sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Iogurte com Geléia Diet de Microondas - Super Fácil e Delicioso











A receita completa você contra no Betechef meu blog de receitinhas lights, diets e dicas de saúde e beleza.

Os benefícios do iogurte

O iogurte é um produto fermentado do leite, ele é obtido pela ação de duas bactérias, a Streptococcus thermophilus e a Thermobacterium bulgaricum que são responsáveis pelo sabor ácido e a consistência cremosa. Podem ser encontrados na versão natural ou aromatizados com sabor de frutas.
O iogurte é uma boa opção para substituir creme de leite nas preparações de molhos, cremes, recheios de bolos e patês, ideal para quem quer se manter em forma sem abrir mão de algumas preparações gostosas. Os iogurtes são importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A, e vitaminas do complexo B.

Cada 100 g de iogurte natural contém cerca de 62 calorias; 47,5% de gorduras; 30% de carboidratos e 22,5% de proteínas. Já o desnatado possui 55 calorias por 100 g, mas a maior redução é a de gordura, diminui para 3%. É um produto que protege a flora intestinal, oferecendo ao organismo os mesmos benefícios do leite, por contém microorganismos vivos, são os responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

As pessoas não acostumadas com açúcar, podem ingeri-lo porque o açúcar é diluído no iogurte e transformado em ácido lático. Além da conveniência de ser um ingrediente utilizado para a redução de calorias quando substituídos em algumas receitas, o iogurte melhora a absorção da lactose em pessoas com deficiência de galactase (enzima responsável pela digestão do açúcar do leite, a lactose).

A deficiência de lactase afeta a maior parte da população humana (cerca de 3/4 da população mundial). Por digerirem mal a lactose, as pessoas com essa deficiência sofrem dores abdominais (e até diarréia) após consumirem leite, o que não ocorre com o iogurte, já que as bactérias lácticas usam a lactose do leite na fermentação, produzindo acido lático.

Por esse motivo, os iogurtes beneficiam um grande número de pessoas intolerantes ao leite, que passam então a ter uma ótima alternativa para consumir esse alimento fonte de nutrientes importantes. A caseína, proteína contida no leite, sofre modificação quando o produto é transformado em iogurte, desta maneira, o alimento torna-se mais digestivo, ajudando em uma melhor Digestão. Além disso, por conter cálcio, que é um mineral concentrado nos ossos e dentes, ele auxilia na redução do risco de osteoporose, podendo também ser responsável pela diminuição do risco de doenças como hipertensão, câncer coloretal e cálculos renais.

Lembre-se que é muito importante o acompanhamento de um profissional qualificado para uma alimentação 100% saudável.

Por: Thaís Navarro Caldeira
Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Escreve semanalmente para o site Cidade Saudável.
Bjs a todos!



3 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca fui muito fã de iogurte, mas algum tempo fui a nutricionista e ela me explicou os
benificios... Eu comia muita 'porcaria' e na época almoçava soziha, ou seja nem almoçava... tive que fazer soro, foi bem ruínzinha essa fase... Hoje em dia eu evito ter muitos doces en casa, pois assim me obrigo a comer frutas, iogutes...

Sei lá sempre comento, acho que serei uma boa mãe, se tratando de alimentação ( mas nem filho tenho ainda) E se tem uma coisa que eu adorava fazer nos meus estágios era observar o lanche das crianças (rsrsrs) era engraçado mas eu ficava imaginado como era a mãe só de olhar o lanche que vinha de casa!!!

Mas com certeza iogurte com geléia fica ótimo...

Anônimo disse...

Eu gosto de tudo que leva iogurte , depois que aprendi a fazer uma receitinha que não precisa da iogurteira não parei mais...
Gostei muito do seu blog, estou adicionando aos meus preferidos!!
abraços

Betechef disse...

Clau, sua hora vai chegar e com certeza você será uma ótima mãe.
já percebi que você é muito observadora e que já sabe bemo que quer.
bjs!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA