.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

domingo, 10 de maio de 2015

Arroz Parboilizado e Integral Com Cenoura e Quinua



Ainda sobre o Dia da mães, esse arroz fiz para nosso almoço...muito saboroso, com ingredientes totalmente do bem e muito saboroso também...

Ingredientes:

3 dentes de alho socados
1 colher (sopa) de óleo de canola 

1 xicara (chá) de arroz parboilizado
1/2 xícara (chá) de arroz integral 
1/2 xícara (chá) de quinua em grãos
1 cenoura ralada
Salsa e cebolinha a gosto

Preparo:

Comece a receita refogando o arroz integral em uma frigideira ou panela de Teflon até ficar torradinho e começar a estalar...Com esse processo seu arroz integral vai
cozinhar mais rápido e ficar  mais macio ...
Feito isso pegue a panela de arroz e comece colocando o óleo, o alho e os demais ingredientes. Para medir o arroz integral, o arroz parboilizado e a quinua use a xícara medidora. Misture tudo. Coloque 5 xícaras medidoras de água. feche a panela e conte 30 minutos. Abra a panela e se ainda tiver água deixe mais uns 10 minutos...Esse arroz fica saboroso, macio e úmido.


Não tendo a panela de arroz, faça no fogão  do mesmo modo que o arroz tradicional ou na panela de pressão por 10 minutos assim que a panela começar a chiar...



A seguir costelinha no forno e Cuscuz Paulista


É Bom Saber:Entre os benefícios da versão integral do arroz, pensando no seu alto teor de fibras, a diminuição da gordura corporal e o emagrecimento fazem parte da lista. As fibras quebram lentamente no organismo para virar glicose. Quando não ocorre uma concentração grande de glicose, assim como é ocorrido com o arroz normal, ocorre uma menor criação de reservas de gordura, ou seja, as gorduras localizadas. Isso ajuda a manter a forma, além de emagrecer. As fibras, e a glicose entrando no corpo lentamente, também melhoram o metabolismo, fazendo com que as funções corporais sejam realizadas mais rapidamente, diminuindo, até mesmo, a resistência à insulina.

Os benefícios dos alimentos integrais são muitos. Contudo, a maioria das pessoas somente troca o pão e o biscoito, não o arroz, que é comido todos os dias e em grande quantidade. Trocar, também o arroz, irá dar maior impulso na dieta e na saúde.
Para fazer o arroz integral, a única diferença do comum é o tanto de água que você irá acrescentar a ele. Como ele tem casca (por isso é integral), o cozimento demora um pouco mais e demanda mais água do que o branco. 
Fonte:http://www.treinomestre.com.br/

Quinua:
A quinua real (também chamada de quinoa) é um cereal que contém várias propriedades benéficas à nossa saúde. O valor das proteínas encontradas na quinua é superior ao de todos os demais cereais.
A quinua foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humanopela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo — comparando-se apenas ao leite materno.
O cereal não possui glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).
A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Os grãos são arredondados e sua textura é macia.
Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
Fonte de proteínas de alta qualidade.
Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
Rica em ômega 3 e 6.
Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Benefícios da Quinua

A quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.
O consumo regular de quinua real ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.
O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.
Outra indicação da quinua é aos atletas. O cereal, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.


Nenhum comentário: