Já postei uma receita de Pudim de Tapioca, mas estava com muita vontade comer esse pudim. Pra ajudar comprei uma revista do culiunarista Edu Guedes e lá encontrei esta receita. Achei fácil e com uma aparência ótima, fiquei logo com vontade fazer. Ficou uma delícia e os meninos adoraram.
TAPIOCA
A tapioca é feita com a goma da mandioca amarga. É que existem algumas variedades de mandioca. As mais utilizadas na culinária são a doce, que conhecemos com o nome de macaxeira ou aipim, e a amarga, que serve para fazer a goma de tapioca e a farinha. Ambas têm desde sempre lugar importante no paladar e na alimentação de grande parte dos brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. As mil e uma utilidades da mandioca foram parar até no nome científico que ganhou, no século 18: Manihot utilissima. Os colonizadores portugueses, claro, aderiram.E há quem diga, inclusive, que a colonização só foi possível graças a ela, pois supriu nossos colonizadores de algo tão básico quanto um pão, diz o antropólogo Rui Murrieta, da Universidade de São Paulo.
O jeito de fabricar a goma e a farinha de mandioca ainda hoje é bem artesanal, parecido com o do período colonial. Casas de farinhas espalhadas pelo Norte, Nordeste e em algumas regiões do Sudeste fazem nos meses de agosto período mais comum da farinhada um processo que se resume assim: descascada, a mandioca é deixada de molho para ser, depois, espremida. Da parte sólida se faz a farinha. A goma que se acumula no fundo do tacho que recebeu o caldo servirá de matéria-prima para a tapioca cujo nome, como dá para imaginar, vem da língua tupi: typi-og, o que significa tirado do fundo.
Fonte: Vida simples
Ingredientes:.
1 ½ xícara (chá) de tapioca
2 claras em neve
2 ½ xícara (chá) de leite
2 gemas
1 lata de leite condensado
1 vidro (chá) de leite de coco
1 vidro (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de coco ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) deaçúcar para caramelar
1/2 xícara (chá) de água
Preparo:
Preparo:
Em uma panela, aqueça o açúcar até que obtenha um caramelo e despeje em uma fôrma para pudim. Reserve. Coloque a tapioca de molho no leite até que fique completamente hidratada. Eu deixei 40 por minutos. Enquanto isso, bata as claras em neve. Reserve. Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o leite de coco e o coco até que fique homogêneo. Despeje em uma tigela, acrescente a tapioca hidratada, as claras em neve e misture delicadamente. Coloque a mistura na fôrma, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido (160 ºC) por 20 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos no forno ou até que fique dourado. Espere esfriar e desenforme-o.
Nenhum comentário:
Postar um comentário