.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Doce de Abóbora em 3 minutos na panela de pressão



Receitinha do feita pelo meu cunhado Osvaldo, fez o maior sucesso no final de semana em Maricá. É  uma daquelas receitas maravilhosas que temos que guardar para as horas de apuros e de correrias. Para quem gosta de abóboras esse doce fica maravilhoso, basta colocar tudo na panela de pressão fechar, esperar a chiar,contar três minutos e pronto. Não tem como errar a receita fica simplesmente um arraso.

Ingredientes:
1 kg de abóboras
1 kg de açúcar
canela e cravo da índia à gosto

Preparo:
Pegue uma panela de pressão grande, coloque todos os ingredientes dentro da panela, tampe e assim que começar a chiar  conte 3  minutos. Desligue o fogo não mexa, espere esfriar bem para depois abrir. Se gostar sirva com um pouquinho de creme de leite, fica ótimo.

Obs.:
A panela deve mesmo  ser grande para não correr o risco de derramar. É que na hora do cozimento a abóbora solta água e junto com açúcar formam uma calda e se a panela for pequena pode subir e derramar pela tampa. Outro detalhe importante, a abóbora deve estar bem enxutinha para que doce fique mais saboroso e não fique aguado.

Saiba como escolher sua abóbora:

Na hora da compra, escolha uma abóbora de casca firme, sem rachaduras nem partes moles ou manchadas. Para saber se ela está madura, basta bater com os nós dos dedos: se o som for oco, a abóbora está madura. Ao comprar já cortada, verifique se a polpa tem cor intensa e brilhante. Quando comprada verde, a abóbora deve ser deixada fora da geladeira, em lugar fresco e arejado, para amadurecer. Para saber quanto comprar ou usar, calcule 1/2 kg de abóbora para quatro pessoas.

Se a abóbora estiver madura, convém grudá-la na gaveta da geladeira. Depois de cortada, é recomendável cobri-Ia com um plástico para evitar que se resseque. Se a abóbora estiver descascada e picada, guarde em saco plástico e também coloque na gaveta da geladeira.




É Bom Saber:



Abóboras


Ricas em nutrientes como o caroteno, são ainda extremamente ricas em água; estima-se que o seu teor em água seja de 90%, por isso mesmo são pouco calóricas

Benefícios
+ Boa fonte de betacaroteno
+ Fonte razoável de vitamina E
+ Poucas calorias

Muito utilizadas, as abóboras constituem uma boa fonte de betacaroteno, que o organismo converte em vitamina A. As abóboras, nas suas inúmeras variedades, podem desempenhar um papel especialmente importante numa dieta vegetariana em que não entrem produtos de origem animal que forneçam aquela vitamina.

O betacaroteno é também um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres, que podem dar origem a certos tipos de cancro. Outro antioxidante que se encontra em quantidades razoáveis nas abóboras é a vitamina E.

As abóboras são facilmente digeríveis e raramente provocam alergias, pelo que constituem um excelente alimento para as crianças na transição entre a amamentação e a alimentação sólida. As sementes também devem ser aproveitadas, pois são uma fonte excelente de ferro e fósforo e ricas em potássio, magnésio e zinco.


Fonte: Coleção Viva saúde




   Taichirajá 

Um comentário:

Analuci disse...

Fiz o doce utilizando abóbora cabotiá com casca. Muito obrigada pela dica! Receita rápida e saborosa!!