domingo, 14 de setembro de 2008

Dicas para lavar e tirar manchas de roupas



Hoje veio uma amiga aqui em casa e me perguntou como tirar mancha de coca -cola de camiseta.
Então peguei meu livro Sebastiana Quebra Galho e retirei essas informações que tenho certeza pode nos ajudar muito nas horas de aperto.

LAVANDO ROUPAS BRANCAS

Se antes de lavar uma roupa branca, verificar que ela está com manchas de transpiração, proceda da seguinte forma:

1 – Para manchas leves – Passar o sabão seco no local manchado antes de molhar o
tecido, deixando agir por algum tempo. Depois proceda a lavagem comum.
2 – Para manchas maiores – proceda como descrito acima, mas exponha a parte
Manchada ao sol.

3 – Para manchas antigas – Misturar o sabão Lux com bórax em partes iguais.
Umedeça essa mistura com água pura – apenas o necessário para formar uma
Pasta. Esfregue-a nos lugares da mancha, deixando ficar assim por algumas
Horas (se possível, expor ao sol por algum tempo). Depois, lavar normalmente.

CAMBRAIA: Lavar em água quente com “fel de boi”, e depois com água fria aromatizada para tirar seu odor. Não torcer, apenas apertar com as mãos. Use para engomar essas blusas, assim como as de opala, a água em que se cozinhou o arroz (goma de arroz).

CAMISAS: Se o punho e golas estão encardidos, antes de serem lavadas esfregar as partes manchadas com um pedaço de sabão de coco enxuto. Deixe assim ficar por alguns minutos. Mergulhe então as camisas, de uma só vez, na água com detergente e termine de lavá-las normalmente.
No calor, na hora de usar a camisa branca, passe um pouco de talco no lado de dentro dos punhos e dos colarinhos. O talco, absorvendo o suor, evitará que este grude na camisa.

FRALDAS: Para desencardi-las, sem usar amônia ou água sanitária, coloque-as, logo após o uso, dentro de um balde esmaltado, contendo água com bicarbonato. Depois lavar normalmente.
As fraldas devem ser fervidas de vez em quando.

LENÇOS: Água salgada é ótima para lavar lenços de nariz, de pescoço ou de cabeça. Basta deixá-los de molho nesta água durante uma hora, antes de enxaguar.
Para clareá-los, mergulhe também em água fria, onde foi dissolvida uma colher (chá) de cremor de tártaro, para cada litro de água.
Os lenços de nariz não precisam ser passados a ferro, se forem esticados, logo após a lavagem, sobre azulejos do banheiro.
LINHO BRANCO: Usar os mesmos processos da roupa branca, podendo também ser lavado em água quente onde se juntou um pouco de bórax pulverizado e uma colher de essência de terebintina.
Hoje em dia é muito difícil encontrar um linho puro. Mas, para saber se ele é legítimo, pegue uma pequena amostra e pingue sobre o tecido uma gota de óleo. Se a gota conservar sua forma redondinha, fique tranqüila, porque o linho é puro; caso contrário, ele é misto de algodão (semi-linho).

ESTAMPADOS: Todos tecidos estampados devem ser lavados rapidamente, para que não manchem. Não podem ficar de molho, e muito menos exposto ao sol. Secar à sombra.
Os tecidos não descoram e não mancham, juntando-se à última água de enxugar, sal e vinagre.
Se o tecido listrado ou estampado de fundo branco manchou ou desbotou, quando posto para secar, deve ser lavado à água novamente, enxaguando-se várias vezes acrescentando-se à última água (pouco) três colheres (sopa) de vinagre. Em seguida, apertar bem o tecido entre dois panos secos, secar à sombra e passar a ferro enquanto estiver ainda úmido.

AZUL E VERMELHO: Ficam como novos se, depois de lavados, passarmos numa solução fraca de água com soda.

BORDADOS DE COR: Lavam-se com água e sabão branco, e na última água juntar um pouco de vinagre.

VERDE E VERMELHO: A chita ou o algodãozinho estampados nessas cores desbota facilmente; coloque então na água um pouco de limão, vinagre ou ácido nítrico.

TECIDOS DELICADOS: Esses tecidos devem ser lavados numa mistura de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois enxaguar em água fria e bem salgada.

TECIDO PRETO: Os tecidos pretos não perdem a cor nem encolhem, se após a lavagem ficarem de molho por alguns minutos numa água com sal ou potassa.
Para que a roupa preta que foi lavada não fique sem vida nem perca o seu tom negro, basta misturar à última água chá forte de folha de figo ou água de anil bem forte; deixe a roupa repousar nessa água por alguns segundos, e depois estenda na sombra. (Fazer de preferência à noite.)
As peças de lã preta também conservarão bem a sua cor se forem lavadas ou enxaguadas na água onde se cozinhou espinafre.

TOALHA DE BANHO: Ficam sempre macias, se enxaguadas em água com um pouco de vinagre e não forem passadas a ferro.
Para tirar cheiro de mofo dessas toalhas e das de mesa, dos panos de copa ou dos guardanapos, devido à umidade dos armários, basta fervê-los numa solução de bicarbonato de sódio, na proporção de duas colherinhas (café) para um litro de água.
Fonte: Retirei essa ifirmações do livro Sebastiana Quebra - Galho.



TIRANDO MANCHAS:
1) Batom - Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.
2) Bebidas Alcoólicas - Em geral, essas manchas saem com éter. Depois, enxágue com água.
3) Bolor - Ferva o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou use a própria água em que o bacalhau foi fervido.
4) Café - Lave com água morna e glicerina.
5) Caneta esferográfica - Manchas de esferográfica saem se esfregarmos ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita a operação várias vezes.
6) Carvão - Esfregue um pedaço de miolo pão fresco.
7) Coca-cola - Se deixar cair algum líquido na roupa, como coca cola, tire-a com água fria. A água morna vai fixar a mancha.
8) Ferro de passar - O ferro muito quente deixa uma marca amarelada e feia no tecido. Quando isso acontecer, passe água oxigenada sobre a parte afetada e lave em seguida com água.
9) Ferrugem - Coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.
10) Frutas - Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Lave.
11) Gordura - Se algum tecido ficar com manchas de gordura, experimente colocar um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente.
12) Graxa - A margarina vegetal ajuda a tirar manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a sujeira, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
13) Máquina de lavar - Você não prestou atenção e uma peça de roupa escura manchou sua roupa na máquina de lavar. De preferência, não a deixe secar com a "nova cor". Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida.1
4) Mofo - Mancha de mofo nos tecidos sai fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.
15) Ovo - Lave com água fria, não use água quente que vai fixar ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.
16) Tinta a óleo - Manchas de tinta a óleo, devem ser limpas com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.
17) Facilitador geral - Sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.
Fonte: Universiti.




25 comentários:

Bete e Luciana disse...

Olá Bete, amei saber que você gostou do meu blog e adorei as dicas sobre manchas.
Beijos da Lú do ateliebetelu

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Bete querida!!!!! Ótimas as dicas!
Tenha uma linda quarta-feira!!!
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Anônimo disse...

Ola,

Apesar de ser casada a alguns anos, a correira da vida moderna, nunca me deixou cuidar da minha casa direito, hoje eu estou podendo fazer isso parcialmente e a suas dicas principalmente com manchas tem sido otimas obrigada

Nadia disse...

Olá...
Encontrei seu blog e me identifiquei muito....estou procurando uma dica para tirar mancha de manga!!
Vc tem como me ajudar?
Obrigada
Nadia

viviane disse...

Olá adorei as dicas para tirar manchas das roupas brancas, mais entrei no site pra procurar uma dica de como tirar mancha de amaciante das roupas pretas.É que minha mae lavou um vestido meu e ele ficou com umas marcas esbranquiçadas do amaciante e gostaria de saber como tirar pq adoroo vestido. Desde ja muito obrigado

Anônimo disse...

Oi gente boa noite!!!!
Alguém poderia me dar uma dica de como retirar mancha de nescau (caixinha) das roupas?
Já tentei vários produtos mas sempre é necessário lavar umas quatro vezes ou mais.
Obrigada

Betechef disse...

Boa Noite, para tirar manchas de chocolates ou achocolatados,lavar o local com água quente e sabão; insistir.
Pode-se também usar os mesmos procedimentos de cerveja ou de café,
principalmente usando-se gelo.
Em alguns casos, usar água oxigenada.
Esta mancha desaparece polvilhando-se o local com bórax em pó e
umedecendo-se por cima com água fria, deixando ficar assim por 15 minutos. Depois,
esfregar suavemente até sumir a mancha. Lavar então com água.
Em tecidos de lã (algodão também), aplicar um pouco de glicerina e ir
esfregando com um algodão. Em seguida, pegar outro algodão e esfregar com água para
retirar a glicerina.
Espero que tenha ajudado. Tirei estas informações do meu livro sebastiana quebra galho.
Bjs e uma ótima sexta feira.
Ps.: Se puder me passe um e-mail me dizendo se deu certo.(betechef@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Oi, tenho uma duvida coloquei na maquina uma blusa azul e manchou com uma cor meio escura mas ja coloquei na panela para fever e não saiu o que faço..obg

Anônimo disse...

Olá..
Preciso de ajuda urgente.Lavei meu vestido branco de renda e deixei ao sol para secar e manchou. O que eu faço??
Obrigada! Nanda.

Anônimo disse...

bem bom dia , gostaria de saber, como tirar manchas de camisas que tem duas cores. caso e lavei uma camisa social listrada, azul com listras brancas, com a gola branca, a vor azul manchou não sei como a parte branca ficou um pouco manchada pela azul . o que faço agora. pode me ajudar ?

Nile disse...

Olá, deixei um shorts bege de linho com algodão de molho, so que esqueci de tirar uns penduricalho que tinha no ziper, junto com os pendurico tinha um pedaço de couro, imaginou o estrago, era a primeira lavagem, o que posso fazer pra retirar essa mancha?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BINHA disse...

Oi, comprei essas calças da moda preto com branco (listras) o tecido parece um moleton. Na primeira lavagem o preto fez manchas no branco. Como posso tirar?? O tecido é algodão com elastano e poliester.

BINHA disse...

Oi, comprei essas calças da moda preto com branco (listras) o tecido parece um moleton. Na primeira lavagem o preto fez manchas no branco. Como posso tirar?? O tecido é algodão com elastano e poliester.

Anônimo disse...

Appreciate this post. Will try it out.

Also visit my page - tao of badass

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Tem algumas manchas pretas meio marrons na minha blusa branca nao sei o que pode ser , alguem pode me ajudar ?
Nao sei o que pode ser as manhas pretas meiio marrons na blusa branca esfreguei muito mais nao sai , alguem por favor ajuuuuuda !

Rita de Cassía disse...


Amei seu blog é muito fofo, parabéns sou sua seguidora, para complementar veja:


Como tirar manchas de roupas

Como tirar manchas de gordura na roupa

Como tirar manchas de roupas brancas

Como tirar manchas de roupas de caneta

Como tirar manchas de roupas coloridas

Como tirar manchas amareladas de roupas

Como tirar manchas de desodorante

Vanish como usar

Vanish composição

Vanish poder o2

Vanish preço

Vanish funciona


nivea disse...

oi comprei um terno minha passadeira passou com ferro muito quente e ficou com a marca do ferro tem como tirar as marcas terno novinho. sorte que nas fotos da formaturas fotografo tirou todas as marcas mais queria soluçao pra tira as marcas do ferro

nivea disse...

terno novo passadeira marcou todo com ferro de passa muito quente tem como tira marcas do ferro

raquel de borba disse...

Socorro , preciso lavar uma colcha branca , com borda d tecido vermelho
, fiz o teste num cantinho e manchou , será q tem jeito de lavar essa colcha sem manchar a parte branca de vermelho ?

Anônimo disse...

Bom dia,
Gostaria de saber como eu faço para tirar mancha de esmalte, pois tenho uma filha de 2 aninhos que adora pintar as unhas e suja as roupas toda.
E-mail: dinemmatheus2010@hotmail.com

Unknown disse...

Oi gostaria de saber como faço para tirar amarelado da árvore de Natal branca

Juliana Durando disse...

Querida!
Suas dicas salvaram um casaco que amooo!
Muuuuuita gratidão por você ter compartilhado tudo isso!
Obrigada!
bjos

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA