado aos vegetais .Também existem carotenos de cor verde (zeta-caroteno), que quando consumida, é transformada em vitamina A pelo nosso organismo.

É típica território brasileiro e cultivadas tanto no inverno como no verão. Nascem livremente em meio aos pés de alface, couve e cebolinha. ‘‘Algumas pessoas as confundem com ervas daninhas e as arrancam. Desconhecem o seu valor nutricional".

Ingredientes:
2 pés de taioba
água o suficiente para aferventar a taioba
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de óleo
sal a gosto

Preparo:
Lave as folhas da taioba, corte os talos mais grossos. Depois corte suas folhas bem fininhas. Coloque a taioba já cortadinha em uma panela com água e deixe dar uma leve fervura; Escorra toda água. Leve-as a uma panela com um pouco de óleo, e alho amassado.  Espere refogar, mexa e abafe-a com a tampa da panela para cozinhar um pouco. Verifique o sal e pronto.




37 comentários:

Nereime disse...

Meu avô plantava taioba no sítio ,eu gosto com arroz e feijão !!!!Não sabia que era tão vitaminada.
bjs

Odete disse...

Ja comi muita taioba refogada quando crianca. Gosto muito. Aqui so encontro em mercados asiaticos. Vi tambem no Hawaii onde tanto as folhas como os tuberculos sao bastantes consumidos. Muito oportuno voce falar sobre os nutrientes desta planta.
bjs

Ana Canuto disse...

Bom dia Bete:
Nossa, primeira vez que venho aqui e que cantinho agradável, com música, comida simples e gostosa do jeito que eu gosto.
Ficarei assídua, ok. Parábéns.
Quanto à taioba, eu também comi muito quando criança, mas hoje já não encontro mais aqui em Curitiba.
Um abraço, um domingo feliz.

Ana

Elvira disse...

Bem, nunca vi disso à venda por cá! Mas perece bem bom. :-)

Beijos.

Fabrícia disse...

Que maravilha...nunca comi taoiba mas tenho vontade de experimentar. Adorei as informações....
Bjs.

Filipa disse...

Nunca comi nem vi essa verdura à venda por cá, mas deve ser muito bom.

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Sei que é muito usada na cozinha mineira, uma substituta para a couve manteiga. Na fazenda se faz com frango, carne de porco...é muito gostosa.
Bjs!

Elvira disse...

Me esqueci de uma coisa: dar-lhe os parabéns, pois o seu blog está mais bonito e interessante cada dia. :-)

Beijos.

Betechef disse...

Muito obrigada pelo carinho Elvira.
Bjs!

V.P. disse...

Eu não gosto muito de verdes..

Unknown disse...

Olá!Sou filha de mineira achei muito bacana sua postagem da Taioba, mas como dizia meu avô Taioba pede gordura, esperimente faze-la, sem aferventar, rasgada na mãe e com uma gordurinha de porco e alho socado, moro em Sp e acho em algumas feiras em Santo Amaro, mas minha mãe planta no sitio em Embu Guacu e sempre temos a nossa mesa essa peculiaridade mineira.
Abraços e parabéns pelo Blog!

Tábata Campos

Anônimo disse...

Não se deve de forma alguma jogar água quente ou ferver a taioba;
basta lavá-la bem, cortá-la bem fininha(se quiser pode lavar com água fria após cortar)e refogar com os tempreros que quiser.
Ao freventar ou jogar água quente, toda vitamina é jogada fora quando se escorre a água.Fica UMA DELÍCIA MESMO SEM FREVENTÁ-LA.

Betechef disse...

Obrigada amigo(a) pelo comentário, mas não sei se você conhece aquela taioba que pinica a boca. Eu mesma já comi e é por isso que se dá uma leve aferventada na taioba.
Um abraço, volte sempre!

Silvia Britto disse...

Acabei de receber a minha cesta de orgânicos e dessa vez comprei a taioba. Vim correndo procurar uma receita na internet e achei seu site. Eu já tinha ouvido falar do valor nutricional da taioba e do fato de ser uma planta que passa desapercebida pela maioria das pessoas. Vou fazer hj no almoço refogadinha. Muito obrigada pela dica! Silvia - SP.

Ducka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ducka disse...

Comentei sobre a taioba para algumas amigas de SP, sou do Es, e aqui encontramos taioba na feira e supermercados com facilidade. Aaaammmmooo taioba, mas minhas amigas nunca tinham ouvido falar. Fiz uma pesquisa na net pra ter informações pra passar pra elas. Achei este blog e gostei muito.
Mas como contribuição, gostaria de dizer que a taioba só pinica se o talo for refogado junto com as folhas. O ideal é rasgar as folhas com as mãos, sem usar a faca, bem rente do talo, principalmente o talo central, mais grosso deve ser desprezado. Refoga somente as folhas que não vai pinicar. É pra mim a verdura mais deliciosa que existe !
Já comi com talo e sem talo. O talo pinica mas tb não é nada muito forte. Sem o talo eu acho mais gostoso.

Abração !

elane disse...

tambem sou louca por taioba arrumei um carrinho de mao velho e prantei algumas mudas

Betechef disse...

Bom Dia Elaine!
Obrigada pela visita e pelo comentário deixado, volte sempre será muito bem recebida.
Um bom domingo .

lrvoss@uol.com.br disse...

Tenho mudaas de taiba meu jardin, elas vieram de minas trazidas pela minha avó, da região de Juiz de Fora, hum refogada e colocar um ovo junto fica uma delicia, experimente.

Betechef disse...

Obriaga lrvoss@uol.com.br pela visita e pela dica. Feito assim fica parecido com vertalha e espinafre.
Até mais volte sempre!

Coisas da Vivi disse...

Olá.
Adoro taioba. Moro na capital do estado e não encontro taioba por aqui. Sempre que minha mãe vem do interior passar uns dias comigo ela trás.
Para os que disseram que a taioba amarga, vou dar uma dica. Não é nem o talo que amarga, é a pele do talo.
Sempre como com o talo e ela não "pinica".
Basta você retirar a pele do talo e pode comer o talo sem "pinicar".
Sem falar que a taioba tem muito ferro, muito ferro mesmo, e é um ferro "especial", digamos assim.
É como se fosse o ômega 3 da gordura. O supra sumo do ferro.
E realmente não precisa passar a taioba na água quente.
Bjo :*

Anônimo disse...

A taioba pode até ser nutritiva, mas é horrível..

fatima disse...

bom dia fico muito agradecida pela receita de taioba,infelizmente muitos naom a conhecem ainda,olhe nao sabem o que estao perdendo pois esse legume e muito rico e delicioso.fatima
fatimaaamarall@hotmail.com

Maria Luiza Scatena Degani disse...

HOJE VOU FAZER O TESTE DA RECEITA DE TAIOBA. GOSTO MUITO DESSA VERDURA MAS COMO É DIFÍCIL DE SER ENCONTRADA SÓ MESMO QUANDO GANHAMOS UM PRESENTE COMO GANHEI HOJE. UM BUQUÊT DE TAIOBA!

Maria Luiza Scatena Degani disse...

Hoje vou experimentar a receita de taioba. Gosto muito mas como é difícil encontrá-la. Só mesmo quando vc ganha um presente como o de hoje. Um maço muuuuito grande de taioba .

marileide alves pinheiro disse...

Olá. Meu nome é Marileide e sou de Taiobeiras/MG. A minha cidade recebe esse nome porque essa planta é nativa. Hoje temos pouca, mas antigamente aqui era conhecida como "Bom Jardim das Taiobeiras". Adorei a sua receita e conheço muitas outras que sempre fazemos por aqui. Normalmente utilizamos a raiz da mesma que tbm é uma delícia. Em breve postarei algumas receitas e Conheça um conto que fiz sobre o nome de origem da minha cidade no meu blog:http://marileidepinheiro.blogspot.com.br/

marileide alves pinheiro disse...

Olá. Meu nome é Marileide e sou de Taiobeiras/MG. A minha cidade recebe esse nome porque essa planta é nativa. Hoje temos pouca, mas antigamente aqui era conhecida como "Bom Jardim das Taiobeiras". Adorei a sua receita e conheço muitas outras que sempre fazemos por aqui. Normalmente utilizamos a raiz da mesma que tbm é uma delícia. Em breve postarei algumas receitas e Conheça um conto que fiz sobre o nome de origem da minha cidade no meu blog:http://marileidepinheiro.blogspot.com.br/

legislaçao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

fiz a taioba e ficou ótima adoramos ganhei ate elogios obrigado bete suas receitas são demais...bjsssss

Anônimo disse...

A taioba para que não fique pinicando, , não deve ser cortada fininha, corta grande ou apenas rasgue as folhas, , não precisa aferventar apenas lave e faça como no inicio do meu comentário, doure o alho num óleo de boa qualidade, acrescente a taioba o sal, eva pingando água até que fique macia.

Unknown disse...

Também faço sem ferver .faço de várias formas como faço com a couve.gosto muito.aqui em Itanhaém da no mato pena que muitas pessoas n conhece

Unknown disse...

Nunca comi taioba. .. hoje vou fazer esse e o motivo de querer saber fazer...valeu gostei das informacoes a respeto..,

Unknown disse...

Acabei de fazer no almoço, eu cortei ela com a finura de 1 cm e coloquei ela pra refogar com o alho e cebola e fui mexendo até murchar. Quando murchou coloquei a farinha e milho e uma pitada de sal. Aqui no sitio da minha sogra tem a vontade e é deliciosa!!!!

Unknown disse...

Acabei de fazer no almoço, eu cortei ela com a finura de 1 cm e coloquei ela pra refogar com o alho e cebola e fui mexendo até murchar. Quando murchou coloquei a farinha e milho e uma pitada de sal. Aqui no sitio da minha sogra tem a vontade e é deliciosa!!!!

Unknown disse...

Muito bom as dicas Deus abençoe a todos. E glórias a ele pois temos essas verduras maravilhosas para saborear. Shalom

Unknown disse...

Muito bom as dicas Deus abençoe a todos. E glórias a ele pois temos essas verduras maravilhosas para saborear. Shalom

Ázila Farias disse...

obrigada pela ajuda me serviu muito ...taioba é o prato que meu marido gosta mais não sabia fazer ! fiquem com DEUS !

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA