sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Pão de Milharina, Aveia, Quinoa, Sem Glúten Zero Lactose




Boa Noite, 

Estou fazendo dieta de alimentos sem glúten e sem lactose. Então fiz esse pão  para meu lanche, café da manhã, enfim...  Já não como pão  faz um bom tempo. Quando se faz dietas ficamos muitas vezes sem opções.Ah,  esse pão, ficou fofinho e muito saboroso. Aprovadíssimo!

Ingredientes;
1 xícara (chá) de Milharina (flocos de milho)
1xícara (chá) de aveia em flocos sem glúten
1/2 xícara (chá) de amido de milho ( maisena)
1/2 xícara (chá ) quinoa
1sachê de fermento químico biólogo seco (10g)
2 ovos inteiros
1colher (sopa) rasa de açúcar mascavo
1 colher (chá) de chimichurri
1colher (chá) de sal
colher (café) de erva doce (a gosto)
1 copo de iogurte natural desnatado (160 g)
A mesma medida de leite vegetal, eu usei o leite de soja ades zero (use o copo de iogurte para medir o leite)
Azeite e fubá ( farinha de milho fina) para untar e polvilhar a forma

Preparado:
É só misturar todos os ingredientes. O ideal é misturar todos os ingredientes secos, depois acrescente os líquidos. É só misturar bem. Coloque em uma forma para pão medindo 25/13 ou caso não tenha, não tem problema coloque em uma forma de sua preferência, untada e polvilhada com o azeite e o fubá. Deixe descansar em lugar seco até dobrar de volume. Pode ser dentro do forno ou mesmo dentro do micro-ondas . Eu coloco o meu dentro de um saco plástico para acelerar a fermentação. Depois leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo. Boa Sorte e bom apetite!!!

Preparo da Quinoa:
Ingredientes:
1/2 xícara de quinoa em grão
Água o suficiente para cobrir os grãos

*Essa meia xícara de quinoa vai render uma xícara. Justamente a medida pedida na receita.

Modo de preparo da Quinoa:
Coloque a quinoa em uma panela, acrescente água e leve ao fogo por 20 minutos. Assim que começar a ferver abaixe o fogo para não entornar. Se o fogo ficar alto vai dar espuma e entornara e fará a maior bagunça no seu fogão. A quinoa estará cozida quando os grãos tiverem aparência translúcida.

Eu usei a quinoa vermelha, porque ela tem menos carboidratos, mas pode usar qualquer uma.

A quinoa é rica em vitaminas e nutrientes importantes para o funcionamento do corpo. Considerada um "super cereal", ela apresenta antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e doenças degenerativas; além de garantir a saúde óssea e imunológica por seus muitos minerais. O produto ainda é um alimento livre de glúten e carboidrato de digestão lenta, que aumenta a sensação de saciedade. Trocar o arroz por quinoa é, portanto, uma opção válida e saudável.

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA