terça-feira, 24 de julho de 2007

Paella Passo a Passo

A paella é um prato de origem popular, que se adaptou à disponibilidade de alimentos e características de cada região da Espanha.


Em Valência, onde haviam muitos arrozais, plantações e também o costume de se criar galinhas e coelhos, provavelmente se originou a paella que leva Arroz, Frango, Coelho, Caracóis, JudíasVerdes, Garrofó, Azeite e Açafrão.


Em outras regiões, mais próximas do mar, as que levam peixes e frutos do mar.


Além destas, que são consideradas clássicas, há outras variações, não consideradas pelos mais puristas, que misturam carnes, peixes, frutos do mar e camarões.Típicos da Espanha, garrafó é um grão, que lembra um feijão branco e judías verdes lembram a nossa conhecida vagem.


Ingredientes
2 xícaras de arroz sem lavar
800 g de frango (peito, coxa e sobrecoxa)
400 g de carne de coelho (peito, coxa e sobrecoxa)
4 tomates picados
100 g de ervilhas naturais
200 g de vagem
1 pimentão vermelho em tiras
½ colher de sopa de açafrão
½ colher de sopa de páprica doce
7 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de sal
2 xícaras de água

Modo de Preparo:

1. Numa panela grande e rasa, própria para preparar paella, coloque o azeite e o sal. Misture e deixe aquecer um pouco para mesclar os sabores.




2. Adicione o frango e o coelho cortados em pedaços e frite por 20 minutos até ficar bem dourado. Mexa de vez em quando para dourarem por igual.





3. Puxe as carnes para os cantos da panela, adicione a vagem cortada em pedaços, as ervilhas naturais e o pimentão e doure por 4 minutos. Misture e abra novamente um espaço. Junte os tomates e 2 xícaras de água morna. Misture e cozinhe em fogo alto por 20 minutos.





4. Adicione o açafrão e a páprica. Verifique o sal. Misture
delicadamente.




5. Acrescente o arroz em cruz sobre o cozido e misture delicadamente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, sem mexer, até que o arroz fique solto e macio. (caso o arroz seque antes de ficar macio, adicione um pouco de água morna). Desligue e deixe a paella tampada, descansando por 5 minutos antes de servir.

Um comentário:

Elvira disse...

Adoro paelha! Comi uma recentemente em Galiza, que levava cigalas. Inesquecível!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA