terça-feira, 21 de março de 2017

Mousse de Araçá Boi




A polpa do fruto é mole e sucosa, de cheiro agradável e de sabor ácido, podendo ser usada para refresco, sorvete, creme e outros. O aroma se perde facilmente com o calor, assim as geleias não mantêm o aroma original da fruta. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado.





Ingredientes
Polpa de 4 araçás-bois
1 Lata de Leite condensado
1 Lata de creme de leite com soro


Preparo:
Lave os araçás bois. Corte-os ao meio e retire sua polpa retirando também suas sementes. Feito isso pegue um liquidificador e coloque a polpa dos araçás, o leite condensado e o creme de leite com o soro. Bata tudo muito bem até ficar bem consistente. Coloque em um refratário com tampa para não ressecar. Leve a geladeira e siva bem geladinho. É muito saboroso. 

Um pouco mais sobre o Araçá BoiPlanta de porte arbustivo, seus ramos partem diretamente do solo atingindo em média 3m de altura, pertencente a família das Myrtaceas a mesma da goiaba e jabuticaba, apresentando características aromáticas em suas folhas e frutos. O Araçá-boi é originária da região Ocidental Amazônica abrangendo além do Brasil, a Bolívia e Peru. Sua copa é esparsa, seu tronco de casca lisa e escamosa (característica da família) se ramifica em grande quantidade logo na altura do solo, suas folhas são opostas de consistência semi-coriácea (rígidas semelhantes a couro), suas flores são pequenas e brancas, de estames numerosos apresentando deicencia cimosa e florescem várias vezes ao ano

Apresentando varias aplicações, desde o armazenamento da polpa para a preparação de sucos, geleias e sorvetes, até a confecção de doces, chocolates etc,sendo possível também seu consumo in natura. Possui grande potencial nutritivo contendo vitaminas A, B e C e altas taxas de carboidratos e proteínas, sendo considerado uma novidade no mercado nacional e internacional apesar de a muito já ser conhecido e utilizado pelas comunidades do Norte do Brasil.


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA