.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Arroz integral na panela de pressão com Abóbora no microondas

 
Gente esse arroz ficou simplesmente maravilhoso. A abóbora é simples mas, muito saborosa.
 
1 xícara (chá)  de arroz integral
2 xícaras  (chá)  de arroz parbolizado
1 cubinho de caldo de legumes vitalie
3 dentes de alho socados ou espremidos
6 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo 



 Para a abóbora:
1 abóbora baiana pequena descascada e picada em pedaços pequenos
sal a gosto
4 colheres (sopa) de agua
salsa e cebolinha picadinha a gosto


Preparo do arroz:
Primeiro peguei 1 xícara de arroz integral e refoguei em uma frigideira sem óleo por uns 5 minutos até ficar bem douradinho e reservei. Esse processo melhora o sabor e facilita o cozimento. Não se deve refogar o arroz integral junto com os temperos porque a película que envolve os grãos endurece e eles demoram mais a cozinhar.
Depois peguei  uma panela de pressão, coloquei 1 colher (sopa) de óleo e dourei os 3 dentes de alho. A seguir coloquei as 2 xícaras(chá) de arroz  parbolizado, o  cubinho de caldo de legumes vitalie e refoguei  bem. Feito isto adicionei a água e o arroz integral já refogadinho.  Tampei a panela de pressão e assim que comçou a chiar contei 20 minutos e pronto foi só saborear este delicioso arroz.


Preparo da abóbora:
Pegue uma vasilha que vá ao microondas e coloque a abóbora picadinha e o sal (bem pouquinho). Acrescente 4 colheres (sopa) de agua, tampe a vasilha e cozinhe por 10 minutos na potência alta.(mexa na metade do tempo). Abra o forno e  veja se esta cozida, se necessário vá acrescentando mais 1 minuto até o ponto desejado. Prove o sal e  finalize salpicando com a salsa e cebolinha.( O tempo de cozimento pode variar de acordo com a potência de cada forno).


Obs: O caldo knorr vitalie  é mais magrinho, portanto é mais saudável.

É bom saber:

Arroz Integral
Já sabe que arroz integral é mais saudável e nutritivo, ele  é composto de grãos intactos, apenas descascados, o que faz com que sejam preservadas todas as suas características, altamente nutritivas.
A vitamina B1 está presente no arroz integral e é conhecida por seus benefícios
para os músculos, o sistema nervoso e o coração. Além disso, essa substância é importante para o metabolismo de carboidratos, é essencial para aguçar a
capacidade de aprendizado e a energia, e para o crescimento normal.

O arroz integral é rico em nutrientes e fibras, ideal para uma alimentação
mais balanceada e nutritiva, deve-se optar pelos integrais, com o mínimo de
industrialização e refinamento possível.

Este grão saboroso e nutritivo, indispensável em cardápios vegetarianos, evita disfunções intestinais, auxilia o metabolismo da glicose em diabéticos, protege o sistema nervoso, participa do metabolismo de contração muscular, possui 1,5g
de fibras em 50g do grão enquanto o arroz branco possui apenas 0,03g. Além
de todas essas funções, o arroz integral pode ser consumido pelos celíacos,
pois não contém glúten.


A opção pelo alimento integral, certamente, trará benefícios para seu organismo.
Seu corpo irá funcionar à semelhança de um relógio. Os níveis de gorduras irão diminuir, a digestão será mais fácil, o que lhe trará muito mais qualidade de vida.

Fonte:http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1637624-arroz-integral /http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1637624-arroz-integral/

Abóbora e seus benefícios:
De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.
 Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. 

  
É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.

Crua ou cozida, serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins. 

 DICA
Aproveite as sementes de abóbora para servir como um gostoso
aperitivo. Basta levá-las ao forno para tostarem e temperá-las
depois com sal. 


5 comentários:

Sandreane disse...

Voltei a comer arroz integral por esses dias e a imaginação andava meio pobrezinha... Valeu pela idéia!!
Beijocas!

Delírios Gourmet disse...

Nunca tinha comido, mas na quinta-feira, iniciei a dieta com base nos integrais e adorei!

Ah! Aproveita e passa lá no blog! Participe da Promoção Temperada!

http://deliriosgourmet.blogspot.com

Catarina disse...

adoro a combinação! mas não sei se meto o meu pessoal a comer abóbora sem ser na sopa, passada e imperceptível!!

um beijinho

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Arroz integral fez um milagre em mim!!Faço academia ha 1 ano e não estava conseguindo perder barriga como eu qria,pesquisando resolvi comer arroz integral, ele não só fez diminuir minha agora barriguinha, como o indice de gordura corporal!!recomendo demais,amoooooo!!