terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cozido de Legumes do Osvaldo




Estou recebendo aqui em casa a visita de minha querida maninha Donária e seu maridoco Osvaldo. Eles são um casal muito simpáticos, ele adora cozinhar, nesta sexta-feira ele nos presenteou com este cozido de legumes  delicioso. Por isso o nome do prato cozido de legumes do Osvaldo. ficou realmente uma delícia. Claro,que teve uma ajudinha de minha maninha... que também manda muito bem na cozinha também...rsrsrs. Devagar acho que ele está querendo me roubar a cena né?!....Brincadeirinha!

Ingredientes:
11/2 de carne (Alcatra)
1 cenoura grande
2 batatas grandes
1 cebola grande
300g de abóbora madura
1 abobrinha italiana verde pequena
1/3 do maço do brócolis
4 folhas médias de repolho
200g de vagem
cheiro verde à gosto


Preparo:
Corte a carne em pedaços médios, tempere e coloque para cozer em uma panela de pressão por 20 minutos.Enquanto isso descasque os legumes e corte da seguinte forma: Batatas em cubos; Cenouras em rodelas; abóbora madura em cubos; abobrinha italiana em rodelas; cebolas à juliana e vagem em pedaços. Cozinhar os legumes ao dente.Feito isso,reserve-os. Apague o fogo e deixe esfriar até sair toda a pressão, retire o líquido que sobrou e reserve, volte a panela ao fogo com a carne para dourar, no início da fritura coloque a cebola deixe dourar, coloque o brócolis e o repolho, deixe-os ficarem ao dente, apague o fogo. Pegue 1/2 batata cozida amasse, coloque o caldo que você reservou no fogo coloque a batata amassada e deixe engrossar.Para finalizar pegue um refratário coloque os legumes já cozidos, junte  a carne, pegue o caldo engrossado e despeje em cima, leve ao forno por 15 minutos. Pique o cheiro verde, retire a tigela do forno, coloque o cheiro verde e esta pronto.

Rendimento: 10 pessoas

Dica: 


-Você pode acrescentar outros legumes ou substituir estes por outros de sua preferência. Uma ótima dica seria milho verde, bata doce, batata baroa, couve flor, beterraba etc.

-Se possível faça a carne com antecedência, retire o liquido e coloque-o no congelador por alguns minutos, vai formar uma camada de gordura que deverá ser retirada. Isso fará com que seu cozido fique mais leve e muito mais saudável. Feiro isto e só continuar o procedimento normal. Boa Sorte! Bom Apetite!




2 comentários:

Anônimo disse...

Querida, você precisa mudar o nome do prato, pois eu imaginava um cozido vegetariano e, aí, vem um cozido de carne, com legume.

Anônimo disse...

Verdade, também fui correndo olhar a receita.
Queria fazer para meu genro que é vegetariano, rsrsrs.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA