quarta-feira, 26 de julho de 2017

Bolo Funcional de Banana com Casca... Quinoa e Aveia Por Betechef





Gente hoje mandei bem demais, esse bolo ficou simplesmente maravilhoso...como gosto de aproveitar tudo na cozinha, peguei minhas bananas que estavam maduras demais e resolvi fazer um bolo que teria que ser o mais saudável possível, pois estou de dieta. Então juntei aveia com quinoa e banana com casca e tudo não poderia dar outra coisa senão um delicioso bolo cheio de saúde em sua composição. Confira a receita abaixo:

Uma alimentação funcional não é somente gostosa ou prazerosa. Para que um alimento seja considerado funcional é necessário que ele traga benefícios à saúde, que possa prevenir doenças, reduzir os efeitos de outras, colaborar no tratamento de algumas e assim por diante. A casca da banana possui maior de fibras e o dobro de potássio que a polpa”, afirma Camila Kneip, coordenadora nutricional da ONG Banco de Alimentos.

O bolo de banana é uma receita prática e rápida de ser preparada, além de ser muito saborosa. É uma ótima alternativa de sobremesa quando se tem muita banana em casa ou estão muito maduras demais, prestes a estragar. O interessante é utilizar bananas bem maduras para o preparo do bolo, pois quanto mais madura, naturalmente mais doce e assim não há necessidade de colocar  açúcar na receita.

Ingredientes:
3 bananas nanicas (d'água) bem maduras
3 ovos
1/3 xícara de óleo de coco 
3 colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo
2 xícaras de aveia em flocos
1/4 de xícara de quinoa em flocos
1 colher (sobremesa) de canela em pó
noz moscada ralada (bem pouquinho)
1/4 xícara de quinoa
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
Óleo e aveia em flocos finos para untar e enfarinhar a forma

Preparo:
Comece a receita cozinhando em uma  panela com água fervente 1/4 xícara de (chá) de quinoa por dez minutos. Retire do fogo escorra e reserve. Pegue uma vasilha redonda e coloque a aveia, a canela em pó, um pouquinho de noz moscada ralada, a quinoa cozida e o fermento em pó. Reserve.

Em um liquidificador coloque o óleo, o açúcar, os ovos e as bananas bem lavadas e picadas com as cascas. Bata tudo muito bem até ficar bem homogêneo, desligue o liquidificador e vá despejando o conteúdo batido a mistura reservada, mexendo sempre até ficar tudo bem misturado. Unte uma forma tamanho médio com óleo e aveia. Coloque a mistura já batida na forma e leve para assar por 45 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.


É Bom Saber:

“Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas”, explica a nutricionista.

Os principais alimentos classificados como funcionais são: soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros.


Confira abaixo os principais benefícios dos alimentos funcionais para o organismo

Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações

Soja e derivados – Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa

Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – Aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas

Tomate, goiaba e melancia – Atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer (especialmente de próstata)

Folhas Verdes – Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão

Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças  auto-imunes e inflamatórias

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e controle do colesterol e glicemia


Leites fermentados e iogurtes – Melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA