segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Panetone e sua história



Símbolo de Natal

Desde a antiguidade, vários povos diferentes serviam pães em datas comemorativas. Por esse motivo, não se sabe ao certo quem criou e quando surgiu o panettone. O pesquisador italiano Stanislao Porzio afirma que o pão doce precursor do panettone apareceu na Cerimônia do Tronco - uma celebração realizada entre a idade Média e a Renascença e comemorada no dia de Natal- que tinha pães entre seus simbolismo. Entretanto, uma das versões mais contadas da história do panettone aconteceu no século 15, em Milão: um jovem nobre chamado Uguetto se apaixonou por Adalgi, a filha do pedreiro Toni. Para impressionar o futuro sogro, ele se disfarçou de ajudante de padeiro e inventou um pão diferente com topo moldado em forma de cúpula da catedal de Milão. O pão fez tanto sucesso que ficou conhecido como " Pão do Toni" ( daí a palavra panettone). Uguetto conquistou seu sogro e o coração de sua amada. Com o passar do tempo, o panettone foi ganhando mais adeptos, novos formatos e hoje é considerado um dos principais símbolos do Natal.

Fonte: Revista Nestlé

Panetone

Esponja da Massa:
1 potinho iogurte natural em temperatura ambiente 
60g fermento biológico fresco (4 tabletinhos) 

1 xícara (chá) de farinha de trigo 

2 colheres (sopa) de açúcar 


Massa:
2 ½ xícaras (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo
4 gemas   
1 xícara (chá) de açúcar 
2 colheres (sopa) de essência de baunilha

750g de farinha de trigo

1 colher (café) manteiga


Recheio opção 01: 
2 xícaras (chá) passas
1 xícara (chá) frutas cristalizadas


Recheio opção 02:( eu usei esta opção)
 
2 xícaras (chá) gotas de chocolate forneável


Modo de preparo:
  
Para a esponja: coloque todos os ingredientes em outra vasilha e misture bem até que fique homogêneo. Polvilhe farinha, cubra com filme plástico ou pano e deixe fermentar por 30 minutos em local aquecido. 

Para a massa: acrescente os ingredientes da massa com exceção da farinha e misture bem. Coloque a farinha aos poucos e vá sovando a massa até que fique lisa e homogênea. Então a massa, coloque o recheio desejado, misture com as mãos de tal modo que o recheio fique absorvido pela massa. Corte em 3 pedaços, boleie cada pedaço e coloque em uma cartucho de panetone. Reserve em local aquecido até que a massa cresça acima da borda do cartucho dois dedos. Faça um corte em ?x? com uma tesoura em cima da massa, coloque uma colher de manteiga e leve ao forno médio (250ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que os panetones estejam bem dourados.

Rende 3 panetones




Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA