domingo, 7 de dezembro de 2008

Polenta Especial Com Abóbora



A polenta é popular em todo o mundo e reconhecida como uma receita nutritiva e saborosa, que pode ser o prato principal ou acompanhamento perfeito em almoços ou jantares. A polenta surgiu como alimento básico dos camponeses no interior da Itália e é tradicionalmente preparada com fubá, mas pode ser feita também com sêmola de milho.


Abóbora devido à presença do beta-caroteno, é fonte de vitamina A, com poder antioxidante, no qual de acordo com alguns estudos realizados, pode prevenir certos tipos de câncer. Além disso, você também encontra na abóbora outras vitaminas e minerais e uma ótima quantidade de fibras presentes. Geralmente as pessoas jogam fora as sementes, mas elas são ótimas fontes de proteínas. A semente torrada pode ser um aperitivo delicioso, e é fácil preparar: lave e deixe secar, depois asse em forma untada por uma hora a 120 graus C.


Esse prato além de delicioso e super nutritivo.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de fubá
4 colheres (sopa) de óleo
2 cubinhos de carne
1 cebola (média) picada
2 dentes de alho amassados
1 kg de abóbora cozida batida no liquidificador
1 xícara (chá) de queijo branco fresco ( tipo minas)
3 colheres 9sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo:
Numa panela de pressão misture misture o fubá, 1 colher (sopa) de óleo, 1 cubinho de carne e 1 litro de água. Leve ao fogo, mexendo até começar a engrossar. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos. reserve. Numa panela grande doure o alho e a cebola no óleo restante, junte a abóbora e o outro caldo de carne, refogue bem e cozinhe por 10 minutos. Forre um refratário retangular (médio) com a metade da polenta, cubra com o creme de abóbora e metade do queijo. cubra com a polenta e o queijo restante. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno quente por 5 minutos, para gratinar. Sirva quente.

6 comentários:

Nysa disse...

que maneira simples e diferente de preparar abóbora ;-) gostei!!!

Unknown disse...

Olá, sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker, tudo bom? Dei uma olhada no seu blog e vi que você já publicou diversas receitas com aveia. Por esse motivo gostaria de convidá-la para participar do nosso Clube de Receitas na comunidade de Quaker no Orkut. Lá reunimos receita que tenham aveia entre seus ingredientes e a Quaker escolherá algumas para testar e, se aprovadas, vão figurar no site que a marca mantém sobre alimentação saudável.
Caso tenha interesse em participar com as suas receitas, envie um e-mail para giovanna.carvalho@edelman.com
Abraços

Vivian disse...

Oi flor !!!! eu amo polenta. Quando era criança comia polenta com leite, hum, muito bom. Hoje prefiro ela com molho ou sapecada na chapa, que fica excelente tbem

bjks

Nela disse...

Olá Bete, voltei acho eu, que desta vez o pc, ficou bom, então como vai amiga? agora já a posso visitar como antes de não conseguir entrar em seu blog, o filho como está? melhor? a minha filha só faz os exames médicos dia 13, mas creio que a subida de tensão seja mesmo por causa do trabalho dela, é muito desgastante mesmo, eu continuo co tensão alta, quando fôr mostrar exames dela vou á médica também. Era só para deixar um beijo, mesmo e lhe dizer que as caminhadas continuamos a fazer ao domingo, na praia mesmo estando cá muito frio agora, este domingo chouveu, estivemos a andar no calçadão, faz muito bem, beijo e as melhoras para todos fique com Deus.

Bete e Luciana disse...

Bete , olhar este prato me deixou com agua na boca.
Beijos da Lú do Pequenas Maravilhas
Ps: Parou de visitar o meu blog??????

Betechef disse...

Olá Giovana!
Obrigada pela visita, adorei o convite e quero participar sim. Amanhã te passo um e-mail sem falta.aqui em casa uso muito aveia que por coincidência é Quarker.
Bjs!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA