terça-feira, 1 de maio de 2007

Dicas para uso do forno de microondas



......O tempo de preparo dos pratos no microondas é calculado com base numa cozinha experimental. Porém, de acordo com regiões e com a idade do micro que você estiver utilizando o tempo recomendado poderá não ser o ideal.
......Se você achar que o tempo indicado na receita não foi suficiente, não se preocupe. Acrescente mais, aos poucos, até atingir o ponto ideal. O ponto de um alimento depende de gosto, e, por isso, varia de pessoa para pessoa.
......Não há problemas em abrir a porta de seu microondas várias vezes para verificar se o alimento já atingiu o ponto que você deseja.
......Muitas receitas recomendam que o prato descanse por algum tempo depois de ser cozido no microondas. Em virtude da ação do calor interno produzido pelas microondas, a comida continua sendo cozida mesmo depois de desligado o aparelho. Esse tempo de descanso faz com que o prato atinja o ponto ideal.

Regras de Segurança
......Nunca bloqueie os ventiladores do sistema de exaustão.
...... Use somente utensílios e acessórios adequados ao forno de microondas.
Nunca ligue o forno quando estiver vazio.
......É recomendável cobrir com um filme plástico os recipientes nos quais você acondicionou os alimentos, quando for esquentá-los ou cozinhá-los no microondas, para que não transbordem ou espirrem. Não se esqueça fazer pequenos furos para a saída do vapor.

Materiais que podem ser utilizados no Microondas
......Recipientes de vidro refratário podem ser usados para cozimento e aquecimento, desde que não possuam filetes ou desenhos metálicos. Existem panelas e utensílios de vidro refratário, próprio para cozimento em altas temperaturas, que também podem ser usados no microondas.
......Recipientes fabricados em cerâmica vitrificada são perfeitamente utilizáveis para cozinhar e aquecer no micro. Porém, não use as tampas de plástico que acompanham as tigelas, a menos que haja indicação "próprio para microondas".
......Use apenas plástico rígidos, filme e sacos plásticos próprios para microondas, que não liberam toxinas quando aquecidos. Papel toalha, guardanapos de papel, papel-manteiga e pratos de papelão são práticos para cobrir ou reaquecer alimentos.
......Evite embalagens ou recipientes parafinados, pois o calor do alimento pode derreter a parafina.
......Porcelana e louça resistentes, sem acabamento ou frisos metálicos, também podem ser usados sem problemas no microondas. Pratos rasos podem ser utilizados como tampas.
......Recipientes de stoneware, sem detalhes metálicos, podem ser usados para cozinhar e aquecer alimentos, desde que não apresentem acabamento com brilho metálico.
......Materiais naturais, como madeira, palha ou vime, só devem ser usados para aquecimentos rápidos (30 segundos a 1 minuto, no máximo).
......A anergia dos microondas cozinha os alimentos rapidamente, mas nem sempre por igual. Como o calor é conduzido das bordas para o centro, pode acontecer que as bordas fiquem cozidas demais, ou mesmo queimadas, enquanto o centro continua cru. ......Também a temperatura que os alimentos apresentam ao serem colocados no forno pode fazer muita diferença no resultado final. As receitas e dicas sobre microondas pressupõem que carnes, aves, peixes, ovos e a maioria dos legumes estejam à temperatura da geladeira, e os enlatados e demais alimentos secos estejam à temperatura ambiente.
......Para obter um cozimento por igual, os alimentos devem ser arrumados em recipientes de formato e tamanho apropriados. É mais conveniente é arrumá-los em círculo, para que as microondas penetrem por todos os lados. Travessas redondas permitem um cozimento mais uniforme. Em recipientes quadrados ou retangulares, os cantos cozinham mais depressa do que a parte central.
...... Quando for cozinhar alimentos diferentes ao mesmo tempo, lembre-se de que o meio do prato esquenta mais devagar que as bordas, por isso, é melhor colocar os alimentos que requerem maior tempo de cozimento nas bordas, e os de cozimento rápido no centro.. Arranje os pedaços ou porções em círculos, deixando espaços para que as microondas penetrem uniformemente. As extremidades das carnes, aves ou peixes, assim como as partes próximas a ossos, devem ser protegidas com tiras de papel de alumínio, Não se esqueça de retirá-las mais tarde, para permitir um cozimento por igual.
......As partes delicadas dos alimentos, de cozimento mais rápido, devem ficar voltadas para o meio, as duras e fibrosas próximas às bordas.
......Alterne a extremidade de alimentos irregulares, como espigas de milho, na metade do cozimento, vire-os ao contrário na travessa. Assim, você obterá um resultado mais uniforme.
......Pedaços e fatias cozinham mais depressa que peças inteiras. As partes mais finas devem ficar no centro do prato, e as mais grossas, voltadas para as bordas.
......Cobrir os alimentos que serão cozidos no microondas evita respingos e garante a retenção da umidade, além de produzir vapor. O calor do vapor, aliado à ação vibratória das microondas, contribui para um cozimento rápido e uniforme. Além disso, ele ajuda a amaciar os alimentos. Entre os pratos que se beneficiam particularmente da cobertura estão os cozidos, as sopas, os legumes, os cortes de carne mais duros e as postas grossas de peixe.
......As tampas de vidro refratário, os sacos para assar e os filmes plásticos próprios para microondas são muito eficientes para conservar a umidade e o calor, Quando você estiver preparando ensopados e molhos ou cremes que precisem ser frequentemente mexidos, é mais prático usar tampas do que filme plástico.
......Use papel-manteiga no caso de alimentos que não precisam de tanto vapor para ficar macios, como uma peça de carne. Amasse o papel-manteiga ligeiramente em torno do prato, para que ele não saia do lugar durante o cozimento.
......O papel toalha é útil para aquecimentos rápidos e para alimentos que podem ser cozidos descobertos, mas tendem a espirrar, como bacon, manteiga ou margarina. É também bastante prático quando colocado sob os alimentos, a fim de absorver excessos de gordura ou de umidade.
...... Use luvas ou pegador de panela para retirar as tampas - elas estarão quentes por causa do vapor.
......Você pode conseguir uma aparência dourada e atraente pincelando ou salpicando os alimentos com molhos e coberturas. Eles poderão até acrescentam mais sabor ou uma textura diferente às carnes.
......Para dourar carnes e aves você pode usar:
- molhos de soja e molhos escuros (dão mais cor e acentuam o sabor)
- catchup (esfregar durante o cozimento)
- molho inglês (pincelar em carne bovina, de porco, carneiro e hambúrgueres)
- páprica doce (para as aves; pincele manteiga derretida e depois pulverize a páprica)
- farinha de rosca (sobre pratos cozidos sem tampa)
- açúcar mascavo (polvilhe bolos e pães doces, antes, durante ou depois do cozimento)
- geléias (para presunto já cozido e aves; aplique na metade do tempo de cozimento)
- açúcar, canela ou coco tostado (polvilhe bolos e pães, antes durante e depois de cozidos)
- nozes picadas e torradas (para bolos; polvilhe antes do cozimento)
......Se o seu micro tiver base para dourar, procure aquecê-la primeiro seguindo as instruções do fabricante. Coloque a carne e pressione bem para grelhar na superfície aquecida, depois devolva ao forno. Não cubra, vire a carne para dourar o outro lado - se possível, numa parte ainda não usada da base. Se houver várias porções a dourar, a base precisa ser reaquecida.
Amaciar abacates
Coloque o abacate com casca no microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 1 minuto ou até que esteja ligeiramente amolecido. Deixe esfriar.
Amolecer creme de amendoim
Amoleça na própria embalagem (se for de vidro), depois de retirar a tampa. Aqueça em potência alta (100%) por 1 1/2 minuto para cada 225 g.
Amolecer frutas secas
Em uma jarra refratária de 1 litro, coloque 125 g de frutas secas e 60 ml de água. Cubra e aqueça em potência alta (100%) por 45 segundos.
Amolecer geléias
Tire a tampa da geléia que ficou difícil de espalhar. Aqueça em potência alta (100%) por 1 1/2-2 minutos para cada 225 g.
Amolecer manteiga
Desembrulhe a manteiga, se a embalagem for de papel de alumínio. Aqueça em potência média-baixa (30%), calculando 30-40 segundos para cada 115 g.
Amolecer mel cristalizado
Retire a tampa do vidro de mel. Aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos. Mexa até ficar homogêneo. Repita a operação, se necessário.
Amolecer queijo cremoso
Coloque 225 g de queijo cremoso num prato adequado ao microondas. Aqueça em potência média-baixa (30%) por 1 1/2-2 minutos, até que fique com consistência de espalhar.
Amolecer sorvete
Coloque a embalagem de papelão ou plástico no microondas. Aqueça em potência média-baixa (30%) por 15-20 segundos, para amolecer ligeiramente.
Aquecer biscoitos
Embrulhe 2-4 biscoitos em papel toalha. Aqueça em potência alta (100%) por 30-40 segundos, até ficarem quentinhos.
Aquecer queijos à temperatura ambiente
Coloque cerca de 225 g de queijo no prato do microondas. Aqueça em potência média (50%) por 45 segundos 1 minuto para realçar o sabor. Sirva imediatamente.
Aquecer torta
Coloque uma porção de torta num prato adequado para microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 35-45 segundos.
Aromatizar frutas cristalizadas
Coloque 60 ml de licor em uma tigela refratária e aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos. Junte 150 g de frutas cristalizadas, misture e aqueça em potência alta (100%) por 2 minutos.
Assar batatas
Perfure a casca com um garfo. Coloque a batata sobre papel-toalha e cozinhe em potência alta (100%) por 4-6 minutos, virando 1 vez.
Caramelizar açúcar
Coloque 200 g de açúcar numa jarra refratária e acrescente 3 colheres (sopa) de água. Cozinhe em potência alta (100%) por 5-7 minutos, sem mexer, até dourar.
Cítricos suculentos
Coloque a laranja ou limão sobre o prato do microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos. Corte ao meio e esprema o suco fresquinho.
Clarificar manteiga
Coloque 115 g de manteiga em pedaços em uma jarra refratária de 500 ml. Aqueça em potência alta (100%) por 1 1/2-2 minutos, até derreter. Retire a espuma.
Cozinhar ovos inteiros
Aqueça um copo com água por 2 minutos. Embrulhe o ovo com papel alumínio (parte brilhante para dentro) e leve ao forno por 7/8 minutos na potência máxima.
Derreter chocolate
Coloque 25 g de chocolate em uma forminha refratária. Aqueça em potência alta (100%) por 1-2 minutos, até ficar brilhante. Mexa até ficar bem homogêneo
Descascando alho
Coloque os dentes de alho no prato do microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 15-30 segundos. Aperte uma das extremidades para soltar a casca.
Descascar cebolas pequenas
Coloque as cebolas, sem as pontas, em uma tigela refratária e aqueça em potência alta (100%) por 45 segundos. Aperte uma das extremidades para soltar a casca.
Descascar cebolas sem lágrimas
Corte as extremidades da cebola e coloque no forno sobre papel toalha. Aqueça em potência alta (100%) por 1 minuto. Retire a casca, depois pique.
Descascar nozes
Coloque 150 g de nozes e 60 ml de água numa tigela refratária. Cubra e aqueça em potência alta (100%) por 2-3 minutos. Deixe descansar por 1 minuto e descasque.
Desmanchar açúcar mascavo
Coloque o açúcar mascavo em um prato refratário, junto com 1 fatia de maçã ou de pão branco. Cubra e aqueça em potência alta (100%) por 30 segundos, retire a fatia e mexa o açúcar uma vez
Dissolver gelatina

Polvilhe a gelatina sobre a quantidade de água indicada. Deixe descansar por 1 minuto. Aqueça em potência alta (100%) por 1-2 minutos, mexendo algumas vezes.
Fazer crescer massa de pão
Coloque a massa em uma tigela adequada e leve ao forno junto com uma jarra refratária com 750 ml de água bem quente. Cubra com papel toalha e aqueça em potência baixa (10%) por 20-25 minutos.
Ferver leite
Despeje 250 ml de leite numa jarra refratária de 500 ml. Aqueça em potência alta (100%) por 2-2 3/4 minutos, até que se formem bolhas junto às bordas.
Frutas mais saborosas
Para realçar o sabor das frutas geladas demais, coloque-as no prato do microondas e aqueça em potência alta (100%) por 1-2 minutos
Tirar a pele de amêndoas
Aqueça 250 ml de água em potência alta (100%) por 3-4 minutos, até ferver. Junte 140 g de amêndoas sem a casca e aqueça em potência alta (100%) por 1 minuto. Escorra e retire a pele.
Tirar a pele de tomates
Coloque no forno uma jarra refratária com água. Quando ferver, junte os tomates. Aqueça em potência alta (100%) por 45-60 segundos, até romper a pele.
Tostar as cascas da batata - crocantes ou macias
Após retirar do forno, embrulhe a batata em papel toalha se quiser casca crocante, e em papel de alumínio se preferir casca macia. Deixe descansar por 5 minutos.
Tostar coco ralado
Coloque 200 g de coco ralado desidratado em um prato adequado ao microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 5-6 minutos, até tostar, mexendo de vez em quando.
Tostar frutos secos
Coloque 60 g de frutos secos descascados em um prato raso adequado ao microondas Aqueça em potência alta (100%) por 2 1/2-4 minutos, mexendo de vez em quando.
Tostar sementes de gergelim
Coloque 75 g de sementes de gergelim numa forma ou prato raso adequado ao microondas. Aqueça em potência alta (100%) por 2 1/2-4 minutos, até dourar.
Alimentos crus
Tempo de descongelamento
Filé de peixe
para 500 g - 5 a 7 minutos
Peixe inteiro
para 500 g - 7 a 9 minutos
Peito de frango
para 350 g - 6 a 8 minutos
Frango inteiro
com 2 kg - 8 a 12 minutos
Carne moída
350 g - 7 a 8 minutos
Carne em cubos
350 g - 6 minutos
Hambúrguer
350 g - 3 a 4 minutos
Alimentos prontos
Sopa
600 ml - 12 minutos
Molhos
350 gramas - 6 a 8 minutos
Macarrão
300 gramas - 6 a 8 minutos
Legumes
450 gramas - 5 a 8 minutos
Carne com molho
1 porção - 4 a 5 minutos
Lasanha
4 porções - 4 a 5 minutos
Arroz
100 gramas - 1 a 2 minutos
Peito de frango
200 gramas - 4 a 5 minutos
Frango à milanesa
200 gramas - 4 a 5 minutos
Limpeza do microondas
......Há um jeito prático de fazer uma limpeza rápida e eficiente na sujeira de gordura que fica no interior do forno microondas. Para isso, coloque uma vasilha cheia de água e deixe esquentando no aparelho por alguns minutos. Após certo tempo, a água vai ferver e começar a evaporar. Dessa forma as paredes internas do microondas vão ficar úmidas e toda a sujeira será facilmente retirada. Basta passar uma flanela limpa e um pouco úmida para toda a gordura sair facilmente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Bete! Seu Blog está muito bom! Adorei essas informações sobre o microondas. Na minha cozinha ele só servia para esquentar comida, agora com certeza vai ser bem mais útil. A algum tempo atrás, uma Senhora escreveu no Cyber a respeito de aquecer água no microondas. Achei muiiiito importante!!! Segundo o que ela contou, quando se aquece água no micoondas muitas vezes quando retiramos o recipiente que a contêm do micro, aparentemente está tudo normal, mas em segundos a água explode numa ebulição violenta e espirra para todo lado. Infelizmente, no caso dessa Senhora, o "acidente" aconteceu com o filho dela...que ficou cego...a água queimou as córneas dele. Já fiquei sabendo de outros acidentes do mesmo tipo. Portanto, é isso. Acho importante divulgar.
Beijo grande Bete!
Nicky

Cintia Racco disse...

Gostei das dicas de como usar o microondas.Ganhei um de presente e não sabia oque fazer c/ ele.Vou usar suas dicas, que vão me ajudar muito.Obg.Parabéns pelo blog que está ótimo.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA