quinta-feira, 24 de julho de 2008

Tacinha Charmosa de Iogurte e Morango

Sobremesa super saudável, leve e deliciosa. Como sabemos os benefícios do iogurte são muitos, mas não custa reforçar. Ele obtido através do leite coalhado com as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus, o iogurte tem consistência cremosa e um sabor levemente ácido que vem conquistado paladares há muitas e muitas gerações. Na verdade, não existem informações exatas sobre sua origem, mas dizem que a coalhada já era vendida na cidade de Constantinopla, antigo nome de Istambul, em pleno século XII.

O processo de fermentação do leite não altera suas propriedades nutritivas, apenas o torna mais digerível. Isso acontece porque a liberação do ácido lático, substância que faz o leite coalhar, acontece depois que as bactérias consomem lactose (o açúcar do leite).

As pessoas que têm intolerância leve à lactose, por exemplo, podem se beneficiar do iogurte, que mantém todos os benefícios do leite em seu estado original. Veja alguns exemplos.

Benefícios que não acabam mais!

Para começar, é importante saber que os microorganismos vivos presentes no iogurte equilibram a flora intestinal, prevenindo o crescimento de agentes causadores de doenças. Essa característica dá ao iogurte o título de alimento probiótico.

Como se trata de um derivado direto do leite, o iogurte é importante fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B. Estes e outros nutrientes fazem com que o iogurte:

- Contribua para a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose;- Contribua para a saúde da pele, visão, unhas e cabelos;- Ajude na produção de anticorpos, enzimas e hormônios, que reforçam o sistema imunológico e contribuem para o aumento da longevidade.

Repleto de vantagens nutricionais, o iogurte é um alimento recomendado para toda a família! Ideal para o café da manhã ou o lanche da tarde, pode ser incrementado com frutas, cereais e tudo o que a imaginação permitir. Recomenda-se apenas que os intolerantes à lactose conversem com o médico para obter a liberação do seu consumo.

Eu fiz meu iogurte como de costume, a receitinha você encontra aqui. Mas pode ser o iogurte de copinho comprado já pronto. Melhor ainda se for light.

Depois de pronto e bem geladinho peguei alguns morangos coloquei em uma taça. Depois coloquei por cima o iogurte. Por cima salpiquei uma colher de farinha de linhaça e 1 colher (sobremesa) de castanha de cajú triturada. Pode usar adoçante ou mel se achar necessário. Eu não usei.

Ficou simplesmente delicioso. É uma sobremesa de fácil digestão e ótima pra quem faz dietas. Serve também para ajudar no bom funcionamento do intestino.

As informações sobre o iogurte eu encontrei neste site Johnson & Jonnson.


4 comentários:

Filipa disse...

Bete, que bonita a tacinha! E realmente o iogurte é uma fonte de saúde, que só nos traz benefícios.

beijinhos

PimientayChocolate disse...

Hola Bete, me encanto tu rinconcito de cocina, tienes unas receta estupendas, sanas y muy frescas, me encantan los lacteos y los quesos, los adoro asiq ue me llevo varias ideas para poenr practica, te dejo un saluod y te llevo para mis links para visitarte seguido,daniela

Nereime disse...

Põe charme nisso, saudável e elegante!!!
bjs

carmencita disse...

Oi Bete, gostei da receita do iogurte com goiaba (geléia), vou fazer.Bjss

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA