domingo, 8 de julho de 2012

Pão Pizza de Inhame





Olá, neste fim de semana fiz um delicioso  cuscuz de tapioca que já postei, também fiz este  pão pizza de inhame. A receita original era de mandioca (macaxeira ou aipim), mas como no momento  eu não tinha eu fiz com  inhame, que deixa as receitas mais leves, saborosas e  é um Fito-hormônio que  vem somar muito para nossa saúde.

 Ingredientes:
-1 tablete de fermento biológico fresco
-1/4 xícara (chá ) água morna
-2 colheres (chá) de açúcar ou a mesma quantidade sucralose (adoçante em pó de forno e fogão)
-1 colher (sopa) azeite de oliva
-1 colher (chá) de sal 
-300g de inhame ou mandioca cozido e amassada 
-2 xícaras de farinha de trigo

Recheio:
-200g de muçarela ou muçarela light
-200g de presunto magro
-1 tomate picadinho
-orégano e azeite
-1 ovo para pincelar

Dica de Rcheio Light:
200g de Ricota temperada com salsa e cebolinha, orégano e sal a gosto
 ou 200 Queijo Minas Light e 200 Mussarela Light
ou
Frango desfiado com requeijão Light


Preparo:
Dissolva o fermento na água morna, junte o  açúcar ou o adoçante,o azeite, o sal  e o inhame ou a mandioca passada pelo espremedor de batatas. Junte a farinha de trigo aos poucos, trabalhe até obter uma massa macia. Cubra e deixe descansar 40 minutos. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, abra em um retângulo e distribua o recheio. Enrole como um rocambole e pincele com ovo e deixe crescer mais 20 minutos

Leve para assar cerca de 30 minutos.

Nota:

Substituição:
1/2 pão francês + 2 fatias de queijo mussarela


É Bom Saber:

É pobre em gorduras, mas rico em carboidratos, é uma excelente fonte de energia. È constituído por vitaminas do Complexo B e de sais minerais. 

As vitaminas do complexo B, principalmente a Tiamina (B1) facilita a digestão, estimula o apetite e é essencial para o crescimento. 

No entanto a vitamina Niacina (B5) previne problemas do sistema nervoso, da pele e do aparelho digestivo. Já os sais minerais contribuem na formação de sangue, dentes e ossos. 

Por Eliene Percília 

A mandioca que é  um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina  (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro. Usando inhame ou mandioca sua receita vai ficar ótima.


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA