sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pudim Delicioso de Tapioca




Já postei uma receita de Pudim de Tapioca, mas estava com muita vontade comer esse pudim. Pra ajudar comprei uma revista do culiunarista Edu Guedes e lá encontrei esta receita. Achei fácil e com uma aparência ótima, fiquei logo com vontade fazer. Ficou uma delícia e os meninos adoraram.
TAPIOCA
A tapioca é feita com a goma da mandioca amarga. É que existem algumas variedades de mandioca. As mais utilizadas na culinária são a doce, que conhecemos com o nome de macaxeira ou aipim, e a amarga, que serve para fazer a goma de tapioca e a farinha. Ambas têm desde sempre lugar importante no paladar e na alimentação de grande parte dos brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. As mil e uma utilidades da mandioca foram parar até no nome científico que ganhou, no século 18: Manihot utilissima. Os colonizadores portugueses, claro, aderiram.E há quem diga, inclusive, que a colonização só foi possível graças a ela, pois supriu nossos colonizadores de algo tão básico quanto um pão, diz o antropólogo Rui Murrieta, da Universidade de São Paulo.

O jeito de fabricar a goma e a farinha de mandioca ainda hoje é bem artesanal, parecido com o do período colonial. Casas de farinhas espalhadas pelo Norte, Nordeste e em algumas regiões do Sudeste fazem nos meses de agosto período mais comum da farinhada um processo que se resume assim: descascada, a mandioca é deixada de molho para ser, depois, espremida. Da parte sólida se faz a farinha. A goma que se acumula no fundo do tacho que recebeu o caldo servirá de matéria-prima para a tapioca cujo nome, como dá para imaginar, vem da língua tupi: typi-og, o que significa tirado do fundo.

Ingredientes:.
1 ½ xícara (chá) de tapioca
2 claras em neve
2 ½ xícara (chá) de leite
2 gemas
1 lata de leite condensado
1 vidro (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de coco ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) deaçúcar para caramelar
1/2 xícara (chá) de água

Preparo:
Em uma panela, aqueça o açúcar até que obtenha um caramelo e despeje em uma fôrma para pudim. Reserve. Coloque a tapioca de molho no leite até que fique completamente hidratada. Eu deixei 40 por minutos. Enquanto isso, bata as claras em neve. Reserve. Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o leite de coco e o coco até que fique homogêneo. Despeje em uma tigela, acrescente a tapioca hidratada, as claras em neve e misture delicadamente. Coloque a mistura na fôrma, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido (160 ºC) por 20 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos no forno ou até que fique dourado. Espere esfriar e desenforme-o.

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA