terça-feira, 14 de junho de 2011

Geléia Super Fácil de Carambola da Betechef

 

Está semana fui visitar minha amiga do Tai Chi   D. Joana e do seu quintal trouxe 12 lindas e saborosas carambolas. Não resisti e fiz uma deliciosa geléia.Eu nunca tinha comido geléia de carambola e achei simplesmente deliciosa. É leve e  fica com o sabor bem suave.Com 12 carambolas eu fiz um pote de vidro de 500 ml de geléia.

Importante:

Pacientes renais crônicos devem evitar de todas as formas o consumo de carambola pois esta fruta possui uma nefrotexina que pode causar convulsões, coma e até a morte em pacientes com doenças renais. Esta informação é de vital importância para portadores de diabetes pois estes têm tendência a desenvolver tal complicação. Dica retirada do diabetenete


Geléia de Carambola 

Ingredientes:
12 carambolas maduras 
4  (xícaras de  240g cada) de açúcar
1 pau grande de canela 

Preparo:
Lave bem as carambolas, tire as pontinhas com a faca e corte em rodelas. Coloque  as carambolas já cortadinhas com o  açúcar em uma panela. A carambola solta muita água, então não é necessário colocar água. Leve ao fogo mexendo de vez em quando até a carambola cozinhar bem  e  ficar meio transparente e a calda e ficar cor de caramelo. Então peque o doce reservando um pouco da calda e coloque no liquidificador, bata bem. Peque uma peneira e coe todo doce com o auxílio de uma colher. Volte com o doce já coado e misture a calda reservada e misture para ver a consistência. Se achar necessário volte ao fogo para ajustar o ponto da  géleia. A minha não precisou, já ficou no ponto, bem cremosa. Não é difícil e o resultado é maravilhoso. Não jogue fora a parte do doce que ficar na peneira, fica ótimo para comer com queijo branco como mostro na foto acima. Detalhe as sementes nem se percebe e o sabor é ótimo.

É Bom Saber:

A carambola, ou Averrhoa carambola, também conhecida como “star fruit” em virtude de ter cinco gomos e, quando cortada, parecer uma estrela de cinco pontas, é produzida em regiões do sul da China Continental, como Hai Nam, Guangdong, Guangxi e Taiwan. A carambola dispõe de casca fina, sabor agridoce, gosto agradável e é um fruto sumarento, que mata a sede e é estimulador do apetite, sendo por isso o seu consumo muito apreciado.

  
Rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga   e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite,  Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico. (Fonte: Toda oferta)

Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.

Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.





8 comentários:

Ana disse...

Oi Bete!
Tudo bem com vc?Espero que sim.
Menina que delícia,está de dar água na boca.Eu gosto muito,faço em rodelinhas na calda pra srvir com sorvete,fica mto bom também,alíás todo doce de fruta eu amo.
É sempre bom passar por aqui...abraço,ótima semana.

Nereime disse...

Oi amiga, sei que ando sumida, mas são as voltas da vida, comigo tudo vai bem!
Amei a carinha nova do teu cantinho e esta receita esta super original, nunca vi nada deste tipo a base de carambolas, delícia!
Um beijão e fica em paz.

Nela disse...

Olá mha Amiga Bete! há quanto tempo não nos falamos mha kerida!espero k esteja tudo bem csg e familía.Adorei a sua geleia k dá sempre mto jeito em casa, tasnto de Verão como de Inverno.Bjsss grds.

Fla disse...

Ai que delícia, eu sou super fã de carambola!
Adorei a geléia!
Bjs

Sonia disse...

Amei essa geléia, simplesmente divina!

Otávio Bruno disse...

Estou tentando fazer aqui , temos uma caramboleira em nosso quintal e só hoje colhi mais de 40 carambolas sem muito esforço. Estou fazendo em fogo baixo. Nunca fiz nem doce nem geléia mas espero ter um bom resultado. Obrigado por ensinar e compartilhar . Otávio Bruno

Otávio Bruno disse...

gugabrun@gmail.com

Unknown disse...

Adoro carambola, vou fazer a geleia e informo como ficou.e tenho quase certeza q ficará ótima.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA