terça-feira, 4 de outubro de 2011

Maionese tem gorduras do bem e ajuda a brecar a fome

 

 

Alimentos do Bem

Todo mundo pensa que maionese é uma bomba calórica cheia de gordura. Mas isso é um mito. Uma porção da versão industrializada tradicional – que corresponde a uma colher de sopa – fornece apenas 40 calorias. Quer diminuir mais ainda o valor calórico? Então opte pela light, que tem só 12 calorias. “A quantidade de ovos também é menor, resultando em menos colesterol”, afirma o endocrinologista Alfredo Halpern, de São Paulo, em entrevista à revista Boa Forma.

Mas maionese tem óleo! Sim, é verdade, porém, geralmente o utilizado na preparação é o vegetal, que contém as gorduras consideradas boas para nosso organismo, como as poli e as monoinsaturadas. Elas não aumentam o LDL, o mau colesterol. Mais um detalhe importante: a gordura trans – que pode trazer complicações cardiovasculares – não está presente nesses óleos vegetais!
A maionese tem também lipídios que fazem bem para a saúde: os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, gorduras essenciais para o nosso corpo. Eles estão presentes, principalmente, nas maioneses industrializadas. O que geralmente varia é sua quantidade em cada uma delas, por causa do tipo de óleo usado.

Mais uma boa notícia! Você sabia que colocar a maionese na salada reduz a ingestão calórica? “Iniciar a refeição com um prato de salada temperada com um molho à base de gorduras benéficas, como a maionese, proporciona saciedade”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, de São Paulo, em entrevista à revista  Saúde. A explicação é simples: os lipídios têm uma digestão mais lenta. Dessa forma, come-se menos nos outros pratos, diminuindo-se a ingestão de calorias.

Quem quer emagrecer também pode consumi-la? O maior problema para as pessoas que pretendem perder peso não é a maionese em si, mas seus acompanhamentos. Um exemplo é a dupla batata frita e hambúrguer. Esses alimentos são repletos de calorias. Se você devorar tudo isso, é claro que poderá engordar.


Fonte: mdemulher.com.br




Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA