.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

domingo, 13 de abril de 2008

Mocotó ou mão-de-vaca - Prato criado pelos escravos, por causa de seus ingredientes ricos e nutritivos

O mocotó é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira e cai bem principalmente quando o frio chega. Eu não esperei o inverno chegar e fiz hoje mesmo para o almoço. É um pouco trabalhoso, mas o resultado é maravilhoso. Saiba mais sobre o mocotó aqui.





Ingredientes:
1/2 quilo de feijão branco
1 1/2 quilo de mocotó
2 linguiças calabresa
3 batatas grande
3 cenouras
2 cubinhos de Bacon com louro
1 molho de cheiro verde (salsa e cebolinha)
100 gramas de Bacon em quadradinho
1 cebola grande
2 tomates sem pele picados
1/2 pimentão lavado e picadinho
4 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de óleo

Preparo:
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Coloque em uma panela de pressão com 1 linguiça cortadinha em rodelas e o cubinho de caldo de carne com louro e água o suficiente para cozinhar o feijão e ainda ficar com caldo. Cozinhe por 40 minutos. Doure o alho em 2 colheres de óleo , refogue o feijão e reserve.


Faça um refogadinho com bacon e a linguiça. Coloque o mocotó já lavado e cortado em rodelas com a cebola picada, o tomate, o pimentão e o outro cubinho de caldo de bacon com louro. Junte água até cobrir o mocotó. A água deve ser o suficiente para cozinhar e ficar com caldo. Deixe cozinhar na pressão por 40 minutos. Deixe esfriar abra a panela e coloque as batatas e as cenouras já lavadas, descascadas e cortadas em cubinhos. Cozinhe por mais uns 5 minutos.

Depois de cozido, deixe esfriar abra a panela e retire todo o mocotó do osso e corte em pedacinhos. Junte o feijão ao mocotó e para finalizar salpique com a salsa e a cebolinha.
Deixe ferver um pouco e bom apetite.
Obs:. No Rio Grande do Sul, a palavra mocotó pode significar um prato preprado com o estômago do boi cortado em tirinhas, feijão-branco, batatas, partes das patas do boi, pimenta e outros temperos, cozido em forma de sopa. O mesmo que dobradinha.


8 comentários:

Nogueirajcs disse...

"inferno" ou inverno???

É um prato muito saboroso.

Nós em Pt também fazemos esse prato. Há quem faça com feijão mas a maioria acho que faz com grão de bico. Eu prefiro grão-de-bico.

Aí no Brasil foi criado pelos escravos? Não sabia.

Bete disse...

Obrigada pela visita Nogueira. A palavra correta é inverno,houve apenas uma troca de letras.
Um grande abraço e volte sempre.

Receitas da Filipa disse...

Já ouvi falar muito deste prato mas nunca provei nem sabia como se fazia. Receita anotada.
Tem muito bom aspecto.

Beijinhos

Fabrícia disse...

Bom demais....adoro mocotó de galinha.....o seu está de comer querendo mais.
Bjcas.

Nereime disse...

Nossa esse caldo parece tão quente...deve ser bom para espantar a gripe que passou por aqui!!!
bjs

claudia disse...

Por acaso mão de vaca não me atrai muito, porque é "gelatinosa", mas era o prato preferido do meu tio...o teu tem muito bom aspecto, mas não podes trocar a mão de vaca por uma dobradinha??

Bete disse...

Claudia o mocotó lá No Rio Grande do Sul,é um prato preprado com o estômago do boi cortado em tirinhas, feijão-branco, batatas, partes das patas do boi, pimenta e outros temperos, cozido em forma de sopa. O mesmo que dobradinha.
Você tira a mão de vaca. Mas essa que fiz você quase nem percebe essa parte gelatinosa, até meu filho Thiago que é bem chatinho com alguns pratos adorou.
Bjs!

Ana disse...

Oi Bete:
Minha mãe fazia geléia de mocotó pra gente quando éramos crianças.
Já o caldo de mocotó como o seu, eu tomava quando morei aí no Rio. É forte e "sustancioso". Ficou muito bonito o seu prato.
Um beijo da Ana.