quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Galinhada com Brócolis a Minha Moda

Aqui em casa gosto muito de fazer um prato só e completo. Essa galinhada é show de bola, muito saborosa e nutritiva. O brócolis deixa esse prato ainda mais nutritivo e completo.Clique aqui e saiba mais sobre as propiedades e benefícios deste vegetal que é rico em ferro e cálcio. O bom é que é uma receita muito prática e fácil, só usa apenas um panela. De vez em quando é bom ter menos trabalho. Não Acham?





1kg frango, cortado em pedaços
1 e 1/2 tabletes de caldo de galinha
Suco de meio limão
1 colheres (sopa) de óleo
1 colher(sobremesa de colorau)
1 cebola média picadinha
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
4 e 1/2 xícaras (chá) de água
1 tomate grande sem pele picadinho
1/2 pimentão verde cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de salsa e cebolinha picada
1 pé de brócolis americano cortado em floretes e bem lavado

Preparo:
Lave pedaços de frango, tempere-os com o caldo de caldo de galinha e o suco de limão e deixe tomar gosto.
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure bem os pedaços de frango.
Adicione a cebola e deixe refogar ligeiramente. Junte o tomate o arroz, o pimentão, os floretes do brócolis e quatro xícaras e meia (chá) de água, mexendo bem.
Tampe a panela e, assim que iniciar fervura, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 12 minutos. Apague o fogo e deixe sair todo o ar da panela. O arroz fica cremoso e úmido.
Retire do fogo e passe para uma travessa.
Polvilhe a salsa e sirva a seguir.

Pé de Urucum


Nota: Colorau é um corantre para alimentos que não faz mal à saúde. Produto preparado a base da semente de urucum. Utilizado para dar coloração aos alimentos.

O urucum é um velho conhecido dos índios que o usavam como matéria-prima para tinturas. A crescente demanda por produtos alimentícios livres de aditivos sintéticos está ajudando a impulsionar o consumo industrial do urucum, que serve como corante natural. Em todas as regiões, é possível encontrar plantações. Só em São Paulo, estimativas apontam 1,7 milhão de hectares plantados, envolvendo cerca de 300 pequenos produtores. Exemplos de produtos que levam o grão na composição: salsichas, colorífico, queijos, sorvete, margarina, manteiga, iogurte, massas, blush, protetor solar e medicamentos. [Revista Globo Rural] Informações retirada daqui.



semente de Urucum



Um comentário:

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Lá em Minas onde costumo passear tem muito urucum inclusive na roça da vó Georgina e além de sevir para as crianças brincarem com a tinta eles de lá fazem o colorau e garanto que é muito diferente que o industrializado pois sempre que venho de lá trago um pouco.
Tenha uma linda semana.
bjks,
http://mamaocomacucar.sampasite.com

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA