quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

PANETONE DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE



Boa Noite:

Chegou a época mais linda e feliz doa ano, não é porque estamos enfrentando essa pandemia que vamos ficar tristes e deixar para nossas receitas natalinas pra lá... temos sim é agir com responsabilidade. Ficar em casa, sair apenas para fazer as obrigações e planejar nosso natal apenas com as pessoas que estão morando conosco no momento,. É difícil? Muito, mas a doença é muito pior. Que Venha essa vacina e nos livre desse mal. .

Assisti o vídeo desta receita no youtube neste endereço aqui ttps://youtu.be/9KcP4PQR80Q  gostei muito, pois é uma receita sem glúten, sem lactose e também não precisa de açúcar. do jeitinho que eu gosto e preciso. Ia congelar, mas pra eu postar preciso saber se realmente ficou boa a receita. Amei, ficou simplesmente deliciosa. Vale a pena conferir. No meu recheio eu coloquei frutas cristalizadas, uvas passas pretas e brancas, duas castanhas do para e algumas de caju trituradas. Basta saber dividir, o importante é que precisa ser 1 xícara de chá de frutas cristalizadas a seu gosto. O panetone fica fofinho e úmido. Boas Sorte! 


Toda vez que você usar o fermento biológico em receitas de massas doces e mais densas o tempo de fermentação aumenta. Este panetone de liquidificador é simples e rápido de preparar, mas o processo de esperar crescer e depois assar é mais longo, mas eu juro que vale a pena a espera 😉

Essa receita de panetone de liquidificador que fica macia, molhadinha e com um sabor incrível! É fácil de preparar e perfeita para a ceia de Natal. Gente fiz hoje para testar eu e meu marido  gostamos muito. Não usei açúcar troquei por sucralose, adoçante forno e fogão.

INGREDIENTES SECOS:

1/2 xícara de farinha de aveia (70 gramas).
1/2 xícara de araruta (65 gramas)
1/2 xícara de farinha de quinoa (60 gramas)
1 colher de chá de goma xantana
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (12 gramas)

INGREDIENTES MOLHADOS:

1 xícara de tâmaras sem caroço (156 gramas)
2 maçãs pequenas sem casca e sem miolo (150 gramas)
1/4 xícara de óleo de girassol (60 ml)
3 ovos (150 gramas)
Pitadas de sal
1/3 xícara de açúcar demerara (60 gramas) eu usei Sucralose (adoçante forno e fogão)
1 colher de chá de essência de panetone, 
1 colher de chá de essência de rum 
1/4 colher de chá de noz moscada ralada (opcional) 
Raspas e suco de 1 limão (opcional)

RECHEIO:
1 xícara de frutas secas, castanhas ou gotas de chocolate

MODO DE PREPARO:
Comece hidratando as tâmaras com água fervida, enquanto elas hidratam separe os ingredientes. Misture os secos em uma bacia média e reserve. Escorra a água das tâmaras e bata com os demais ingredientes molhados no liquidificador até formar um creme homogêneo. Adicione os ingredientes molhados sobre os ingredientes secos e misture com um fuet (batedor de arame) ou com uma colher de pau até formar uma massa homogênea.

Adicione os ingredientes do recheio na massa e mexa rapidamente. Eu usei 1/4 xícara de gotas de chocolate 70%, 1/4 xícara de nozes, 1/4 xícara cramberries e 1/4 xícara de damasco picado.

Transfira a massa para uma forma de papel para panetone de 500 gramas e deixe a massa crescendo em um cantinho sem vento da cozinha. Vai demorar aproximadamente 1 hora para o panetone crescer.

Quando a massa estiver quase no topo da forma (faltando um dedo para chegar até o limite da borda) preaqueça o forno a 180º C.

Quando o forno estiver aquecido e o panetone de liquidificador crescido até o topo da forma leve-o para assar por aproximadamente 40-45 minutos. Na dúvida espete um palito de churrasco no centro do panetone de liquidificador, quando sair limpo está pronto.

Deixe esfriar para depois cortar.

NOTAS:
Para fazer farinha de aveia em casa basta processar os flocos no liquidificador. Se você não encontrar araruta use polvilho doce e se quiser substitua a farinha de quinoa por farinha de arroz, talvez seja necessário ajustar a textura, pois a farinha de arroz absorve menos umidade.

As tâmaras não são substituíveis, outras frutas secas não conferem o mesmo resultado para a textura da massa.

Substitua a maçã por banana amassada. Os ovos não são substituíveis, confira uma receita de panetone sem ovos clicando aqui! Use qualquer óleo e qualquer açúcar da sua preferência.As essências, especiarias e o limão são opcionais, mas realmente fazem muita diferença no sabor final da receita.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Rendimento em Porções: 

12 Calorias: 239 Açúcares: 
20,4 gramas 
Sódio: 2% 
Gorduras Totais: 6,2 gramas 
Gorduras Saturadas: 1,8 grama
Gorduras Insaturadas: 4 gramas 
Gorduras Trans: 0% 
Carboidratos: 14%
Fibras: 19% 
Proteínas: 12% 
Colesterol: 16%

Fonte da Receita: https://youtu.be/9KcP4PQR80Q  Neste link você assiste o passo a passo da receita.


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA