.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

sábado, 18 de maio de 2013

Café Capuccino de Betechef


Cappuccino é uma bebida italiana preparada com café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado.

 Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional.

Na Itália, o cappuccino é consumido geralmente pela manhã, como parte do café-da-manhã, apesar de não ser incomum ver os italianos bebendo-o durante o dia - não acompanhando uma refeição. Nos outros países é consumido durante o dia ou após o jantar.

 O termo cappuccino é do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscana, já em 1905 que a bebida "cappuccio" deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito, e o nome da bebida deve-se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.
Além da qualidade do café expresso, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite. Quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma "microespuma" ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite, conferindo a ele uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem, no entanto deixá-lo com bolhas na superfície (removidas após a vaporização, ao bater a leiteira em uma superfície sólida).

Em muitos lugares, baristas mais experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art.

Fonte: 
www.redeclubemais.com.br
Ingredientes:
50 g de café solúvel
200 g de leite em pó integral
200 g de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó ( se gostar)


Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, começando pelo café solúvel. Depois de bem batido acrescente os demais ingredientes. Guardar em vidro bem fechado.

Obs.: 
O copo de liquidificador deve estar bem seco. Para a receita light, use leite em pó desnatado e não coloque açúcar, adicionar adoçante na hora de servir.

Na hora de servir coloque 2 colheres (sopa) do café cappuccino pronto em um copo ou xícara e complete com água fervendo. 
Caso ache necessário adicione mais açúcar ou adoçante.








Um comentário:

Cileni Fogaça disse...

que delicia vou experimentar
ctw