Osteopenia é o início da perda de massa óssea. Pode ser considerada como o estágio anterior à osteoporose. Nesta fase, os ossos começam a ficar mais frágeis, mas não se quebram com a mesma facilidade daqueles que já têm a osteoporose.
Osteoporose é uma doença que se caracteriza por perda de massa óssea e pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos, com risco de quebrarem-se com pequenos esforços ou traumas.
Aproximadamente uma em cada quatro mulheres terão osteoporose. Já para os homens a proporção é de um em cada oito.
As brancas, de baixa estatura, muito magras, que fumam, que não tomam sol, que não se alimentam de forma correta, que não fazem atividade física e aqueles que a mãe ou a avô têm ou tiveram osteoporose.
Outros fatores como o uso de corticóides por longos períodos ou que ingerem muita bebida alcoólica também aumentam a chance de se ter a osteoporose.
Uma alimentação rica em cálcio, a prática de exercícios físicos, a exposição ao sol são hábitos que ajudam a diminuir a chance de se ter osteoporose.Além disso, deve-se evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e também não fumar.
Alguns alimentos onde encontramos mais cálcio
A principal fonte de cálcio é o leite e seus derivados (iogurtes, queijos, entre outros).
Sardinhas com ossos, mariscos, ostras, salmão, folhas verdes escuras como espinafre, couve e brócolis, também contém cálcio, porém o corpo não consegue aproveitá-lo tão bem quanto o leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário