quinta-feira, 25 de março de 2021

Suflê de Canjica





Esse belo e delicioso suflê fiz hoje pela primeira vez, assim que que vi a receita achei um pouco estranha, mas mesmo assim resolvi testar e não é que ficou muito saborosa e também uma outra opção de consumir a canjica branca, sem ser a nossa tradicional canjica doce, que é um verdadeira delícia, claro! Experimente você também.

Ingredientes
1 xícara (chá) de canjica de milho yoki
1 cubo de caldo de legumes knorr vitalie
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de alho granulado desidratado
1 cebola
1 colher (sobremesa) de sal

Suflê
½  litro de leite
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
½  colher (café) de noz moscada moída
1 colher (sopa) de salsa  e cebolinha
Sal e pimenta do reino preta moída a gosto
3 ovos
½ colher (chá) de curry ( se gostar) eu não usei
1 xícara (chá) de queijo minas amassado com um garfo
1 colher (sobremesa rasa ) de fermento em pó

Modo de Preparo
Deixe a canjica de molho em água por 12 horas. Escorra a água e coloque a canjica em uma panela de pressão com 4 xícaras (chá) de água, adicione o caldo de legumes, as folhas de louro, o alho, a cebola e cozinhe por 20 minutos. Após o início da pressão. Apague o fogo, deixe sair todo l ar, tire a tampa da panela. Retire os temperos e reserve a canjica. Em outra panela, cozinhe o leite com a farinha de trigo, a manteiga, a noz moscada, a salsa e cebolinha, e a pimenta, mexendo até engrossar. Prove, se achar necessário adicione mais um pouquinho de sal ou ½ cubinho de caldo de legumes knorr vitalie.Retire do fogo, deixe esfriar, separe as gemas das claras e acrescente as gemas à massa, junto com o curry, o queijo ralado, o fermento em pó e a canjica reservada. Separadamente, bata as claras em neve e misture também à massa. Unte um refratário médio, coloque a mistura e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos, até dourar.

(Pratos Salgados / Pratos principais) 



Tempo de preparo: 10 minutos (+ 12 horas de molho)
Tempo de cozimento: 50 minutos
Rendimento: 8 porções

Fonte: Embalagem da Canjica Yoki com alguns ajustes.

É Bom Saber:            



A canjica é um prato doce, típico da culinária brasileira. É um prato que varia de acordo com a região do país, mas basicamente tem como ingredientes o milho verde ou milho branco, leite e açúcar. Opcionalmente, pode levar ainda amendoim e leite de coco. A canela dá o toque final ao prato. Ela possui ( Caloria 210,36 ),  ( Carboidratos 37,68 g ),  ( Ferro 0,88 mg  ), (Proteínas 0,84), (Lipídios 4,44 g ) e Cálcio 148,32 mg) Fonte: http://saude.abril.com.br

Historicamente, o nome canjica vem do banto (kanjica), que se refere a um tipo de papa elaborada com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco. Assim como outros pratos, acredita-se que a canjica também tenha sido incorporada à culinária brasileira através dos escravos.

"Banto" Raça Africana que se divide em numerosas tribos, e a que pertenciam os negros escravos chamados no Brasil: Angolas, Cabindas, Benguelas, Gongos, Moçambiques. Fonte: Dicionário Aurélio.


O milho branco é uma das variedades de milho mais difundida no Brasil, e uma de suas principais finalidades é a produção de canjica. 

Nutricionalmente, o milho é um alimento bastante nutritivo. Em sua composição, apresenta quase todos os aminoácidos conhecidos, com exceção da lisina e do triptofano. Além disso, contém carboidratos, vitaminas, sais minerais e  fibras. Entretanto, a canjica é um prato calórico, devido aos ingredientes que podem estar presentes em sua receita, como o açúcar e leite condensado. 

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA