sábado, 15 de dezembro de 2007

Feng Shui na Decoração de Natal 2007


Nessa época do ano, muitos seguem a tradição de montar uma Árvore de Natal. De acordo com o Feng Shui, qualquer objeto que acrescentamos em um ambiente vai interagir com as energias sutis ali presentes. Para determinarmos como será essa interação, utilizamos a Teoria das Cinco Fases da Energia, que são: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. A cada uma das fases são atribuídas propriedades de forma, cor e material.

As Árvores de Natal podem ser incluídas na categoria Fogo. Apesar de plantas em geral pertencerem à fase Madeira, plantas artificiais não possuem mais o movimento de crescimento e expansão das plantas vivas. Todas as outras propriedades de uma árvore de Natal estão ligadas à fase Fogo. O formato triangular dos pinheirinhos de Natal e estrelas pertence à fase Fogo, assim como a cor vermelha, muito freqüente nas bolas e laços que decoram a árvore. Luz e calor são os atributos mais fortes do Fogo, e estão presentes na Árvore de Natal através das lâmpadas.

No Hemisfério Norte, onde surgiu essa tradição, dezembro é um mês muito frio, e o uso de objetos associados à fase Fogo serve para promover o equilíbrio entre o yin-frio e o yang-quente. No Hemisfério Sul, em dezembro estamos no auge do verão e geralmente faz muito calor. Neste caso, a árvore de Natal só faz aumentar a predominância do yang-quente, gerando um desequilíbrio entre yin e yang.


Pelo Feng Shui Tradicional Chinês, cada casa possui o seu próprio padrão de distribuição das energias - definido pelo ano de construção e pela orientação magnética - que determina onde a fase Fogo é permitida, e em que ambientes deve ser evitada. Para descobrir quais são estes ambientes, é preciso fazer um estudo personalizado do imóvel.
Mas além do padrão de energias particulares de cada imóvel, existem as energias genéricas, que mudam a cada ano e mês, e são as mesmas para todos os imóveis. Podemos, então, levar estas energias em consideração para traçar normas gerais de posicionamento e características da decoração de Natal a cada ano.
Em 2007, devemos evitar a fase Fogo na direção Nordeste (tendo como referência o centro da casa). A partir do dia 7 de dezembro deste ano, até o dia 5 de janeiro de 2008, devemos evitar o excesso de Fogo nas direções Sul e Noroeste. Somando estas duas informações, concluímos que, em dezembro de 2007, podemos usar o Fogo com relativa segurança nas direções Leste, Sudeste, Oeste, Sudoeste e Norte. Você pode usar uma pequena bússola para descobrir onde estão estas direções em sua casa, e concentrar aí a sua decoração de Natal.

Uma excelente alternativa é aderir à tendência da decoração de Natal em tons de prateado e dourado. Estas cores, bem como as formas circulares, estão associadas à fase Metal. O Metal possui uma energia predominantemente fria, que equilibra bem o calor de nosso verão, e pode ser usado sem grandes riscos em qualquer direção da casa. Outro objeto de decoração de Natal que se enquadra na categoria Metal são as guirlandas, por seu formato redondo, e devem ser de preferência douradas ou prateadas. Você pode ainda encher sua árvore de neve artificial branquinha, outra cor associada ao Metal. O som do metal também vale, então capriche nos sininhos e guizos neste ambiente, e desfrute de um Natal com boas energias!

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA