domingo, 25 de novembro de 2012

Farofa rica em fibras, O consumo de duas colheres de sopa por refeição é suficiente para melhorar o funcionamento do intestino.

Para um bom funcionamento do intestino, os nutricionistas recomendam ingerir de 20 a 30 gramas de fibras diariamente. Isso representa, por exemplo, duas colheres de sopa de um cereal integral pela manhã, quatro frutas ao longo do dia e duas porções (um prato de sobremesa) de verduras e legumes.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo 
3 dentes de alho socados 
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca 
1/2 xícara (chá ) de aveia em flocos
2 colheres (sopa ) de gergelim preto
2 colheres (sopa ) de linhaça
Salsa e cebolinha a gosto
Sal a gosto 

Preparo: 
Pegue uma frigideira  coloque o óleo, quando começar a esquenrar coloque o alho e deixe dourar. Acrescente a farinha de mandioca, a aveia, o gergelim e a linhaça.Vá mexendo até ficar tudo  bem  tostadinho. Acrescente a salsa e a cebolinha e tempere com sal a gosto.


É Bom Saber:



Do latim Sesamum indicum L. o gergelim é uma semente originária do Oriente que pode ser encontrada em grãos, com ou sem casca, inteiro ou moído, e também como óleo, manteiga ou pasta.

Há milênios esta semente já vem sendo utilizada com o intuito de proteger o cérebro, fortalecer o coração e os ossos e muito mais.

Encontramos no mercado três tipos de semente, o amarelo, o marrom e o preto. Ambos são ricos em proteínas, fibras, ferro, vitamina E (considerada um rejuvenescedor e retardante do envelhecimento), B1 e B2, fósforo, magnésio, selênio, zinco, cálcio e manganês. Porém o preto é mais rico em cálcio e vitamina A, que são melhores absorvidos se triturados antes do consumo. Mais ...

Linhaça:

Nutricionista ensina a consumir semente de linhaça, rica em Ômega 3 e 6 e poderosa contra inflamações

As vantagens que essa pequena semente pode trazer para você não são poucas. O poder dela está em nos fornecer ácidos graxos como o Ômega 3 e Ômega 6. Eles, por sua vez, ajudam na produção de prostaglandinas, que regulam processos variados do corpo. Alguns exemplos de como elas podem agir: evitando a constrição dos brônquios, regulando as funções renal, neurológica e sexual e controlando os níveis de açúcar no sangue e a acidez estomacal. 


Os estudos que descobriram esses poderes da linhaça também viram que o seu consumo diário pode: 
- Reduzir a coagulação sanguínea, causa de derrames e flebites
- Diminuir processos inflamatórios (como os envolvidos em asma, aterosclerose e artrite reumatóide)
- Diminuir as chances de morte por doença cardíaca

- Melhorar a síndrome do olho seco


- Diminuir risco de câncer de mama
- Aumentar a produção de outros ômegas importantes 
Continue lendo e conhecendo mais sobre a linhaça aqui

Aveia:
Os flocos de aveia  fazem parte do grupo de cereais que contém fibra solúvel e insolúvel. Muito se sabe sobre a beta-glucana (fibra solúvel encontrada na aveia). Provou-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo (LDL, colesterol ruim), reduzir a pressão arterial e o controle da diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma espécie de gel viscoso que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo. A parte de fibra insolúvel da aveia ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal. Além disso a Aveia desempenha papel antioxidante no organismo.




 

Um comentário:

Ana disse...

Oi Bete!

Amo farofa de todas as formas...e esta nutritiva ...rsrs,melhor ainda!
Boa noite e abençoada semana pra vc.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA