domingo, 10 de maio de 2015

Cuscuz Paulista Por Betechef




Para completar meu almoço de domingo mais esta delícia...Cuscuz Paulista de maneira bem simples  e muito saboroso... Não deixe de experimentar, você vai gostar...O cuscuz tem origem no Norte da África, e é feita com sêmola moída e cozida no vapor. Pode ser servida com carne ou peixe, legumes e embutidos, e recebeu novos ingredientes e importância histórica em terras paulistas, entre os séculos XVII e XVIII. Os tropeiros, que partiam da capital para a exploração do interior do Estado e em direção às minas das Gerais para comercializar seus produtos, costumavam levar em seus recipientes de alimentos farinha de milho com galinha, feijão ou milho. Durante a viagem, a farinha de milho absorvia o caldo do frango e os ingredientes se misturavam formando um virado. Mais tarde, ele foi chamado de cuscuz paulista. 

 Ingredientes:
1 cebola cebola  picada
3 dentes de alho socados ou picadinhos
2 colheres (sopa) de óleo
1 pacote de molho de tomade com cheiro verde (salsa e cebolinha) 300g
2 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
1 lata de ervilhas (200 g)
1 lata de milho verde (200 g)
2 ovos inteiros cozidos por 15 minutos para a massa
1/2 xícara de cheiro verde picado ou a gosto (salsa e cebolinha)
2 1/2 xícaras de farinha de milho grossa
2 ovos cozidos para decorar

Preparo:
Preparo:
Doure o alho e a cebola picadinha em duas colheres de sopa de óleo, acrescente o molho de tomate, a água e o sal. Deixe ferver, prove o sal. Depois abaixe o fogo e acrescente as ervilhas, o milho verde, os dois ovos cozidos e picados, o cheiro verde picado, e por fim, vá acrescentando aos poucos as duas  xícaras  e meia de flocos de milho. A consistência não deve ser muito grossa. Desligue.

Montagem do Cuscuz
Unte com um pouco de óleo  uma forma redonda com furo central e forre toda a superfície interna com rodelas dos  ovos cozidos para decorar. Feito isso vá colocando a massa na forma apertando-a um pouco para moldar o cuscuz. Leve ao forno médio pré-aquecido por apenas 10 minutos ou no micro-ondas por 10 minutos na petência Alta (P10). Espere um pouco e vire seu cuscuz. Você também pode variar usando Variações:  Sardinha, camarões, atum, calabresa  ou carne seca desfiada... use e abuse da imaginação. Bom Apetite!


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA