terça-feira, 26 de abril de 2011

MAIS DICAS DE COMO TIRAR MANCHAS EM TECIDOS

Foto por Cecília Murgel


Mais uma vez vou colocar aqui essas dicas, estou sempre recebendo perguntas sobre este assunto.Sendo assim resolvi postar aqui um artigo, desta vez  mais cmpleto sobre diversas manchas. vamos lá ver se posso assim ajudar mais um pouquinho.

Ao usar qualquer solução para tirar manchas de roupas ou tecidos, convém fazer, antes, um teste numa pontinha mais escondida da roupa, para ver o resultado; se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de 2 partes de água para 1 de vinagre.

COMO RETIRAR ALGUMAS MANCHAS

Todos os tecidos aqui não especificados são de cor branca ou de cores firmes. Antes de usar qualquer produto tira-manchas, use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido; isso facilitará sua remoção.

ÁCIDOS
— Usar uma solução de 1 colher (sopa) de amônia para 3 colheres(sopa) de água; passar com uma esponja sobre a mancha. O bicarbonato de sódio também servirá.

ÁGUA
— Costuma manchar os tecidos de cetim; as manchas, porém,desaparecem quando esfregadas com uma boneca de papel bem fino, em movimentos circulares.

ALCACHOFRA — Suas manchas são tiradas com limão.


ANILINA — Dissolver 50 gramas de hidrossulfito de sódio em 1/2 litro deágua quente; esticar a parte manchada sobre uma vasilha alta e derramar lentamente essa solução quente, atravessando o tecido. Imediatamente depois, lavar com água e sabão para não estragá-lo. Muito mais fácil ainda é tirar a mancha com água oxigenada.

BATOM — Usar a mistura de benzina com tetracloreto de carbono ou xilol. Se a mancha for mais recente, deixe-a de molho em um pouquinho de leite quente e depois vá esfregando sabão de coco, usando esse mesmo leite. Quando a mancha sumir, lavar com água pura. Elas são também removidas mais facilmente molhando-se a parte manchada com água pura e, em seguida, aplicando um pouco de bicarbonato e esfregando (delicadamente, se o tecido for fino) até a mancha desaparecer por completo.

MAQUIAGEM: Coloque o tecido sobre papel absorvente e aplique alvejante sem cloro pelo lado do avesso da mancha.

BEBIDAS ALCOÓLICAS — De um modo geral, estas manchas saemesfregando-se com éter. Depois, enxaguar com água.

BOLOR — Ferver o tecido manchado numa água contendo um pedaço de
couro de bacalhau; ou, então, usar a própria água em que se ferveu bacalhau.
Também desaparece aplicando-se uma mistura de 1 parte de amoníaco para 16
de água.

CAFÉ — Se for café derramado na hora, nada melhor do que lavar imediatamente com água bem quente ou fervendo.

As manchas antigas são removidas usando-se um pano molhado em glicerina, deixando ficar por meia hora. Em seguida, lavar com água quente e sabão. Enxaguar com
água pura.

Em tecidos de cor. dissolver 1 gema de ovo em um pouco de água morna, juntar 1 colher (chá) de álcool 90°; embeber um pano ou algodão nessa mistura e ir esfregando na mancha até desaparecer.

Em tecidos de lã. desaparecem depois de friccionadas com um pouco de glicerina. Logo a seguir, lavar com água morna. Se não tiver glicerina, insista na água morna.

Em tecidos de seda de corfirmer, usar um paninho ou algodão embebido em água oxigenada.

Em tecidos de cores não-firmes, usar apenas álcool metílico e sabão; em seguida, lavar com água fria. Para tirar manchas de café, chá e chocolate, lavar com água bem quente e fortemente salgada.

CAFÉ COM LEITE — Lavar com água e sabão; se não sair, água oxigenada ou tetracloreto de carbono. Poderá ainda esfregar ligeiramente com benzina.

CAL — A cal deve ser tirada imediatamente para evitar que queime o tecido. Para tirar a mancha, usar água e sabão. Aplicar um pouco de vinagre branco ou suco de limão; em seguida, lavar com bastante água

CARVÃO — Tira-se essa mancha esfregando-a com miolo de pão fresco.

CERA — Tirar primeiramente o grosso com uma lâmina; colocar então o tecido entre dois mata-borrões, passando o ferro quente por cima, mudando de vez em quando de lugar, até que a mancha seja absorvida. Passe então um pouco de benzina. Se a cera for colorida, remova todos os halos formados por ela com um
algodão embebido na mistura de 1 colher (sopa) de álcool para 2 colheres (sopa) de água. Depois, enxágüe em água fria.

CERVEJA — Esticar bem a parte manchada sobre uma vasilha funda edespejar água fervendo em cima, de forma que atravesse o tecido. Depois, é só esfregar um
pouco de glicerina e enxaguar com água morna.Esta mancha também pode ser tirada com uma mistura de 4 porções de águapara 1 de ácido muriático.

Um processo muito simples para removê-la é passar sobre ela um chumaço de algodão embebido em álcool. Depois, lavar com água morna e sabão em pó. Enxaguar bem. Esse processo pode ser usado para tecidos de seda e tecidos artificiais; é preciso apenas lembrar-se de usar água morna.

Esfregar também os tecidos de lã com algodão e álcool; em seguida, esfregar o local com um pano molhado em água limpa.

CHÁ — Estas manchas podem ser tiradas de várias maneiras:

Usar água morna e sabão.

Mergulhar a parte manchada em água quente com água sanitária.

Aplicar um pouco de glicerina nas manchas antes de a roupa ser lavada normalmente.

Usar água oxigenada.

Por mais rebeldes que elas sejam irão desaparecer aplicando-se uma mistura, em partes iguais, de gema de ovo e glicerina. Deixar secar e depois lavar com água fria e sabão de coco.

CHICLETE — É fácil retirar o chiclete da roupa, esfregando- pacientemente uma pedra de gelo — do lado do avesso, no mesmo lugar onde o chiclete
estiver grudado.

Pode-se também usar clara de ovo, deixando secar um pouco antes de lavar o
tecido.

CHOCOLATE — Lavar o local com água quente e sabão; insistir.

Pode-se também usar os mesmos procedimentos de cerveja ou de café,  principalmente usando-se gelo.

Em alguns casos, usar água oxigenada.

Esta mancha desaparece polvilhando-se o local com bórax em pó e umedecendo-se por cima com água fria, deixando ficar assim por 15 minutos. Depois, esfregar suavemente até sumir a mancha. Lavar então com água.

Em tecidos de lã (algodão também), aplicar um pouco de glicerina e ir esfregando com um algodão. Em seguida, pegar outro algodão e esfregar com água para retirar a glicerina.

COLA — Ela se dissolverá facilmente se o lugar manchado ficar de molho por algum tempo — em água fria ou quente.

DOCES e CALDAS
— Para se tirar essas manchas, lavar apenas com água quente.

ESMALTE DE UNHAS
— Usar acetona ou removedor de esmalte.

Pode-se tirar também usando acetato de amilo (tem em farmácias). O óleo de banana tira mancha de esmalte de qualquer tecido. Se o tecido for fino, usar água oxigenada e depois água e sabão.

FERRO DE PASSAR (QUEIMADO) — Se a mancha for muito suave, molhe o tecido em água pura e exponha ao sol.

Se o amarelado for pronunciado, coloque a parte manchada sobre uma toalha felpuda (limpa) e esfregue a mancha com um chumaço de algodão embebido em água oxigenada 10 volumes; depois, usar água pura.

Esfregue um pouco de maisena na área afetada e deixe ao sol por algumas horas. Retirar a maisena com uma escova macia.

Poderá também lavar a parte queimada com água e, em seguida, passar água oxigenada, deixando secar ao ar livre.

Na falta dos produtos indicados, basta deixar a peça de molho em água fria imediatamente após ter sido queimada, deixando ficar assim por 24 horas.

FERRUGEM — Pode escolher qualquer um dos seguintes procedimentos: Aplicar no local sal e suco de limão, expondo o tecido ao sol.

Esfregar leite azedo.

Cortar 1 limão ao meio, colocar o lugar da mancha sobre o limão e passar o ferro quente sobre a mancha. Lavar em seguida.

Passar sobre elas uma mistura de suco de limão e 1 colherzinha de bicarbonato.

Esfregar no local cremor de tártaro, deixando agir ali por 2 horas. Depois, lavar com água. Repetir, se necessário, a operação.

Ou fazer a seguinte mistura: para cada 8 partes de água, adicionar 1 de ácido oxálico e 1 de suco de limão. Aplicar sobre a mancha. Em seguida, colocar a parte manchada sobre um recipiente alto contendo água fervendo e esticar bem o tecido para que ela receba este vapor. A mancha vai desaparecer logo. Lavar com água e sabão.

FLORES — Usar uma mistura de álcool com amoníaco.

FRUTAS — De um modo geral, as manchas de qualquer fruta (em qualquer tipo de tecido) podem ser removidas da seguinte maneira: primeiro, passar uma esponja embebida em água fria e pura; em seguida, esfregar a mancha com glicerina, deixando ficar assim por algumas horas. Umedeça o local com algumas gotas de vinagre branco, deixando  também ficar por alguns minutos. Finalmente, enxaguar com água pura e fria.

SUCOS DE FRUTAS: Umedeça a mancha com água e passe sabão em barra ou use detergente líquido. Enxágue em seguida. Se o tecido permitir, estique-o sobre um pirex e jogue água quente sobre a mancha. Lave com detergente de sua preferência e alvejante sem cloro em água na temperatura mais quente recomentada para o tecido.

MANCHAS RECENTES — Ponha imediatamente sobre elas um pouco de sal, antes que sequem. Depois, estique a parte manchada sobre uma vasilha funda, esticando bem o tecido, e derrame água fervendo, na qual se acrescentou 1 colher (sopa) de amoníaco ou de álcool, deixando o líquido atravessar o tecido. Enxaguar em água pura, fria. Poderá ainda usar leite azedo, suco de limão fresco ou vinagre branco forte.

MANCHAS ANTIGAS — Quando uma nódoa ficar no tecido (e as antigas são difíceis de sair), faça o seguinte para removê-las: molhe o tecido em água pura e torça-o bem. Pegue uma pedra de enxofre e coloque-a sobre uma brasa; estenda o lugar manchado do tecido um pouco acima dessa pedra, de maneira que a mancha receba a fumaça. Espere alguns minutos. Verá como em pouco tempo a mancha desaparecerá. Em seguida, lave normalmente. Este sistema faz desaparecer qualquer mancha de frutas, em qualquer tecido.
As manchas em tecidos de seda se tiram com água boricada. Também é
possível tirá-las lavando-se com água morna e bórax.

Manchas de frutas gordurosas
(por exemplo, o abacate): aplicar água quente e sabão em pó. Renovar a operação quantas vezes forem necessárias até que desapareçam por completo.

Manchas de frutas vermelhas, depois de bem lavadas, deixar de molho em espuma fria de sabão com água sanitária; se a mancha resistir, lave com a solução de vinagre e álcool em partes iguais.

Manchas de algumas frutas:

Ameixa: molhar na hora com água e, imediatamente depois, colocar amido em pó, deixando ficar por muito tempo, até secar bem. Depois, tirar com escova.

Banana:
quando a mancha for recente, basta esfregar um pouco de querosene. Essa mancha também se tira colocando sobre ela uma papinha feita de água e bicarbonato; em seguida, expor o tecido ao sol, tendo o cuidado de manter essa papinha sempre molhada.

Caju: usar o segundo procedimento da banana.

Caqui, desaparece com uma solução de 5 gotas de ácido sulfúrico (cuidado que é venenoso) em 1/2 copo de água. Molhar um pano nessa solução e esfregar na mancha. Depois, enxaguar muito bem o lugar.

Jabuticaba: para se tirar essa mancha, é preciso esfregar sobre ela um pano embebido com água oxigenada. Então, enxaguar com água pura.

Limão; se algumas gotas de limão desbotarem uma roupa de cor, umedeça o local com água e amoníaco, ou, então, mantenha por alguns instantes a parte desbotada sobre uma garrafa de amoníaco aberta; a mancha vai logo desaparecer, porque voltará a cor do tecido.

Pêssego:
usar o mesmo procedimento do caqui.

Tomate
, usar o mesmo procedimento da ameixa.

Uva: usar o mesmo processo da jabuticaba.

Quase todas as manchas saem se agirmos imediatamente — molhando o local com água e colocando por cima amido em pó. É preciso deixar ficar por muitas horas, ou até que esteja bem seco. Retirar o pó com uma escova e lavar com água e sabão. Muito bom também para tirar manchas de frutas é usar a "goma de caixa" (tem em farmácias); pulverizar bem o lugar com a goma, deixando ficar por muitas horas. Depois, retirar com uma escova.

GORDURAS — ÓLEO
— AZEITE — Se o tecido puder ser lavado na hora,lave-o com água quente e detergente.

De um modo geral, essas manchas saem com benzina retificada. Se não tiver abenzina, elas saem facilmente embebendo-se uma escova de roupa na mistura de água e amoníaco e passando sobre a mancha. Em seguida, repetir a operação — desta vez embebendo a escova numa solução de água e vinagre.

Se quiser tentar, passe apenas amoníaco sobre a parte afetada e, logo em seguida, lave com água morna.Um ótimo processo é esfregar, sem perda de tempo, um pedaço de cebola,colocando um pano por baixo da mancha. Em seguida, lavar com água fria. Mas, se não for possível usar os meios citados, na mesma hora em que a gordura cair no tecido coloque bastante talco sobre a mancha, deixando ficar por muitas
horas. Escove e esfregue com um pano limpo embebido em água quente. Se o tecido manchado de gordura for muito delicado, aplique sobre a mancha uma pasta feita de magnésia e benzina, deixando ficar por muitas horas ou até que a pasta esteja seca. Depois, escovar.

Saiba que o éter, a benzina, a gasolina e o querosene são ótimos remove-dores
de gorduras.

Mas, para sua tranqüilidade, o melhor mesmo é ter em casa um preparado para
tirar manchas na hora certa. Então, aqui vão duas receitas:

Dissolver uma barra de sabão em amônia líquida, o suficiente para tomar a consistência de xarope. Guardar em vidro bem fechado. Simples, não?

Misturar 4 colheres (sopa) de vinagre branco, 4 colheres (sopa) de álcool retificado e 1 colher (sopa) de sal de cozinha. Também guardar em vidro bem fechado.

Esses preparados limpam a roupa num instante.

Manchas de gordura em cetim
se limpam colocando-se por baixo delas um mata-borrão e, por cima, isto é, sobre a mancha, ir pingando aos poucos umas gotas de amoníaco. Conserve o tecido sobre o mata-borrão, aguardando algum tempo até que esteja seco. Ainda com o mata-borrão por baixo, passe o ferro no local.

Nas manchas dos tecidos de seda
, coloca-se o pó de magnésia sobre a mancha, deixando ficar por muito tempo, ou até que esteja bem seco (antes de colocar o pó, deve-se molhar o local com um pouco de água morna).

Nos tecidos de Veludo
, as manchas são eliminadas usando-se essência de terebintina. Se tiver facilidade, pode colocar sobre as manchas de gordura areia quente (de rio) e ao mesmo tempo ir esfregando com uma escova, repetindo a operação por muitas vezes, até que a mancha desapareça completamente.

SUOR E DESODORANTE: lave com alvejante sem cloro e detergente de sua preferência, em água na temperatura mais alta indicada para o tecido.

MANTEIGA: Nos tecidos brancos, passar uma escovinha impregnada de benzina; nos de cores, água morna e sabão.

GRAMA — As manchas verdes que ficam na roupa saem rapidamente quando




27 comentários:

Fla disse...

Quantas dicas úteis! Adorei.
Bjs

A Paixão da Isa disse...

parabens sao todas muito boas adorei obrigada por partilhares com nos beijinhos

Mariana disse...

Nossa! Mt obrigaado!! Me ajudou bastante,minha capa do sofá manchou com esmalte preto por causa da minha prima aí eu usei óleo de banana e me ajudou muito muito!! Mt Obrigado Mesmo!!

Paula disse...

Alguém tem uma dica de como tirar mancha de gordura (antiga) de uma bolsa de festa de cetim????

Unknown disse...

MINHA SAIA MANCHOU COM GORDURA HIDROGENADA ELA E DE CEDA COMO FAÇO PARA RITIRAR A GORDURA.

EMAIL:GISELE.MARIANA.ALMEIDA@GMAIL.COM
ATT: GISELI MARIANA

Anônimo disse...

alguém pode ajudar!!! tenho uma camisola de lã , a qual tive que lavar á mão, com o tempo húmido que está demorou algum tempo a secar, quando já só faltavam as mangas, resolvi colocar um lençol emcima do aquecedor eletrico daqueles a agua, e colequei de seguida a camisola... o que aconteceu foi que a camisola numa das mangas ficou amarelada... alguma dica para tirar esta mancha?? Obrigado

Anônimo disse...

tenho um vestido de seda, mas na parte superior está manchado de perfume (amarelado). O que devo passar e como?
Obrigada e parabéns pelo site! super útil.

Andressa
andressa_bueno@hotmail.com

Terezinha Brasileiro disse...

Tenho uma dica incrível para tirar manchas amareladas,
de graxa, gordura, café e outras coisa mais, de qualquer tipo de tecido: esfregue no tecido ainda seco, sobre a mancha, sabão em barra, também seco. Deixe por cerca de 20 minutos. Após umedeça com só um pouquinho de água e esfregue o local, Após lave a roupa com sabão em pó. Pronto, a mancha vai embora.

Terezinha Brasileiro disse...

Quer dessalgar bacalhau, chispe e outos alimentos salgados? Coloque de molho numa vasilha cheia d'água misturada com 3 colheres de farinha de trigo. Após 15 minutos repita a operação. O alimento ficará completamente sem o sal.

Anônimo disse...

ola, fds sentei em um toco de arvore verde e estava umido e manchei uma calça jeans, existe algo k saia?
alana_11moura@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, tenho um vestido branco na parte de cime e preto embaixo, coloquei o vestido em um balde com amaciante depois de lava-lo na mao, mas quando tirei a parte branca estava um pouco manchada de preto, oq eu faço???

Anônimo disse...

gente pra quem tem roupa que pegou cor de outra na lavagem vai uma dica que minha mãe smp faz,e so tirar todo o sabão da roupa e por pra ferver em aguá limpa sem nada de sabão,vc vai ver que sai toda a cor pega de outra roupa,abaços e espero que ajudei alguem (:

Unknown disse...

Olá! Estou um pouco desesperada!!! Domingo passado usei um vestido q tem camadas de cor azul marinho, vermelho e branco, que manchou com óleo de frango assado, desses de padaria. Manchou em grande quantidade tanto na parte azul como na vermelha, já lavei com sabão de coco, com venish e só amenizou, o que faço? Consigo tirar mesmo que já tenha sido lavado por 2 vezes? SOCORRO!!!

Alessandra
alessandrapds34@gmail.com

Biamorim disse...

O procedimento para cetim ou seda pode ser feito em vestidos de festa em Chiffon colorido (meu caso cor verde) sem riscos de manchar ou a retirada da gordura local fazer com que o tom de verde fique diferente do resto do vestido? Este vestido foi bem caro e usei como madrinha de casamento e estou muito preocupada.... Meu mail eh biamorim@hotmail.com Obrigada!

Unknown disse...

Como faço p tirar mancha d sorvete de jeans depois de já ter lavado a peça?

Unknown disse...

Bom dia, como faço para tirar manchas verdes de erva da toalha de praia?

Unknown disse...

Boa Tarde!! gostaria de saber como tirar umas manchas que uma amiga derrubou no estofado do meu carro uma torta de limão com chantillyn já passei, veja, venichi, uma espuma de loja de carro que passa no estofado, e nada as manchas estão brancas e não sai, o que faço??????

Unknown disse...

Ola, e mancha de canela??? Não consigo tirar a mancha de jeito nenhum!!!

Unknown disse...

Procurei esse pó de magnésia e não achei só acho cloridrato de magnésio seria a mesma coisa? Ou uso o leite de magnésia mesmo ?

Unknown disse...

Lavei um blazer novo preto e com alguns detalhes branco de tecido rustico acetinado.Porem a o tecido preto manhou o branco,o que eu faço?

Unknown disse...

Lavei uma blusa colorida de vermelho com fundo branco e a gola de crochê vermelho na máquina de lavar. Manchou!me ajude.....

Anônimo disse...

Bati couve no liquidificador e caiu uma hora na minha blusa branca.
Lavei em seguida e não saiu
Passei bicarbonato de sódio e não saiu. Alguém sabe como proceder?

Unknown disse...

Como faço para tirar manchas de
Base de maquiajem de um macacão amarelo

Elisabete Marques disse...

MAQUIAGEM: Coloque o tecido sobre papel absorvente e aplique alvejante sem cloro pelo lado do avesso da mancha.

Unknown disse...

Boa tarde
Meu marido vou colher manga e a nodoa da fruta caiu no sapato de couro bege claro , alguém sabe como posso remover a nódoa sem danificar o couro.

Unknown disse...

Boa noite!!!!
Tenho uma peça de seda ( acetato).
E está com uma mancha antiga de outra peça vermelha que estava junto guardada.
Será que existe um segredo para tirar esta mancha.
Aguardo ansiosa sua resposta.
Grata
Liliane Luz

Anônimo disse...

Obrigada pela partilha de conhecimento 🙏👏👏👏

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA