De origem portuguesa, ganhou esse nome dos africanos e seu significado é dengo, encanto. Este doce é feito essencialmente de ovos, açúcar e amêndoas. Porém ao chegar ai Brasil, as amêndoas saíram e deram lugar ao côco.
De acordo com a história, este doce foi criado em um convento. As freiras utilizavam claras de ovos para engomar roupas, e por conta disso, sobrava muitas gemas. E para não haver desperdício, transformaram tudo nessa maravilhara portuguesa!
Fonte:http://receitasdetodososdias.blogspot.com.br/2013/09/quindao-maravilhoso.html
Ingredientes:
6 ovos inteiros
6 gemas
3 xícaras (chá) de açúcar (600g)
1 pitada de sal
100 ml de leite de coco
100 g de coco ralado
Preparo:
Bater no liquidificador os cinco primeiros ingredientes, acrescentar o coco ralado e misturar bem. Unte uma forma com margarina e açúcar calda de caramelo. Leve ao forno em banho maria, até que ao enfiar um palito, ele saia limpo.
No microondas: Unte uma forma de vidro para pudim com 1/2 xícara (chá) glucose de milho e despeje a massa batida. Leve ao micro-ondas de 5 a 7 minutos na potência 100%. Muitas das vezes esse tempo depende muito da potência de cada micro-ondas, derrepente é necessário um minutinho menos ou um minutinho a mais. Já fiz essa receita mais de uma vez. Na vez anterior meu micro-ondas era um Sharp e meu quindim levou exatamente 7 minutos. Já agora meu micro-ondas é um eletrolux e levou 5 minutos. Você pode também fazer essa receita no forno convencional, assando em banho maria.
Dica: Coloque seu quindim em uma forma de vidro e nunca em forma de plástico. Programe 5 minutos e verifique o ponto com um garfo ou um palito. Caso ainda não esteja bom, vá acrescentando mais um minuto. Assim você não corre o risco de errar. Ah, use uma forma alta que é para seu quindim não derramar.Durante o cozimento sobe um pouco.
Rendimento:12 a 15 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário