.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

sábado, 19 de julho de 2008

Creme de Couve Flor com Creme de Leite de Soja da BeteChef





Essa foi mais uma alternativa para fugir da couve flor a milanesa e também da tradicional saladinha. Fica um creme macio, aveludado e muito saboroso. Quentinho é uma ótima pedida para esses dias frios.

Ingredientes:
1 couve-flor pequena
1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
3 xícaras de caldo de frango
1 cubinho de caldo de galinha
dissolvido na água quente
1 caixinha de creme de leite de soja
1 colher (chá) de noz-moscada
Sal ( se achar necessário)

Modo de Preparo:
Corte a couve-flor em ramalhetes. Aqueça o óleo numa panela grande, doure o alho e refogue a couve-flor. Acrescente o caldo de galinha deixe ferver até a couve-flor amolecer e, depois, junte o creme de leite. Bata a sopa no liquidificador ou passe pelo processador para ficar um creme homogêneo. Volte a colocá-la na panela, acrescente a noz-moscada prove o tempero e adicione
sal se necessário. Eu não coloquei, só o caldo de galinha foi o suficiente.

Nota: Esse prato tem um sabor e uma textura delicada. Mesmo quem não gosta muito da couve-flor como legume, apreciará este creme. Para obter um creme mais nutritivo, acrescente
1 xícara de queijo ralado. Eu coloquei o queijo minas com menos sal e ficou deliciosa.


Couve-flor: fonte de vitamina C, potássio e fibras

Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina B6,possui grandes quantidades de folato e potássio, além de ter muitas fibras em sua composição. É um excelente alimento para quem está precisando diminuir o consumo de calorias. Uma xícara de couve-flor possui apenas 25 kcal.
Ainda tem elementos como bioflavonóides e outras substâncias químicas, que podem gerar uma proteção auxiliar contra o desenvolvimento do câncer.
Também pode ajudar na regularização das funções intestinais, se comida crua. A couve-flor, pode nesse caso neutralizar a acidez estomacal, aliviar a prisão de ventre e auxiliar na construção dos dentes e ossos, aumentando a capacidade do sistema imunológico de resistir às infecções.
Para manter o sabor e diminuir a perda de nutrientes durante o preparo, cozinhe a couve-flor no vapor ou ferva rapidamente. Cozida demais, ela fica mole e libera compostos sulfurosos, ganhando um cheiro desagradável e sabor amargo.
Para eliminar este problema, a couve-flor deve ser preparada em panela sem tampa. Outra dica é não cozinhar a couve-flor em panelas de alumínio ou ferro para evitar que perca a cor. Ao comprar couve-flor, escolha a que estiver firme. Caso as folhas estejam tenras e verdes com as flores bem brancas é sinal que ela está fresca e no ponto ideal para ser consumida.









3 comentários:

risonha disse...

Bete, eu sou super fã das tuas receitas.
Hoje mesmo eu acabei de publicar uma receita que tirei do teu blog, espero que não te importes.
Beijos

edinha disse...

Uma maravilha de sopa
Beijinho

claudia disse...

Parece delicoso este creme e com couve flor que eu gosto muito mas ainda só a comi cozida simpelsmente e em pickles. òptima ideia!