.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Calêndula (Calendula officinalis)

Boa Noite, veja que interessante as informações sobre esta linda planta.

A calêndula (Calendula officinalis) é uma planta bela e versátil e sua presença magnífica enfeita qualquer ambiente. Na cozinha, as folhas, caules e flores frescas são comestíveis, sendo fonte de vitamina A e óleos essenciais, funcionando também como tempero. As pétalas secas podem ser usadas para colorir arroz e legumes.

A essência floral da calêndula conduz força solar, proporcionando equilíbrio, regeneração e liberdade, pela cicatrização das feridas de mágoas profundas, os calos da alma. Leia a linda mensagem sobre criatividade: "Ser rico é ser artista", sobre a Calendula officinalis


 Ser rico é ser artista

O maior atributo de um filho de Deus é o poder de criar. Deus se manifesta neste mundo através do manancial criativo que Ele concede a cada um de Seus filhos, tornando cada um de nós um artista em potencial.

Artista é todo aquele que, com devoção e capricho, impregna de amor tudo o que faz. Por exemplo: ao cozinhar, temos a oportunidade de manifestar beleza, equilíbrio, harmonia e criatividade, ao combinar as cores, texturas, aromas e sabores dos ingredientes, e assim, Deus, o grande artista, se manifesta neste mundo.

Para sermos felizes, é fundamental manifestarmos essa criatividade. Muitos de nós ainda não deixamos fluir esses preciosos dons e eles permanecem latentes, isso porque, para que aqueles dons do Espírito Santo possam emanar através de nós, é imprescindível vibrar em amor, nos pensamentos, sentimentos, palavras e ações.

O pensamento ocioso, egoísta ou invejoso, as mágoas e ressentimentos, as palavras de ódio e de difamação ou ainda as venenosas e todas as que ferem, bloqueiam os impulsos criativos da própria alma.
Todo senso de beleza e harmonia acaba esquecido, bloqueando, aprisionando e envenenando as nascentes da Vida. Chama-se vida calejada. O corpo físico adoece, sob a forma de câncer, entre outras.

Mas o amor de Deus-Mãe por cada filho é infinito. Se olharmos para os nossos erros com arrependimento e vontade de superá-los, a misericórdia divina – o Espírito Santo – nos envolve, dizendo: “Levante, meu filho e se regenere. Fortaleça e realize o Cristo. Caminhe de volta para o Pai”.

Calendula officinalis

Calêndula (Calendula officinalis) Jardim do EdenPara facilitar essa regeneração, a Mãe Natureza nos oferece a calêndula (Calendula officinalis). Sua essência floral conduz força solar, proporcionando equilíbrio, regeneração e liberdade, pela cicatrização das feridas de mágoas profundas, os calos da alma.

Por sinal, o nome calêndula deriva do poder de eliminar calos. Ela transmite ainda inspiração, serenidade, entusiasmo e criatividade.

A calêndula é uma planta bela e versátil e sua presença magnífica enfeita qualquer ambiente. Na cozinha, as folhas, caules e flores frescas são comestíveis, sendo fonte de vitamina A e óleos essenciais, funcionando também como tempero. As pétalas secas podem ser usadas para colorir arroz e legumes.

Na medicina doméstica, é usada em casos de febre, inflamações, queimaduras, menstruação difícil, alergia, reumatismo, intoxicações, varizes, problemas do fígado e até câncer. A calêndula é bactericida, fungicida, cicatrizante, estimula a imunidade e... tira calos.

Algumas receitas

Loção para tonificar e rejuvenescer a pele:

  • duas colheres de sopa de flores secas em uma xícara de água fervendo e meia colher de sopa de suco de limão
  • Usar pela manhã e à noite

Óleo anti-rugas:

  • Macere 20g de flores frescas em 250g de azeite de oliva.
  • Coloque em vidro escuro bem tampado durante 10 dias, antes de usar.

Chá desintoxicante contra acne, menstruação dolorida etc:

  • Coloque duas colheres de sopa da planta (desidratada e triturada) em meio litro de água fervendo e abafe por quinze minutos
  • Oito dias antes da menstruação, comece a tomar uma xícara de chá antes de cada refeição
  • Para a higiene do bebê, passe o chá na pele dele, ao trocar a fralda
  • Este mesmo chá aumenta a imunidade do organismo, mas fique atento: O uso interno dessa planta é contra-indicado para gestantes e para pessoas com diarréia crônica
No jardim, a calêndula exerce poderosa influência curativa e criativa sobre as plantas ao redor. A forma de suas sementes é um exemplo de criatividade.

Por falar nisso, como vai sua capacidade criativa? Aspire por manifestar beleza e criatividade em tudo que fizer.

Esses dons divinos estão em todos nós. Ame, para poder acessá-los. Crie, embeleze, harmonize e seja feliz. Somos ricos, quando somos artistas.

 Fonte: Eco Pousada Jardim do Edem


Nenhum comentário: