quarta-feira, 23 de junho de 2010

Torta Granfino Linda e Deliciosa




Esta receita estava guardada a um tempão, não pensei duas vezes em fazê-la para o aniversário do meu filhote.Olhando assim parece um pouco trabalhoso mas, não é. Foi até bem divertido descobrir como montá-lo, já que como referência tinha apenas uma foto. Também pude contar com alguns pitacos de minha nora Sonia, que agora vive se metendo aqui no blog, ela esta se sentindo meio dona, vê se pode. Mas, falando sério duas cabeças pensam melhor que uma e sua ajuda foi mesmo fundamental. Ela esta tomando mesmo gosto e neste final de semana me ajudou bastante. É isso espero que goste, aqui em casa a torta fez o maior sucesso porque além de linda é simplesmente deliciosa, pena que não é nada light.

Ingredientes da massa :
4 gemas
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 claras


Modo de preparar:
Bata as gemas com o leite. Adicione o açúcar e bata por 20 minutos. Acrescente a farinha, o chocolate misturando sempre. Acrescente  o fermento e mexa delicadamente, misturando bem por último as claras em neve. Leve para assar em assadeira redonda untada e enfarinhada.
  
Recheio e cobertura:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de maizena
1 xícara (chá) de leite de coco
3 gemas

Modo de preparar:
Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo brando, durante 10 minutos. Retire a calda do fogo e deixe esfriar. Em outra vasilha misture a maizena com o leite de coco e as gemas. Depois de bem misturado junte com a calda de açúcar reservada. Leve ao fogo mexendo até ferver. Cozinhe por mais uns 5, até engrossar. Reserve. 

Calda para regar: 
1 e 1/2 xícara de leite 
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó 

Preparo:
Leve ao fogo e assim que começar a ferver desligue e regue o bolo logo em seguida.

Decoração:
100g de chocolate granulado
9 cerejas

Modo de amar a  torta:

Desenforme a torta e corte-a ao meio. Coloque uma das partes na travessa em que vai ser servida. Regue com a metade da calda e espalhe a metade do recheio  morno. Coloque a outra metade e regue com o restante da calda. Feito isso, coloque no centro do bolo um pires de uma xícara de chá virada ao contrário e cubra com o recheio até a marca do pires. A seguir polvilhe com chocolate granulado sem retirar o pires. Finalizando esta etapa, retire o pires e preencha este espaço com o restante do recheio que sobrou. Finalize decorando com as 9 cerejas.



4 comentários:

Mar disse...

Bete que maravilla de tarta... me das un trocito para desayunar?
Besitos desde España

MªJose-Dit i Fet disse...

Estupenda tarta, seguro que estaba buenisima!!! un besito

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Que loucura esta torta. Fiquei aqui com água na boca.
Beijos
Patty Martins

Sonia disse...

Essa torta, realmente, além de linda ficou uma delícia.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA