sábado, 30 de maio de 2015

DICAS DE COMO COZINHAR C0M ADOÇANTE




Algumas dicas dicas importantes e que fazem a diferença na hora de usar adoçantes na culinária.

Nas receitas convencionais, o açúcar muitas vezes não tem apenas a função de adoçar, mas também de dar volume, textura e cor às preparações. Desta forma, ao utilizar o adoçante culinário em receitas tradicionais, que indicam o uso do açúcar, alguns cuidados devem ser tomados:


É necessário efetuar a conversão pelo índice: (Quantidade de adoçante a ser utilizada = quantidade de açúcar/10) 1g (de adoçante) equivale a 10g (de açúcar).


Volume

O Adoçante Culinário Linea possui a mesma proporção do açúcar: uma para uma colher; uma para uma xícara, porém esta equivalência não pode ser considerada para receitas que orientam a quantidade de açúcar em peso (gr)

Peso
É necessário efetuar a conversão pelo índice: (Quantidade de adoçante a ser utilizada = quantidade de açúcar/10) 1g (de adoçante) equivale a 10g (de açúcar).

Tempo
O tempo de batedeira necessário para receitas com adoçante é maior do que as convencionais com açúcar, para que haja melhor homogeneização dos ingredientes, portanto, certifique-se que os ingredientes foram bem-misturados e a massa possui textura homogênea;

Nas massas, sempre bata o adoçante com manteiga, pois esta associação confere melhor textura à preparação.


Ingredientes
Opte por claras em neve ao invés de acrescentar os ovos inteiros à massa.

Tempo de Cozimento
O tempo de cozimento de receitas com adoçante, em geral, é menor do que nas convencionais. Para bolos, a redução deste tempo deve ser em média de 7 a 10 minutos; e para biscoitos, de 1 a 2 minutos. Em caldas e molhos, o cozimento de receitas com adoçante também será mais rápido, pois não haverá "caramelização", como ocorre com o açúcar, portanto, nestas preparações, não é possível atingir a mesma consistência que as receitas convencionais.

Importante Saber

As preparações feitas com adoçante não terão a mesma cor se comparadas às receitas convencionais, pois somente o açúcar, quando aquecido - oferece textura caramelizada. Desta forma para deixar a aparência da preparação o mais semelhante possível, pode-se adicionar à receita ingredientes como: cacau, essência de baunilha ou outros componentes que deem cor à preparação; 


Para polvilhar sobre bolos e tortas, uma boa dica é misturar para cada 5 colheres (sopa) de Adoçante Culinário Linea Sucralose, 1 colher (sopa) de amido de milho, passando a mistura por peneira fina.

Pronto. Agora e só iniciar o preparo das suas receitas mais saudáveis.




Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA