segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Tirinhas de Frango com Alho-Poró e Cogumelos

Receita copiada do programa Receita Minuto. Na receita original os filés são cortados bem fininhos. Eu cortei os meus em tirinhas. É uma receitinha prática, muito saborosa e leve.




Benefício:- Uma boa fonte de vitamina C, com menores quantidades de niacina e cálcio

O alho-poró, também conhecido como alho-porro, é parente próximo da cebola - como mostra a semelhança no sabor - e é primo distante do aspargo. Os três são membros da família das liliáceas. Mesmo sendo inteiramente comestível, a maioria das pessoas prefere comer a parte branca e polpuda da base e as macias folhas internas do alho-poró descartando as folhas mais escuras e amargas do topo.O alho-poró, de baixa caloria, fornece grande quantidade de minerais e fibras, além de muita vitamina C. Meia xícara de alho-poró picado e cozido, servido ao natural, contém somente 15 calorias, sendo 25 mg de vitamina C e 16 mg de cálcio, além de uma pequena quantidade de niacina.

Os vegetais da família da cebola têm um efeito protetor contra o câncer de estômago, e como as cebolas, o alho-poró pode ajudar a reduzir o colesterol. Como desvantagem, o alho-poró pode causar mal hálito e, em algumas pessoas, gases.

O alho-poró é útil em uma variedade de pratos, onde seu sabor, semelhante ao da cebola,é apreciado. Pode ser fervido e peneirado com batatas e servido como sopa. Pode-se também refogá-lo em caldo sem gordura para ser servido quente ou pincelar levemente com azeite de oliva e grelhá-lo para servir com legumes. Para fazer um quiche de baixas calorias, cozinhe o alho-poró picado no vapor e misture com ovos e iogurte desnatado.

Dica: O Alho-poró deve ser muito bem lavado antes do preparo, pois acumula grande quantidade de areia e terra em sua estrutura.

Fonte:Herbário

Ingredientes:
800g de filé de frango
sal e pimenta do reino
branca a gosto
2 colheres (chá) de azeite
a parte branca de 1 alho-poró em rodelas
1 xícara (chá) de cogumelos em conserva em fatias
orégano ou manjericão fresco a gosto


Preparo:
Corte o filé em tirinhas finas. Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira antiaderente e frite os filés, um ao lado do outro até dourar. Vire do outro lado e deixe dourar também. Passe para uma travessa. Adicione à frigideira o azeite e refogue o lho-poró por 5 minutos. Junte os cogumelos e o orégano ou manjericão. Tempere com sal, se quiser e coloque sobre os filés. Sirva quente ou frio.


Informações Nutricionais por porção
Calorias: 81 por porção
Proteínas: 12,3g
Gorduras: 1,6g
Carboidratos: 4g

A alegria evita mil males e prolonga a vida.
Willian Shakespeare



6 comentários:

Fabrícia disse...

Um prato delicioso...
Bjs.

Nela disse...

querida amiga Bete, belo prato que fez, adoro frango, e alho utilizo muito também, até ponho na sopa que dá um sabor muito bom, e tal como disse, e muito bem, adoro ver tudo tão bem explicado com tanto requinte, tem imensa vitaminas e afins.E sabe gosto de pratos práticos, claro de vez em quando um com mais requinte,o seu está óptimo.Eu até bifinhos faço tirinhas parecidas.Olhe Bete a resposta á farinha de alfarroba está no meu blog, mas eu acho que aí deve haver sim, talvez com outro nome. Beijos querida e boa semana com muita saude paz beijos.

Filipa disse...

Esse prato deve ser delicioso. Eu adoro alho francês (alho poró).

beijinhos

Nela disse...

Olá querida Bete, está tudo bem consigo? espero que sim um beijito.

Anônimo disse...

Boa noite Bete !
Descobri seu blog através da Adriana do Cozinha e Tricô, que eu adoooooooro, e pesquisando suas maravilhosas receitas, tentei fazer o iogurte.
Na 1ª vez usei 1 litro de leite e 1 pote de iogurte natural, ambos desnatados. Não ficou com consistência firme.
Fiz novamente, usando 2 litros de leite integral e 3 potes de iogurte desnatado. Esquentei na temperatura indicada, misturei os potes de iogurte, coloquei na iogurteira e depois de meio dia e uma noite, coloquei na geladeira. Também não ficou com consistência firme. Ao colocar a colher, o iogurte se desfaz. Será que estou fazendo algo errado. Por favor me ajude.
Obrigada pela atenção.
Maria Cândida.

CLAUDIA LIMA disse...

Olá,Bete!! Seu blog continua "delicioso".
Por acaso você tem receita de rosquinhas salgadas,tipo as que são vendidas em padaria?? Desde já,agradeço.Bjus.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA