terça-feira, 27 de maio de 2008

Geléia light de banana com farinha de linhaça


Gosto muito de doces, mas estou evitando o consumo de açúcar. Então resolvi fazer essa geléia light. Ficou muito saborosa e nutritiva. Sempre que posso adiciono farinha de linhaça em minha alimentação. A semente de linhaça traz muitos benefícios para saúde.
Ingredientes:
2 bananas dágua descascadas e picadinhas
2 colheres (sopa) de adoçante em pó (4g)
suco de 1/2 limão
1 pauzinho de canela
1/2 xícara de água
1 colher(sobremesa) de farinha de linhaça
Preparo:
Bater no liqüidificador as bananas o suco do limão e a água; levar ao fogo; acrescentando canela em pau e a farinha de linhaça; mexer até dar o ponto. Deverá ficar um creme espesso, desprendendo do fundo da panela. Coloque o adoçante em pó e misture bem.
Dica: misture sempre a geléia enquanto estiver no fogo. Do contrário, ela pode grudar no fundo da panela e queimar.
Informações importantes sobre a banana e a linhaça
Além de muito gostosa a banana é a fruta mais consumida no Mundo e no Brasil, sendo um alimento energético, rico em carbohidratos, sais minerais, como sódio, magnésio, fósforo e, especialmente, potássio. Apresenta predominância de vitamina A e C, contendo também as vitaminas B1, B2 e B6. contém pouca proteína e gordura.
Já a linhaça é rica em proteína, gordura e fibras dietéticas. Uma análise da linhaça produzida no Canadá mostra que ela possui, em média, 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína, 4% de resíduos e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose).
Dicas sobre a linhaça: - triture a semente de linhaça no liquidificador ou no moedor de café, transformando-a num pó. Fica mais fácil de ingerir evocê não perde nenhum nutriente.
Os estudos ainda mostram que a semente de linhaça é uma grande aliada na prevenção do câncer de mama, uma vez que neutraliza a ação do estrógeno nessa glândula (graças a presença de lignanas). Além disso, hormônios de origem vegetal são muito mais fracos que os de origem animal e não causam efeito negativo nas células do tecido mamário.

Entre os seus benefícios também podemos citar o auxílio: no combate à acne, no equilíbrio hormonal, na modulação do sistema imunológico, na diminuição do risco de aterosclerose, no controle da glicemia, na regularização intestinal.
- consuma uma média diária de 25g, ou duas colheres de sopa, do pó.
- você ainda pode encontrar o óleo de linhaça, por exemplo, para temperar a salada, ele também deve ser tomado diariamente, duas colheres de sopa.
- prepare uma vitamina! À noite, deixe duas colheres de sopa de sementes de molho na na água. Pode acrscentar frutas, como tâmaras ou ameixas. Na manhã seguinte junte mais um copo de água e bata tudo no liquidodificador, acrescente banana e canela(a gosto). Isso fará seu intestino funcionar como um reloginho!
Fonte: Portal dos Curiosos.



10 comentários:

Fay van Gelder disse...

Olá querida,
Eu banana e linhaça, estou a insistir para gostar, isto porque detesto as duas.
No entanto a tua receitinha, faço da mesma forma com tudo quanto é fruta e fica sempre bem :)
A ultima vez que fiz foi com alperches e ficou óptimo.

Bjo

Rosa Eliza disse...

Bom dia Bete,uma boa ideia adoro linhaça e banana combinou bem adorei
Tenha um restinho de semana delicioso
Bjss

Betechef disse...

Bom Dia miss slim!
Nossa deve ter ficado supimpa!Adororo damascos.O mais importante é ter uma alimentação equilibrada e saudável.
Bjs!

Nereime disse...

Ah!Eu gosto de banana de qualquer jeito ...assim tão saudável melhor.
bjoks

Filipa disse...

O aspecto é óptimo, mas eu assim como a slim não gosto nada mas nada mesmo de banana... Mas acredito que deva ficar bem com outra fruta, é uma questão de experimentar.

Beijinhos

Filipe Monteiro disse...

Olá :)

Estou a tentar entender o que é alperches, penso que é um fruto mas n existe aqui, em POrtugal Alguém explica como é? Há outra palavra para o alperche ou só essa mesmo?
:)
Saudações!
Filipe Monteiro

Anônimo disse...

Excellent pieces. Κeep postіng such kind of info on
your blog. Im really impressed by іt.

Hellο there, You've done an excellent job. I will definitely digg it and in my opinion suggest to my friends. I'm sure they
will be benefited frοm thіs site.

Here is my wеbpage: V2 cigs reviews

Anônimo disse...

Hi my famіly mеmbеr! I wish tο say that this article is аmazing, great wгitten and іncludе approxіmately all vital infoѕ.
I wоuld like to peеr еxtra pοsts
like thіs .

Review mу blog ... click the next website page

Anônimo disse...

I love envy еlectronic cіgarettes islanԁ varіety

My pagе - Green Smoke E cig

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA